Ser um profissional de destaque é, cada vez mais, um desafio no mercado atual, uma vez que a competitividade vem crescendo exponencialmente e em praticamente qualquer segmento. Diante dessa realidade, quem anseia por sucesso e estabilidade não pode deixar de conhecer a importância do planejamento e gestão de carreira.
Traçar metas tangíveis e objetivos inteligentes é algo muito importante, e quem não faz isso pode encontrar ainda mais dificuldades para achar uma posição valiosa ou para disputar os cargos que pagam os melhores salários. Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir!
Afinal, o que é o planejamento de carreira?
O planejamento de carreira pode ser entendido como uma estruturação ou um fluxograma, no qual um profissional estipula o caminho que pretende percorrer para chegar a um ou mais objetivos. Usualmente, as próprias empresas e organizações faziam isso para seus colaboradores, mas as próprias pessoas estão tratando de traçar o seu.
Essa programação inclui não apenas as etapas, mas também as competências necessárias para atingir as posições hierárquicas desejadas, assim como as ações que deverão ser tomadas para desenvolver capacidades e aptidões. É essencial, portanto, que isso não fique somente no âmbito das ideias e seja colocado em prática.
Como fazer o seu planejamento de carreira?
Avalie suas habilidades e competências
O primeiro passo para fazer o seu planejamento de carreira consiste em avaliar suas habilidades e competências. Afinal, somente com esse conhecimento é que você poderá traçar estratégias sobre aquilo que precisa ser aprimorado e também sobre quais são os pontos fortes que podem se tornar o seu diferencial competitivo no mercado.
Defina metas e objetivos profissionais
Um bom planejamento de carreira também envolve a definição de metas e objetivos profissionais. Para isso, você precisa saber, por exemplo, qual é o cargo que almeja alcançar. Não é necessário se limitar à sua empresa: use a internet e pesquise as trajetórias profissionais possíveis na sua área.
Faça um mapeamento do mercado
Conhecer o mercado no qual você está inserido é uma excelente estratégia para quem deseja se destacar e também pode ser um recurso valioso na hora de fazer o seu planejamento de carreira. Estude e pesquise bastante sobre outros profissionais do seu ramo, sobre as empresas e, especialmente, sobre o que há de novo no segmento.
Elabore e realize um plano de ação
Por fim, o seu planejamento de carreira precisa incluir a elaboração e a realização de um plano de ação propriamente dito. É nessa ferramenta que você deve incluir um objetivo principal, pequenas metas a serem cumpridas, as habilidades necessárias para isso e os recursos de que você precisará para atingi-las.
Como você pôde ver, o domínio do planejamento e gestão de carreira é essencial para quem não quer se limitar no mercado. A ajuda de um suporte especializado e de um coaching pode ser o diferencial de que você precisa para se planejar e chegar à posição que deseja!
Gostou de aprender mais sobre planejamento e gestão de carreira? Quer contar com a ajuda de quem entende desse assunto? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!