Por que a identidade de marca é tão importante para a carreira?

Nos últimos anos, a forma pela qual os profissionais se relacionam com o mercado e buscam as melhores posições disponíveis nas empresas mudou drasticamente. Ter apenas uma boa formação ou um currículo bem-feito não é mais um diferencial. Por isso, você não pode deixar de entender como a identidade de marca é tão importante para a carreira.

Esse é um aspecto fundamental para a construção do branding pessoal, que mostra para a própria pessoa e para o mundo o quanto ela é única e o que ela tem a oferecer, ajudando a causar uma boa impressão para contratantes, empregadores, gestores e clientes. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto.

Afinal, o que é a identidade de marca?

Quando falamos de uma empresa, a identidade da marca nada mais é do que um conjunto de elementos visuais e até mesmo abstratos, que tem a finalidade de representar essa instituição perante o público, direcionando a percepção das pessoas, preferencialmente, de uma maneira positiva e que gere vantagens para o negócio.

Uma marca, conceitualmente, deve ter uma personalidade própria, estruturada e que seja identificada sem dificuldades, se tornado um dos pontos fortes das estratégias de marketing e causando uma boa impressão nos clientes, estabelecendo um posicionamento único no segmento de mercado em questão.

Como é formada a identidade da marca de uma empresa?

Via de regra, a identidade da marca de uma empresa é montada em consonância entre os gestores e a equipe de marketing, considerando algumas características importantes. Para traçar elementos visuais, sensitivos e estratégias de comunicação, é preciso conhecer o negócio como um todo, assim como seus objetivos em curto, médio e longo prazos. 

Um dos pontos avaliados é a visão da organização, que pode ser entendida como o futuro, o estado que se deseja alcançar. Isso inclui, também, em que direção os esforços devem ser apontados, como o empreendimento se relaciona com a sociedade na qual está inserida e as aspirações que existam em relação a isso. 

Já a missão de uma empresa é uma espécie de declaração do propósito fundamental da instituição, a finalidade pela qual ela atua. É comum uma espécie de DNA, que não muda com o passar do tempo. É muito importante compartilhar isso com os colaboradores e parceiros, para que todos laborem em favor desse propósito.

Por fim, temos outro item fundamental, que são os valores. Esse é um termo bastante comum, pois qualquer pessoa tem os seus e os mais briosos não abrem mão deles. No universo corporativo, ele está relacionado com as crenças que guiarão o comportamento e as decisões, de maneira que a missão e a visão sejam exercidas.

O que a identidade da marca faz por um profissional?

Como dissemos, o conceito de identidade da marca é muito aplicado por empresas em todo o mundo, como uma forma de gerar uma impressão assertiva e otimista, sobretudo no seu público-alvo. No entanto, isso não quer dizer que um profissional não possa utilizar essa estratégia, desde que adapte alguns aspectos e pontos para si mesmo. 

Quando interagimos com clientes, parceiros, colegas de trabalho ou com o líder da nossa equipe, todos têm a sua própria interpretação sobre a gente, que pode ser positiva ou negativa. Felizmente, por meio de algumas ações pontuais e atitudes corretas, é possível direcionar essa percepção, de forma vantajosa para nossas carreiras e relações.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

A identidade da marca gera senso de originalidade, mostra para as pessoas quem e o que a empresa é. Também é uma maneira de fazer com que o mercado compreenda a capacidade e as intenções da marca, contribuindo para mais reconhecimento, maior fidelização e até uma longevidade mais extensa dentro do respectivo setor.

Como suas características formam sua identidade?

Você já compreendeu como a identidade da marca de uma empresa é montada, mas pode estar se perguntando como aplicar isso na sua vida profissional. Felizmente, os princípios são bastante similares e você deve extrapolar para a sua realidade. É muito importante, por exemplo, conhecer e considerar os seus próprios valores.

Em termos de missão e visão, você também deve compreender as razões pelas quais você está no ramo que atua e onde você quer chegar no futuro. Lembre-se que tudo isso é transmitido, em nível pessoal, pela sua postura e maneira de se comportar, por meio da sua personalidade, capacidade de comunicação, tom de voz e assim por diante.

Como a identidade da marca se relaciona com seu branding pessoal?

Não é difícil perceber como a identidade da marca se relaciona com o branding pessoal, que nada mais é do que a forma como você se posiciona como profissional, em um esforço consciente, intencional e direcionado para influenciar a percepção que as pessoas têm de você, se posicionando como uma autoridade e elevando a própria credibilidade.

Confira abaixo como construir o seu branding pessoal.

Aja sempre com transparência

A forma pela qual você age com os outros define o seu branding pessoal, assim como influencia na identidade da marca, no caso de uma empresa. Por isso, ser transparente é muito importante no curso do desenvolvimento da sua história profissional, transmitindo a sua perspectiva, enquanto indivíduo, de uma maneira autêntica e acessível.

Comunique-se com clareza

Pessoas que conseguem se comunicar bem com as outras têm uma espécie de marca pessoal positiva, que contribui para o seu branding. Por isso, você deve investir nesse quesito, apostando na qualidade do diálogo e no desenvolvimento desse atributo. Se for o caso, não hesite em buscar uma consultoria para ajudar nesse aspecto, pois os resultados costumam ser excelentes.

Dê valor à sua reputação

Por fim, você não pode deixar de valorizar a sua reputação. Mesmo que você tenha um perfil mais pacífico ou calado, é importante que você reconheça e, no momento oportuno, deixe claro o valor agregado que você tem enquanto profissional. Isso é ainda mais crucial em algumas fases, como em processo de contratação, transição de carreira, entre outros.

Como você pôde ver, a identidade da marca e o branding pessoal são fortemente relacionados, sendo essenciais para a carreira de qualquer profissional. Uma consultoria especializada ajuda a reconhecer essas características, assim como a transmitir sua mensagem para quem realmente deve receber.

Gostou de aprender mais sobre a identidade da marca? Quer contar com uma consultoria especializada de alta qualidade? Então entre em contato conosco.

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *