O segredo para ter uma boa estratégia de comunicação

Saber expressar o que pensamos e sentimos é algo imprescindível para termos êxito em nossa vida profissional e até mesmo na seara pessoal. No entanto, sabemos que muitas pessoas enfrentam dificuldades nesse quesito e acabam não sendo compreendidas. Por isso mesmo, você precisa conhecer o segredo para ter uma boa estratégia de comunicação.

É muito interessante contar com uma ajuda especializada para isso, mas o fato é que você também deve ter uma atitude proativa, no sentido de desenvolver suas competências e habilidades, fazendo com que a boa capacidade de se comunicar seja um dos seus pontos fortes. Continue lendo e descubra como fazer isso.

O que é uma boa estratégia de comunicação?

Existem muitas maneiras de definir uma boa estratégia de comunicação, e isso depende de uma série de fatores, como o local, o público-alvo, as intenções e até a época. O que é bem compreendido por aqui nos dias de hoje, por exemplo, poderia soar ofensivo alguns anos atrás, em outro lugar. O contexto, portanto, é imprescindível. 

Na atualidade e no contexto corporativo, podemos dizer que uma boa estratégia de comunicação é uma marca pessoal de quem tem sucesso, seja um profissional ou uma grande corporação. Em nível pessoal, isso envolve a adoção de uma escuta ativa, de falar com clareza e de conhecer os diversos estilos de se comunicar. 

A boa estratégia de comunicação é, em linhas gerais, a arte de transmitir ideias, passar para frente um conceito e informações que satisfaçam o objetivo estratégico do interlocutor, seguindo uma série de táticas de organização, coerência e planejamento, que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas com o passar do tempo.

Quais as vantagens de uma boa estratégia de comunicação?

Agora que você já sabe melhor o que é uma boa estratégia de comunicação, vamos elencar algumas das vantagens que você, como profissional, pode experimentar ao conquistar esse diferencial. Acompanhe logo abaixo.

Ter maior conexão com as pessoas

O indivíduo que tem uma boa estratégia de comunicação ganha o benefício de ter também maior conexão com as outras pessoas. Isso acontece porque, via de regra, nos sentimos mais à vontade com quem conseguimos compreender e com quem sabe nos escutar. Esse é um diferencial importante, portanto, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Passar mensagens com segurança

Outra das vantagens de uma boa estratégia de comunicação é que você consegue passar mensagens com mais segurança. Isso é crucial para qualquer profissional, seja ele um líder ou não, pois a boa compreensão do contexto e do conteúdo são imprescindíveis para que praticamente qualquer ação ou tarefa seja cumprida com maestria. 

Valorizar a sua imagem

Essa é uma vantagem que você pode experimentar em diversas etapas da sua carreira, pois um profissional que conta com uma boa estratégia de comunicação tende a experimentar uma grande valorização da sua imagem. As empresas estão atrás de indivíduos com esse perfil, que possam delegar, orientar, ensinar e compreender. 

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Reduzir ruídos e conflitos

Quem nunca presenciou ou ao menos ouviu falar de alguma briga que começou por conta de um mal-entendido? Isso é extremamente comum, e uma das maiores vantagens de uma boa estratégia de comunicação é justamente a redução de ruídos e conflitos. Com tudo passado às claras, o relacionamento e o ambiente interno tendem a ser muito melhores.

Qual o segredo para ter uma boa estratégia de comunicação?

Você já domina o conceito e alguns dos benefícios, então vamos dar o segredo para ter uma boa estratégia de comunicação. Felizmente, essa é uma habilidade que você pode desenvolver e aprimorar com o passar do tempo, sobretudo se adotar alguns hábitos e promover a atitude correta. Confira abaixo algumas estratégias eficientes para isso.

Não deixe de escutar atentamente

Um dos segredos para ter uma boa estratégia de comunicação é saber escutar atentamente. Isso envolve não apenas prestar atenção no outro, mas também fazer perguntas que clareiem a sua compreensão, especialmente se você estiver tratando de algo com parceiros de negócios ou clientes.

Ao mesmo tempo em que isso facilitará o processo de compreensão, você estará, simultaneamente, criando uma empatia natural com o seu interlocutor, mostrando respeito e consideração pela outra parte. Lembre-se: isso pode parecer simples, mas não é difícil focar excessivamente nos nossos próprios pensamentos durante uma conversa.

Conheça os estilos de comunicação 

Você sabia que a comunicação pode ter muitos estilos diferentes? Pois bem, essa é uma realidade inexorável, e compreendê-los pode ser muito interessante para quem deseja se comunicar com qualidade. Uma opção, por exemplo, é ser um comunicador passivo, que pode agir de forma indiferente, dependendo do contexto, sobretudo para evitar conflitos.

Já os comunicadores agressivos são o oposto e expressam suas emoções livremente, muitas vezes sem pensar no outro. Podem ser intimidadores, mas também passam a mensagem doa a quem doer. O passivo-agressivo é parecido, mas costuma evitar o confronto, enquanto os assertivos são os mais claros e diretos, mas mantendo o respeito nas inteirações.

Tenha capacidade de persuasão

Podemos resumir a persuasão como a capacidade de fazer com que o interlocutor absorva o conteúdo da sua conversa e, ainda por cima, realmente siga as instruções oferecidas. Essa habilidade é rara, embora muita gente ache que a domina, tendo em vista que, quanto mais perspicaz for a outra parte, mais difícil será qualquer convencimento.

É essencial, portanto, ter qualidades como conhecimento do assunto tratado, inteligência emocional, domínio sobre o ambiente de trabalho, entre outras. A questão é convencer sem que isso seja percebido, de maneira que as objeções sejam derrubadas e as instruções compreendidas como algo em prol de todos.

Como você pôde ver neste conteúdo, uma boa estratégia de comunicação é fundamental para o sucesso, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Por isso, não hesite em contar com ajuda especializada para melhorar essa habilidade. Assim, você poderá ter melhores resultados na sua carreira

Gostou de aprender mais sobre como ter uma boa estratégia de comunicação? Entendeu a importância do assunto? Então aproveite para conferir também nosso outro artigo que mostra como uma consultoria pode melhorar sua imagem profissional!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *