Soft skills: o que são?

Todos nós sabemos que existem atitudes e posturas que são mais vantajosas para as relações interpessoais e profissionais, não é verdade? Pois bem, essas são, essencialmente, as soft skills — as habilidades de comportamento humano que ajudam na sua socialização e comunicação.

Muitas pessoas apresentam um currículo recheado de qualificações, mas poucas delas tiram algum momento do seu dia para analisar como andam suas atitudes com relação às pessoas que estão a sua volta.

Apesar de ter um currículo brilhante ser um ótimo diferencial profissional, para conseguir grandes cargos é preciso, muitas vezes, ser capaz de se comunicar com clareza e de solucionar conflitos e problemas que envolvam os colaboradores a sua volta.

Por isso, é extremamente importante entender e aprimorar suas soft skills. E hoje falaremos mais sobre esse importante tema. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Quais são as principais soft skills?

A princípio, existem dezenas de soft skills que você pode aprimorar. Mas, para simplificar seu entendimento, saiba que todas elas já fazem parte da sua personalidade e do seu comportamento.

A ideia é compreender que não existem necessariamente cursos ou ações diretas para mudar essas habilidades — o que acontece é que devemos ter uma postura de autoanálise constante para vermos como estamos reagindo dentro e fora do mercado de trabalho.

Algumas das principais soft skills são: 

gestão de imagemPowered by Rock Convert
  • comunicação;
  • liderança;
  • flexibilidade;
  • resiliência;
  • criatividade;
  • empatia;
  • pensamento crítico;
  • ética;
  • positividade.

Como você pode observar, a maioria dessas habilidades são desenvolvidas ao longo da vida e estão diretamente relacionadas com a maneira que o indivíduo se entende e interage com os outros que estão no seu ambiente.

Contudo, isso não significa que elas não podem ou não devem ser aprimoradas, muito pelo contrário! É essencial trabalhar cada um desses pontos diariamente para conseguir ter uma vantagem competitiva e, até mesmo, ser uma pessoa mais agradável e que os outros anseiam ter a companhia.

Como desenvolver essas habilidades?

Como mencionamos, não há um livro, curso ou treinamento específico que treine todas essas competências de maneira direta, prática e funcional. Para isso, é importante ter experiência de vida e estar munido de bons princípios e valores.

Com exceção da comunicação, liderança e criatividade todas as outras que mencionamos devem ser trabalhadas de forma contínua ao longo da vida. Agir com ética talvez seja uma das formas mais importantes de causar uma boa impressão e garantir que você é um profissional sério e compromissado com sua função e resultados.

O mesmo vale para flexibilidade, resiliência e positividade. Os melhores profissionais de qualquer ramo são aqueles que conseguem superar as adversidades de maneira firme sem deixar de lado o bom humor e uma perspectiva positiva para o futuro.

De maneira geral, é preciso fazer uma autoanálise constante e sempre buscar uma solução que seja melhor para todos. A busca pelo bem em comum e pela ética são alguns dos principais nortes que ajudam você a criar uma imagem pessoal forte e com o máximo de profissionalismo.

As soft skills estão relacionadas à humanidade e preocupação com aqueles que estão a sua volta. Entenda que ter boa capacidade para trabalhar sob pressão, manter a calma e demais características semelhantes são diferenciais competitivos que não podem ser “comprados” ou conquistados com algumas horas de aula — e esse é o diferencial que pode garantir os melhores cargos e oportunidades para sua vida profissional.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma nova postagem!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *