Qual a importância do gestor de carreira para sua vida profissional?

Quando uma pessoa decide estudar para uma determinada carreira ou decide o ramo no qual ela deseja atuar, é bastante comum que sua escolha não reflita, necessariamente, suas habilidades, competências, necessidades e anseios. Por isso mesmo, você não pode deixar de conhecer a importância do consultor de carreira para sua vida profissional.

Esse especialista pode ajudar a mudar esse cenário, contribuindo para o aprimoramento, ajudando você a encontrar a sua marca pessoal, estimulando as suas capacidades e agregando com tudo aquilo que possa servir como um diferencial para futuros empregadores. Continue lendo o post e aprenda mais sobre essa possibilidade!

Afinal, o que é um gestor de carreira?

O gestor de carreira é, antes de mais nada, um profissional em sintonia com o futuro e as necessidades mais recentes da sociedade e do mercado como um todo, inclusive da grande demanda que as empresas modernas têm por trabalhadores qualificados e especializados. Sendo assim, não é difícil perceber que é um ofício em alta.

Não existe uma regra muito definida sobre a sua formação, embora conhecimentos sobre psicologia humana e economia, por exemplo, sejam sempre bem-vindos. O gestor de carreira ajuda os seus clientes a planejarem o seu crescimento, descobrirem aptidões, traçarem metas e conquistarem as funções que sempre sonharam.

O que faz um consultor de carreira na prática?

O gestor, na prática, age fazendo uma espécie de mentoria de carreira, preparando o cliente, enquanto profissional, para que ele se capacite para vencer todos os maiores desafios do mercado. Isso pode ser útil em diversos momentos da nossa vida, como na entrada no mercado, realocações, transição de carreira e assim por diante.

Entre diversas funções, o gestor de carreira pode descobrir quais são as empresas, por exemplo, precisam do talento que o seu cliente tem a oferecer. Da mesma maneira, ele verifica habilidades, valores, interesses e características de quem está recebendo a consultoria, assim como até mesmo as suas condições psicológicas.

Isso é chamado de análise de perfil e é o ponto inicial para fazer um bom planejamento, que demanda uma boa autoanalise e autoconhecimento, para montar um histórico e elaborar um currículo mais acertado e eficaz. Tudo será estruturado para identificar os pontos fortes e as principais competências, além de eventuais pontos de melhoria.

Outra situação com a qual o gestor de carreira pode contribuir é fazendo simulações de entrevistas, para que os clientes ganhem mais segurança para quando se encontrarem com os recrutadores de verdade. Isso serve para ajustar o estilo de comunicação, motivar e lapidar as qualidades que poderão impressionar o entrevistador.

Vale ressaltar que o trabalho do gestor de carreira não termina aí. Ele continuará prestando sua assessoria ao cliente ao longo de todo o período estipulado por ambos, podendo auxiliar a rever e a reformular estratégias quando necessário. Tudo isso é feito de forma personalizada e sigilosa, proporcionando lições importantes para o mercado e para a vida!

Quais os benefícios de um consultor de carreira?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é um gestor de carreira e observou como ele atua com seus clientes, vamos enumerar alguns benefícios que você pode experimentar ao contar com esse tipo de consultoria. Acompanhe.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Contribui na autoanálise profissional

Um dos grandes benefícios de um gestor de carreira é que ele contribui para uma boa autoanálise profissional. De tempos em tempos, essa é uma ação imprescindível para que qualquer pessoa compreenda melhor a sua situação na empresa, no mercado e as suas expectativas para o futuro em curto, médio e longo prazos.

Eventualmente, essa não é uma tarefa das mais simples de serem feitas quando estamos sozinhos. A ajuda do gestor de carreira vem nesse sentido, de saber observar o que realmente interessa e identificar se é hora de uma mudança, um novo treinamento de capacitação ou até mesmo uma conversa franca com seu líder.

Ajuda a definir metas de carreira

O gestor também faz uma excelente mentoria de carreira, ajudando não apenas na definição de novas metas, como também nas decisões que você precisa tomar. Isso ocorre, por exemplo, quando você quer descobrir quais competências e habilidades precisa desenvolver quando desejar uma realocação ou melhores remunerações.

A consultoria funciona de diversas maneiras, como na aplicação de perguntas específicas, que o seu mentor poderá fazer para ajudar a encontrar as respostas que você precisa. Isso é feito por meio de estratégias mercadológicas e pela avaliação dos perfis de cada assessorado, ele te desenhando um novo planejamento com previsões promissoras.

Revisa o currículo e perfil do LinkedIn

O currículo é um dos meios pelos quais os recrutadores escolhem os candidatos ideais para a ocupação das vagas disponíveis. Embora esse recurso tenha perdido um pouco de espaço com os avanços da tecnologia, ele ainda é muito importante no mercado. Por isso, uma das funções do consultor de carreira é ajudar na sua elaboração.

Entretanto, o LinkedIn também é imprescindível, embora muitas pessoas não saibam ao certo como montar o seu. A consultoria ajudará a preencher tudo com informações diretas e necessárias, que sejam relevantes para os recrutadores. Além disso, ele faz dessa rede social uma verdadeira ferramenta de marketing pessoal.

Melhora a postura de entrevista

Por fim, como dissemos, um dos maiores benefícios de um gestor de carreira é que ele ajuda a melhorar a postura dos assessorados durante as entrevistas de emprego ou até mesmo na comunicação interna da empresa. Isso é muito importante, pois quem anseia pelo sucesso precisa saber se expressar.

Por meio de simulações e treinamentos, é possível educar e ampliar a inteligência emocional para esse tipo de situação. O processo pode, inclusive, ser filmado para posterior análise, promovendo ainda mais autoconhecimento e autodesenvolvimento. É uma oportunidade excepcional, inclusive para acertar na escolha das palavras.

Como você pôde ver, o gestor de carreira pode ser justamente o que você precisava para dar uma guinada na sua vida profissional!

Gostou de aprender qual a importância do gestor de carreira para sua vida profissional? Ficou interessado em contar com um especialista de alta qualidade para ajudá-lo nesse processo? Então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *