proatividade

Proatividade: como essa característica pode ajudar em sua carreira profissional?

A proatividade é uma das principais características de um profissional de sucesso. Inclusive, a cada ano grandes empresas ressaltam sua importância e encorajam seus colaboradores a cada vez mais terem uma atitude de ação perante sua jornada de trabalho.

O que muitas pessoas não sabem é que ser proativo não significa simplesmente tomar grandes iniciativas ou resolver grandes problemas de maneira individual. Na verdade, ser proativo é conhecer e suprir as pequenas demandas do cotidiano de maneira rápida e objetiva.

Ao longo do tempo, essas pequenas ações se tornam fonte de conhecimento e podem até mesmo promover uma mudança na organização empresarial. Por isso, entenda que você não necessariamente precisa ser um inovador para gerar mudança.

Neste post, falaremos mais sobre a proatividade e como ela pode ajudar sua carreira. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

A percepção do mercado sobre a proatividade

Todo mercado vê a proatividade com bons olhos. Afinal, em ambientes de grande produtividade, o que interessa são resultados, e ser capaz de agilizar ou até mesmo potencializar esse processo de maneira individual é uma grande forma de demonstrar confiança e um bom trabalho.

A maioria das empresas busca por colaboradores que sejam capazes de resolver assertivamente as mais variadas questões do dia a dia. E, diferente do que muitos podem imaginar, esses pequenos impasses estão em todos os setores de uma companhia.

Um exemplo muito comum de ser observado acontece nos setores operacionais de uma empresa, onde o pessoal encarregado da limpeza, por exemplo, não age somente quando chamado e sim quando surge algum problema em um corredor ou sala.

O mesmo acontece com o pessoal da área da Tecnologia de Informação, que resolve um problema antes mesmo que ele se torne crônico e impossibilite o funcionamento dos computadores de um escritório.

gestão de imagem

Todos podem atuar de forma proativa, fazendo sua função quando há uma demanda, mesmo que pequena, no seu setor. Essa medida deve ser sempre encorajada e, em nível corporativo, é o que costuma diferenciar o bom do excelente profissional.

Se tornando proativo durante a jornada de trabalho

Acima você observou alguns dos exemplos mais práticos sobre medidas proativas dentro de uma companhia, seja ela qual for. O importante a ser frisado é que o profissional proativo não espera o trabalho aparecer, e sim vai atrás dele quando não há nada impedindo.

Em termos mais simples, a proatividade é simplesmente a resolução de um problema antes que ele se torne real ou grande demais a ponto de atrapalhar a linha de trabalho de um ou mais setores.

Os profissionais que seguem esse comportamento frequentemente estão relacionados com características de liderança que geram encantamento nos clientes e na sua própria empresa.

Por fim, note que a proatividade também pode aparecer quando novas mudanças vão surgindo ao longo do tempo. Aqueles colaboradores que conseguem cortar processos burocráticos ou etapas dentro do seu trabalho, sem gerar nenhum tipo de problema, também são bem estimados e normalmente bem vistos pelos seus superiores.

O que importa é sempre ter uma mentalidade voltada para resultados e em um processo cada vez mais vertical, uma vez que a eficiência é o que realmente gera grandes conquistas.

Por essa razão, a proatividade deve ser instaurada com pequenas medidas simples do seu cotidiano, e não com grandes ideias logo de início. O ideal também é compreender que dificilmente grandes ideias surgem do nada, e sim são fruto de um aprimoramento constante dos métodos de trabalho.

Gostou do post? Curta nossa página do Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como este em primeira mão!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *