Liderança feminina: a importância de mulheres como líderes na empresa

lideranca-feminina-a-importancia-de-mulheres-como-lideres-na-empresa.jpeg

Não é novidade que o mercado de trabalho vem se adaptando aos novos tempos, e situações que eram menos comuns em um passado mais distante, como a liderança feminina, passam a ser corriqueiras nos mais diversos segmentos. Diante dessa realidade, entender a importância de mulheres como líderes na empresa é fundamental.

Embora algumas áreas ainda estejam impregnadas por dogmas potencialmente machistas, o fato inexorável é que elas vêm ganhando cada vez mais espaço não apenas na área profissional, mas até mesmo nos campos acadêmicos e científicos. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse fenômeno!

O crescimento da liderança feminina nas empresas

Nos mais diversos campos de atuação e em todos os âmbitos sociais, as mulheres vieram lutando para achar o seu espaço e deixar a sua marca pessoal, largando para trás preconceitos e convenções que faziam com que elas, dependendo da época, sequer tivessem acesso à educação formal e ficassem apenas em casa, cuidando dos filhos.

No entanto, a discriminação por gênero perdeu espaço e, nos dias de hoje, podemos encontrá-las em número igual ou até maior em diversas áreas e segmentos do mercado, inclusive em ramo de alta complexidade, como a medicina e a ciência. Quando avaliadas apenas por suas qualidades e habilidades, as possibilidades são infinitas.

Não demorou para isso se refletir na maior existência da liderança feminina nas empresas, nas equipes e nas organizações, complementando ou até sobrepujando a atuação de gestores e administradores do sexo masculino. E isso não ocorreu por mero acaso, mas sim porque elas têm muito a oferecer e podem fazer a diferença.

A diferença das mulheres como chefes

Com a liderança feminina nas empresas dos mais variados segmentos do mercado, as equipes, as organizações e a sociedade como um todo podem se beneficiar imensamente. Além disso, líderes de ambos sexos conseguem se complementar, mas algumas características das mulheres podem ser altamente vantajosas.

Confira a seguir de quais maneiras elas fazem a diferença.

Mulheres lidam melhor com as adversidades

Você já deve ter percebido ou, pelo menos, ter ouvido falar que as mulheres são muito mais resilientes do que os homens e têm uma maior aptidão para lidar com as adversidades da rotina diária. No entanto, essas são qualidades que podem ajudar bastante no mundo corporativo e são bastante valorizadas no mercado atual.

Para quem passou tanta discriminação ao longo do tempo, é simples inferir que a liderança feminina saberá, na maioria das vezes, contornar melhor as dificuldades, tendo até mesmo mais paciência e perseverança do que boa parte dos homens. E em um país no qual a economia oscila tanto quanto o Brasil, isso é imprescindível.

Mulheres são excelentes em motivar pessoas

Não é novidade para ninguém que boa parte das mulheres são hábeis em motivar os outros e, até mesmo por isso, muitos comentários de cunho machista faziam (e ainda fazem) parte da sociedade, ressaltando o seu elevado poder de argumentação e de convencimento, inclusive para fazer com que seus desejos sejam atendidos.

No entanto, é fato que a liderança feminina é generosa em inspirar e estimular os demais colaboradores e clientes, uma vez que elas são naturalmente motivadoras. Além de boa ouvinte, em linhas gerais, uma mulher tende a lidar melhor com as emoções e acolher as pessoas que estejam passando por dificuldades ou problemas.

Mulheres têm maior inteligência emocional

Embora isso não possa ser considerado como um fato absoluto, as mulheres tendem, na maioria das vezes, a apresentar uma inteligência emocional mais aprimorada do que a dos homens. As causas para isso são discutíveis, mas as explicações podem ir desde a criação mais afetiva, chegando até a motivos orgânicos.

Enquanto seres humanos do gênero masculino produzem altas quantidades de testosterona, um hormônio ligado à agressividade e à aspereza, nas fêmeas predominam o estrogênio e a progesterona, que estão ligados a um comportamento mais equilibrado, empático, amoroso e até mesmo maternal.

Mulheres são boas em colaborar com pessoas

Outro aspecto muito vantajoso da psique feminina é que, usualmente, elas são muito boas em colaborar com outras pessoas, o que é fundamental para o bom funcionamento dos mais variados tipos de organização e empresas. É um instinto natural das mulheres unir indivíduos e formar times coesos e eficientes.

Elas também costumam ter a capacidade de exercer diversos papéis simultaneamente no dia a dia, enquanto os homens têm mais dificuldades em ser multitarefa. Até pelo instinto maternal, boa intuição e elevada percepção, mulheres podem ser ótimas líderes, contribuindo para o desenvolvimento dos colaboradores.

Mulheres tendem a ser mais éticas do que homens

De forma geral, quando comparada com a masculina, a liderança feminina costuma estimular mais os comportamentos éticos e a honestidade entre os seus colaboradores. As mulheres são, normalmente, mais transparentes e abertas à prestação de contas do que homens, que apresentam comportamento mais orgulhoso e intempestivo.

Elas também têm foco no próprio desenvolvimento, sendo aprendizes vorazes e interessadas em encontrar formas de aprimorar os seus pontos fortes pessoais e profissionais. Também possuem maior autoconsciência, são sociáveis, expressivas e próximas, tanto com os objetivos da organização como em projetos particulares.

A liderança feminina e o coaching

Depois de conferir todo esse conteúdo, você deve ter percebido que as mulheres podem não apenas se beneficiar muito das técnicas de coaching, como também podem ser coachs altamente eficientes. Com mais qualificação e a incorporação dos conhecimentos dessa ferramenta, elas podem ser imbatíveis.

A metodologia do coaching deve ser considerada nas empresas e organizações que prezam por mais eficiência, uma vez que a liderança feminina vem ganhando espaço. Dessa forma, essas profissionais podem potencializar ainda mais seus resultados e fortalecer a sua comunicação, majorando o desempenho do seu grupo de liderados.

Como você pode conferir no conteúdo acima, a liderança feminina não apenas é uma realidade no universo corporativo do Brasil e do mundo, como também é uma tendência que deve continuar ganhando espaço nos próximos anos. Sendo assim, quem apostar no diferencial das mulheres, tende a ser mais competitivo em qualquer segmento.

Gostou de aprender mais sobre a liderança feminina? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.