Ter êxito no mercado de trabalho é sempre um desafio, especialmente em tempos nos quais a competitividade é uma característica marcante da maioria dos profissionais, como vem acontecendo nos dias de hoje. Diante dessa realidade, saber como definir metas profissionais e conquistar o seu espaço é muito importante.
O fato é que, apesar de contar com boa vontade e algumas ações específicas, muita gente não tem as estratégias corretas para se diferenciar no seu segmento e, dessa maneira, despertar o interesse de recrutadores e gestores. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso.
Concentre-se naquilo que você pode controlar
O primeiro passo para definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso é concentrar-se naquilo que você pode controlar. Afinal, pouco adianta gastar tempo e energia tentando mudar coisas que estão fora do seu alcance. Nesse contexto, você só poderá elaborar e aceitar metas que sejam factíveis e atingíveis.
Aceite que muitos pontos dependerão de outras pessoas e aprenda a trabalhar com elas para que o objetivo final possa ser alcançado. Se você trabalha no marketing e percebe uma falha nas finanças, por exemplo, o melhor é ter uma boa comunicação com o departamento de contabilidade e confiar neles para que resolvam esse problema.
Pense na sua carreira em longo prazo
Naturalmente, quando começamos a trabalhar em uma empresa, nossa meta principal é crescer, não é verdade? Afinal, por mais tranquila e paciente que seja uma pessoa, dificilmente ela deseja trabalhar no mesmo cargo e na mesma função por muito tempo, visto que o desejo de evolução profissional é perfeitamente natural.
É por isso que precisamos pensar na nossa carreira em longo prazo, impondo metas estratégicas para nós mesmos e delimitando um prazo para que cada coisa aconteça. Esse é o conceito básico do planejamento de carreira, que é uma estratégia que ajuda nossa vida corporativa a fluir de forma mais harmoniosa e com mais sucesso.
Ao traçar esse plano, você deve determinar de forma clara até onde quer chegar dentro da organização na qual trabalha, estipulando qual cargo você quer ter e em quantos anos, por exemplo. Com isso, você também pode reservar horários para se preparar para as posições que almeja, fazendo cursos ou contando com o auxílio de um coach.
Vá além das tarefas consideradas imediatas
Fazer apenas as tarefas imediatas é uma forma de economizar tempo em curto prazo, mas o fato é que essa estratégia não é inteligente com o passar do tempo. Além de ser uma forma de trabalhar que não permitirá grandes folgas no futuro, quem só faz o básico não é considerado proativo e perde pontos com os gestores ou o líder de equipe.
Por isso, organize-se para ir além e entregar mais do que a empresa espera de você. Quem consegue produzir mais em menos tempo, mesmo diante de uma rotina complexa, tende a ocupar melhores cargos e receber maiores salários. Ajuste seu foco para as prioridades, estabeleça metas e diminua o seu próprio desperdício de energia.
Como você pôde ver, definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso é uma tarefa muito mais simples, se você for proativo e tomar as rédeas da sua carreira!
E agora, pronto para definir metas profissionais e conquistar o seu sucesso? Gostou do conteúdo? Então, faça o download do nosso e-book sobre metas profissionais.