descubra seu potencial

Descubra seu potencial: saiba como identificar suas habilidades

Alguém já falou para você: descubra seu potencial e realize-se? De fato, todos nós temos uma capacidade especial para determinada prática ou conhecimento, mas o que nos resta é saber como exercê-la. Não há dúvidas que não se trata de uma tarefa simples e fácil, daquelas que basta querer para ter. 

Pelo contrário! Usufruir 100% de seu potencial requer um trabalho contínuo que engloba fatores desde o autoconhecimento pessoal, até uma construção perfeita de sua “marca”

E será que você já sabe o melhor caminho para isso? Sendo assim, nós resolvemos preparar um post exclusivamente com dicas e sugestões úteis de como descobrir o nosso potencial máximo e saber como identificar as nossas melhores habilidades. Vamos conferir? 

Afinal, qual a importância disso? 

Quando falamos “descubra seu potencial”, não nos referimos apenas a uma mera expressão de incentivo. Não. Descobrir, nesse caso, é explorar aquilo que destaca você dos demais, seja em sua comunidade, grupo de amigos, vizinhança ou, claro, no seu ambiente de trabalho. 

Se trata antes de tudo de um exercício de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, no qual você se objetiva a buscar uma especialização em determinada atividade ou conhecimento. 

A importância disso é justamente reconhecer aquilo que mais lhe diferencia e que, muitas vezes, passa despercebido e acaba não sendo usufruído como deveria. Descobrir e usar o seu potencial pode ser sinônimo de sucesso, conquistas e evolução para a sua vida, tanto pessoal, como profissional. 

E como descobrir o seu potencial na prática? 

A resposta exata para esta pergunta é unicamente sua e mais ninguém no mundo é capaz de respondê-la por você. Lembre-se que amigos, familiares, profissionais e até desconhecidos podem reconhecer facilmente um potencial seu e, inclusive, ajudarem e sugerirem meios de você desenvolvê-lo melhor. Mas na prática, essa conquista é exclusivamente sua! 

Por isso, a seguir, nós destacamos alguns exercícios e formas práticas de como descobrir o seu potencial e identificar melhor as suas habilidades, mas os resultados só serão possíveis a partir de um autoconhecimento pessoal e da força de vontade em conquistá-los. 

E aí? Está pronto para o teste? Então, confira a dicas! 

Entenda qual a sua capacidade especial 

O que torna você diferente? Qual o seu dom ou habilidade naquilo que gosta de fazer? Enfim, entender a sua capacidade própria é o primeiro passo para explorar melhor o seu verdadeiro potencial. Parece óbvio, mas na prática não é bem assim. 

Afinal, muitas vezes buscamos habilidades em outras referências, em vez de explorarmos a nós mesmos. Por exemplo, em uma entrevista de emprego é comum se preocupar com o diferencial dos outros candidatos, achando que isso trará mais vantagens a ele sobre você. 

O mesmo vale para um atleta, que muitas vezes dedica a estudar mais o adversário do que investir nos seus próprios potenciais. E assim se estende por diversas outras áreas de atuação

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Ou seja, não é mal avaliar ou até mesmo se inspirar nas habilidades dos outros. Porém, o que não se deve fazer é buscar um espelho exato daquilo em você, já que nem sempre será possível ser igual ou melhor assim. Reconhecer suas próprias capacidades o destacará muito mais e, certamente, trará resultados muito melhores para você. 

Saiba o que realmente lhe interessa 

Isso significa traçar seus objetivos. Quando falamos em “descubra seu potencial”, isso deve envolver metas reais e viáveis, em busca de resultados que realmente lhe interessam. 

Vamos lá. Para ficar mais claro, é certo que todos temos capacidade de desenvolvermos habilidades e aprendermos coisas novas, técnicas e conhecimentos. Porém, tudo isso pode se limitar apenas às suas capacitações pessoais e profissionais. Ou seja, talvez você domine melhor certo assunto ou conheça mais a fundo determinado procedimento em sua empresa, certo? 

Mas isso são apenas capacidades e não, necessariamente, o seu potencial. Esse último deve envolver algo maior, de real interesse seu, e que permita, de fato, tornar você um diferencial, um especialista, uma referência. 

Reconheça os pontos fortes e fraquezas 

Reforçando aquela ideia de que descobrir o seu potencial tem muito a ver com a prática de autoconhecimento pessoal, mostramos aqui a importância de se reconhecer, tanto os pontos fortes, como suas fraquezas. 

Conseguir separar isso de forma clara pode permitir uma evolução e um desenvolvimento muito mais rápidos e eficientes para o seu sucesso. Afinal, muitas das barreiras e dificuldades que podemos encontrar em nossos caminhos pertencem a nós próprios.  

Diversas vezes são as nossas fraquezas que nos impedem de seguir e de crescer, inclusive, apagando alguns de nossos pontos fortes. Portanto, mensure suas dificuldades e erros, para sempre tentar melhorar. 

Aprenda sempre 

Descobrir o seu verdadeiro potencial é um trabalho contínuo e frequente. Haverá sempre espaço para aprender e evoluir mais. Portanto, nunca pare ou ache que é especialista o bastante em determinada atividade ou assunto, até porque o mercado, as pessoas e o mundo como um todo estão em constante evolução. 

Portanto, leituras, estudos, especializações, consultas com profissionais e qualquer troca de conhecimento serão sempre essenciais em sua trajetória pessoal e profissional. Estamos sempre em um processo de aprendizado contínuo e cabe a nós sabermos usufruir e absorver desses conhecimentos. 

Entenda as suas limitações 

Ninguém está apto à perfeição e ao conhecimento íntegro de tudo. A limitação é uma característica humana e, certamente, é isso que torna a vida em comunidade uma necessidade para nós, em que um complementa o outro. 

Descobrir o seu potencial não o tornará um super-humano, apenas destacará as habilidades que mais lhe convém e, dessa forma, você poderá deter um conhecimento maior em determinada atividade ou assunto. Mas lembre-se: nunca seremos perfeitos e as limitações sempre existirão.  

Enfim, essas são as dicas e sugestões de como identificar suas melhores habilidades, com o intuito de buscar seus diferenciais e destaques na vida pessoal e profissional. Praticar esses exercícios deve ser uma tarefa diária e que, certamente, trará muitos resultados satisfatórios a você. Busque também o suporte profissional para uma orientação prática e, finalmente, descubra seu potencial e permita-se evoluir dentro de seus próprios conhecimentos e capacidades. 

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e marque amigos e profissionais de interesse no assunto. 

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *