Precisamos conversar sobre as habilidades profissionais que te levarão a outro nível

Se você cresceu em um contexto em que para ser contratado no mercado de trabalho bastava ter um curso superior, possivelmente já percebeu que a situação fica cada vez mais desafiante e a busca por habilidades profissionais permanentes.

Em boa parte das vezes, não aprendemos a buscar essas habilidades profissionais nas instituições escolares e acadêmicas, é o caso da liderança e inteligência emocional, por exemplo. Seja como for, você precisa aprender a buscar e desenvolver cada uma delas para ter maiores chances de ser contratado e com o tempo, subir no cargo.

Então, sentiu curiosidade e quer entender mais sobre o assunto? Continue conosco!

Qual a importância de desenvolver habilidades profissionais? 

Tente se colocar no lugar do empregador: considerando que, quando um colaborador não conta com as habilidades profissionais necessárias para o cargo, é natural a necessidade dele ser substituído por outro que preenche essa lacuna — essa rotatividade pode custar até 16% da renda anual do trabalhador.

Assim, quando o colaborador já se apresenta durante o recrutamento com as habilidades profissionais necessárias, a empresa entende que há menores chances de precisar trocar a força de trabalho, pelo menos no curto prazo, e aumenta as chances de sua contratação ser efetuada. 

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Além disso, desenvolver as habilidades profissionais ajuda na eficiência e produtividade, para que o trabalho desempenhado seja cada vez melhor e você possa contribuir para que a empresa alcance melhores resultados. Isso aumenta as chances de haver uma promoção para um cargo mais elevado e lucrativo, que deve ser objetivo de qualquer colaborador.

Quais as principais habilidades profissionais que o colaborador deve ter?

As habilidades profissionais variam de acordo com o cargo e empresa, mas no geral, qualquer empregador busca as mencionadas a seguir:

  • resiliência: a capacidade de se adaptar rapidamente em situações adversas, como a pandemia do coronavírus, por exemplo;
  • liderança: mesmo que a primeira contratação não seja um cargo de gerência, o potencial de liderar ao motivar equipes, delegar tarefas, ser exemplo e até se autoliderar é sempre bem-vindo;
  • comunicação: saber ouvir e se expressar com clareza é fundamental para que a mensagem não tenha ruídos e isso não leve a problemas;
  • trabalho em equipe: é a habilidade de se relacionar positivamente no trabalho para conseguir atingir metas e objetivos de forma conjunta;
  • resolução de problemas: os problemas precisam ser analisados de diferentes ângulos para que seja construída a melhor resolução;
  • perseverança e motivação: o mercado de trabalho apresenta inúmeros desafios e é preciso ter profissionais capazes de não se abalar com facilidade diante disso.

Como investir em habilidades profissionais? 

Algumas pessoas já têm algumas das habilidades profissionais citadas sem precisar fazer muitos esforços. Seja como for o seu caso, a recomendação é que a busca pela evolução seja constante. Assim, peça sempre feedback de quem trabalha com você, crie metas, tenha um mentor para melhor orientação etc.

Como você pôde perceber, as habilidades profissionais são indispensáveis para contratação no mercado de trabalho, não basta apenas se dedicar aos estudos acadêmicos. Assim, faça uma avaliação de quais são as habilidades mais requisitadas no seu momento atual e busque evoluir nisso.

Gostou do nosso post? Então confira também sobre as softs skills e continue se atualizando no assunto!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *