Afinal, como acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Vivemos um momento no qual boa parte da humanidade não se contenta apenas com os cargos e colocações tradicionais e busca, acima de tudo, alcançar o máximo de satisfação ao longo da vida. Diante desse panorama, saber como acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional pode ser justamente o que você está procurando.

Esteja você no começo da sua caminhada, com anos de experiência ou em um momento de transição de carreira, aprender um pouco mais sobre esse assunto pode ajuda-lo não apenas a crescer, mas também a se tornar uma referência no mercado. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

Qual a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional?

Antes de mais nada, é preciso explicar a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional, Afinal, em tempos como os de hoje, nos quais o mercado é extremamente competitivo em praticamente todos os segmentos, é bastante comum que nossas carreiras se confundam com tudo o que envolve o nosso dia a dia.

No entanto, a distinção pode (e deve) ser muito clara: enquanto o desenvolvimento profissional está relacionado aos conhecimentos e competências ligados com o seu ofício e sua fonte de renda, o desenvolvimento pessoal se refere à melhoria contínua de suas relações, sua espiritualidade, sua inteligência emocional, entre outros.

Como acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Agora que você já aprendeu um pouco melhor sobre o que é e qual a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional, chegou a hora de descobrir algumas dicas práticas e eficientes para acelerar esse processo e obter o sucesso que você sempre almejou. Veja abaixo como fazer isso.

Realize uma autoavaliação eficiente

O primeiro passo para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional consiste em fazer uma boa e eficaz autoavaliação. Isso é imprescindível, uma vez que essa tática permitirá descobrir e verificar quais são os pontos que você já tem em alto nível e, sobretudo, quais aspectos precisam ser trabalhados.

Uma das maneiras de fazer isso é pegando o papel e a caneta, uma vez que aquilo que está escrito tende a ser mais bem visualizado. Tire um momento para essa tarefa, encontre um local calmo e separe duas colunas, colocando na primeira aquilo que considera suas qualidades e, na segunda, defeitos ou possíveis pontos fracos.

Estabeleça metas e objetivos claros

Depois de conhecer melhor os seus pontos fortes e fracos, o passo seguinte consiste em estabelecer metas e objetivos claros. Eles devem, obviamente, estar relacionados com as suas expectativas e tudo aquilo que você descobriu na autoavaliação, de forma que as suas competências pessoais e profissionais permitam seu sucesso.

Por mais piegas que possa parecer, você é o único dono do seu destino e sua vida só tende a mudar quando você tomar a decisão de transformar o seu sonho em realidade. Use a internet a seu favor e pesquise os livros, cursos, consultorias e referências que podem contribuir para esse processo, em curto, médio e longo prazo. 

gestão de imagem

Saiba administrar o tempo

O tempo é considerado, nos dias de hoje, como o item mais valioso que alguém pode oferecer, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Por isso, saber administrar os seus horários passa a ser uma competência mais do que obrigatória para que você consiga se aprimorar e se destacar, seja no mercado de trabalho ou na sua própria família! 

O lado bom dessa história é que, mais uma vez, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada: existem aplicativos nos quais você pode agendar compromissos, elencar prioridades, colocar lembretes e assim por diante. Busque um app no qual você possa listar todas as atividades que fará no dia, com horários certos para iniciar e terminar.

Aprimore a sua rede de contatos

Você já deve ter ouvido falar bastante que a rede de contatos é algo imprescindível para o sucesso profissional, não é verdade? No entanto, o que você talvez ainda não tenha percebido é que as pessoas que você escolhe para que fiquem próximas de você também têm um tremendo impacto no desenvolvimento da sua vida profissional,

Toda influência que você recebe reflete, em maior ou menor nível, nos seus hábitos, na sua rotina e na sua marca pessoal. Priorize gente positiva e que agrega valor, com metas e objetivos parecidos com os seus, uma vez que isso pode auxiliar em diversos momentos, inclusive no cumprimento de suas metas.

Não deixe de aprender com os erros

Aprender com os próprios erros é essencial para tudo na existência humana e, por isso, não pode deixar de figurar como uma das melhores dicas para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional. Dependendo da sua área, você receberá feedbacks constantes, seja de colegas, chefes, coordenadores, fornecedores ou clientes.

Logicamente, essa é uma tarefa que nem sempre é fácil e muito menos prazerosa, mas não deixe de considerar que pode ser possível aprender algo bom de diversas coisas que não deram certo. Deixe o orgulho de lado e aproveite qualquer oportunidade de receber um retorno sincero sobre as suas próprias ações e comportamentos.

Faça um planejamento de carreira

Por fim, você não pode deixar de fazer um planejamento de carreira para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional. Com ajuda especializada e de quem realmente entende do assunto, você pode potencializar os seus resultados e compreender melhor quais são os caminhos que você deve trilhar ao longo do tempo.

Sendo assim, considere contar com um coaching e/ou uma empresa do ramo, incluindo esse auxílio luxuoso no seu contexto diário. Ao utilizar as técnicas e orientações, você se diferenciaria no seu dia a dia, no seu círculo de amizades, no mercado de trabalho e, acima de tudo, na sua própria percepção de valor.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional é uma escolha que depende, em última instância, apenas de você mesmo. Por isso, optar por contar com ajuda especializada pode ser justamente o que faltava para o seu êxito nessa empreitada!

Gostou de aprender como um coach pode ajudar a conquistar a carreira dos sonhos? Ficou interessado em contar com um profissional de alta qualidade para ajudá-lo neste processo? Então não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *