Ocupar cargos e posições elevadas no mercado de trabalho é um desejo muito comum ao longo da carreira de qualquer pessoa, mas é algo que demanda alguns conhecimentos e determinadas habilidades específicas. Por isso, entender melhor a relação entre autoconhecimento e liderança pode ser muito importante.
Via de regra, um depende do outro, pois não dá parar comandar nada com eficiência sem conhecer os próprios defeitos, expectativas e qualidades. No entanto, por incrível que pereça, muitos bons profissionais pecam nesse quesito. Você acha que pode ser um deles? Então, não deixe de continuar a sua leitura!
O que é autoconhecimento?
O conceito de autoconhecimento reflete o quanto uma pessoa sabe de si mesma. Em suma, isso significa observar seus próprios desejos, anseios, qualidades e, sobretudo, os seus defeitos e limitações. Com isso, é muito mais provável ter capacidade para controlar as emoções, definir objetivos e trilhar uma jornada de sucesso profissional e até mesmo pessoal.
Na realidade, ao se autoconhecer, qualquer um pode criar um ponto de partida para a melhoria de suas características e da forma pela qual elas afetam a percepção que os outros têm. Sendo assim, o bom líder deve ser capaz de refletir sobre suas ações e como elas afetam sua equipe no dia a dia, em busca de lapidação e do aprimoramento constante.
O que significa ter liderança?
Ter liderança significa dirigir pessoas e incentivá-las a cumprirem o que foi determinado. Ou seja, é preciso saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos em prol de um resultado positivo. Logicamente, não é algo simples, pois é preciso lidar com egos, vontades, expectativas, medos, angústias e necessidades pontuais.
Existem formas distintas de liderar, como a liberal, a democrática e a autocrática, sendo esta última aquela na qual há uma maior centralização de poder. Portanto, até para escolher o seu estilo, é essencial apostar no autoconhecimento, pois sua personalidade imprime características que podem ser mais ou menos condizentes com cada opção.
Qual a relação entre autoconhecimento e liderança?
O fato é que a liderança deve ir muito além de comandar um time e o autoconhecimento pode ser muito útil para isso. Ele permite conhecer melhor os próprios pontos fortes e limitações, trazendo a confiança pessoal que é fundamental para quem pretende comandar. Além disso, aprimora a comunicação e permite questionamentos cruciais.
Ao se autoconhecer, você conseguirá trabalhar melhor as potencialidades de cada profissional da equipe, elevando o aprendizado decorrente da relação entre os superiores e os subordinados. Usualmente, quem desenvolve o seu eu interno, observa as próprias reações e aprende com isso, podendo extrapolar isso para o seu time de comandados.
Como você pôde ver, a relação entre autoconhecimento e liderança pode influenciar no dia a dia do trabalho e desenvolver suas habilidades é algo que pode torná-lo um líder muito melhor. Por isso, contar com ajuda profissional de um coach pode ser uma excelente ideia.
Gostou de aprender sobre a relação entre autoconhecimento e liderança? Quer conferir outro post sobre o tema? Então, clique aqui e confira um conteúdo exclusivo no qual falamos sobre a liderança 4.0!