Você sabe qual a diferença entre chefe e líder? Venha descobrir!

Todos nós que já enfrentamos algum ambiente corporativo sabemos identificar, mesmo que de maneira inconsciente, a diferença entre chefe e líder. Essas nuances estão estampadas no modo de agir e nos processos internos da companhia.

Um chefe, normalmente, é o indivíduo mais ríspido, que está na ponta da hierarquia e “fiscaliza” seus subordinados de maneira intensa e repetitiva. Um líder, por sua vez, é aquele que também está em cargos mais altos, mas, diferentemente do chefe, ele sabe como cobrar e como deixar um espaço “extra” para seus colaboradores entregarem o melhor que eles podem.

É importante que você saiba que, por vezes, esses dois papéis podem ser feitos pela mesma pessoa. A cobrança, o estresse e uma série de outras particularidades podem alterar o modo de agir de um superior e, por isso, é válido perceber essas alterações no cotidiano.

Nesta postagem, falaremos os principais pontos sobre essas diferenças e como você pode melhorar seu rendimento em qualquer situação. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

O chefe tem tendências autocráticas

Como mencionamos, um chefe é aquele superior que normalmente tem o hábito de cobrar com um modo de fiscalização. Ele está sempre pressionando pro prazos, na maneira do trabalho e em todos os processos internos que afetem seu setor.

Esse tipo de profissional tem seu valor. Por vezes, eles conseguem entregar resultados da sua equipe em um espaço de tempo mais curto que o habitual, mas, quase sempre, essa atitude tem um custo: o desgosto pelo time e até mesmo a falta de satisfação dos colaboradores.

A longo prazo, o “chefe” é alguém que se torna desprezado, vira um sinônimo de “chato” e de problema. Outro fator é que a maneira autocrática de agir pode ser um problema para profissionais mais qualificados que, por vezes, tentam encontrar soluções mais criativas que o habitual para um problema.

A maior parte das pessoas não deseja trabalhar sob o comando de um indivíduo mais ríspido e, por isso, pode ser que a companhia sofra com a alta rotatividade de funcionários, falta de assiduidade ou outros problemas que podem afetar a produtividade como um todo.

Um líder prefere que todos criem uma solução

O líder é raro de encontrar, infelizmente. Esse tipo de profissional tem como principal diferença a capacidade de escutar e em seguida direcionar seu time para completar uma tarefa, quase sempre de maneira democrática.

Essa abordagem mais “aberta”, permite que todos os colaboradores atuem de maneira positiva, sempre buscando o modo mais apropriado para entregar um determinado projeto ou atingir uma meta.

Essa flexibilidade — até mesmo no modo de trabalho —, por vezes tem fator transformador e disruptivo em uma companhia que está disposta a mudar, especialmente quando o quadro de funcionários é bem qualificado e está sempre em busca das últimas novidades do mercado.

Na maior parte dos casos, as pessoas que estão sob comando de um líder verdadeiro, conseguem se sentir valorizadas e respeitadas, e, por conta disso, esse tipo de profissional costuma ser exaltado e até mesmo recomendado como melhor alternativa para empresas que buscam aumentar sua produtividade e satisfação interna dos colaboradores.

A importância da comunicação nos dois casos

Caso o cargo de liderança seja seu, é muito importante que você entenda que ser um líder não significa, necessariamente, abrir mão de certa rigidez e metodologia para conseguir conquistar metas ou manter os processos internos.

Na verdade, saber se comunicar para saber exaltar e direcionar seus funcionários e, ao mesmo tempo, conseguir impor certas limitações que são naturais de qualquer ambiente corporativo e profissional.

A diferença entre chefe e líder, pode ser resumida na empatia, no modo de tratar as pessoas e na maneira valorizar a mão-de-obra do colaborador. É isso que faz com que as pessoas sigam por mais longe e se dediquem ao máximo. Quando uma ideia e uma liderança é bem desenvolvida, não há quem não busque o reconhecimento e o sucesso conjunto da empresa. Até porque, todos acabam trabalhando em torno dessa ideia para alcançar seu sucesso e o sucesso da sua organização.

Quer aprender a ser um líder? Leia nossa postagem sobre liderança 4.0!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.