Da mesma maneira que uma corporação precisa trabalhar pensando nas relações com os clientes para ter melhores resultados, a relação existente com a equipe interna e até consigo mesmo — já que o autoconhecimento e gerenciamento dos sentimentos influencia na atuação profissional — é fundamental. Quanto a isso, é o que chamamos de relação interpessoal e intrapessoal.
Entender os conceitos acima e a sua importância na corporação é indispensável para que o relacionamento em questão passe a ser trabalho de forma mais adequada, com base na sua relevância. Afinal, especialmente no ambiente corporativo, o que não faltam são interferências internas e externas que podem gerar estresse e desentendimentos que se não forem controlados, podem interferir no desempenho do trabalho.
Diante da importância mencionada, é preciso saber mais sobre a relação interpessoal e intrapessoal para posteriormente otimizar esse relacionamento. Continue a leitura e saiba como fazer isso!
O que é relação interpessoal?
Relação interpessoal diz respeito às interações realizadas com outras pessoas, que podem ser amigos e familiares ou colaboradores, no caso do ambiente corporativo. Cada tipo de relacionamento com outra pessoa exige um comportamento diferente, especialmente no trabalho, já que é preciso variar de acordo com a personalidade e nível hierárquico de cada um, por exemplo.
Afinal de contas, todo relacionamento precisa levar em consideração o ambiente, o eu e o outro. Assim, é natural que no ambiente de trabalho essa relação exige mais cuidados e atenção para que a qualidade do serviço não seja comprometida devido ao desalinhamento entre os três fatores listados.
O que é relação intrapessoal?
Trata-se do relacionamento estabelecido consigo mesmo, seus desejos e sentimentos, por isso também é conhecida como inteligência intrapessoal. Muitas vezes, a maior dificuldade não é lidar com o outro, mas com o eu. Isso porque, é preciso ser capaz de gerenciar adequadamente as próprias expectativas, cobranças, angústias etc., 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Consegue entender porque é tão significativo pensar em uma relação intrapessoal saudável? Para isso, o autoconhecimento é a premissa principal, já que a partir disso, é possível saber seus limites, entender seus pontos fortes e fracos, o que deve ser melhorado e muito mais. Ou seja, se conhecer promove um maior domínio próprio, o que é importante para lidar com as diversas adversidades do dia a dia, principalmente no trabalho.
Quais as diferenças entre relação interpessoal e intrapessoal?
Como foi possível notar, apesar dos dois conceitos serem fundamentais e precisarem ser otimizados de forma conjunta, existem diferenças entre elas que devem ser conhecidas. Quer dizer, a relação interpessoal diz respeito à maneira como nos comunicamos com o outro em qualquer contexto e a segunda com nós mesmos.
O aprimoramento da relação intrapessoal passa necessariamente pelo conhecimento dos nossos pontos fortes e fracos, para que seja possível traçar estratégias mais acertadas nas diferentes situações que podem surgir no dia a dia.
Enquanto isso, a relação interpessoal depende da forma como interagimos com outra pessoa, mas também recebe influência do nosso próprio desenvolvimento pessoal, o que torna o sucesso desses relacionamentos dependentes um do outro. Afinal, autoestima, autocontrole e entendimento ajudam a ter um olhar mais empático e gentil para o outro, por exemplo.
Como melhorar a relação interpessoal do líder com a equipe?
Quanto se fala em relacionamento com a equipe de trabalho, o líder tem um papel ainda mais importante, já que precisa ser exemplar e guiar os demais membros para terem melhores atitudes. Assim, existem dicas que podem ajudar nesse processo.
Evite julgamentos
Como citado, o ambiente corporativo torna necessária a convivência de pessoas com diferentes personalidades em prol de um objetivo comum: a qualidade do trabalho. Sendo assim, é muito mais adequado e recomendado respeitar as diferenças de personalidade de cada um do que realizar julgamentos desnecessários e que podem tornar a convivência entre os membros desagradável.
Assim, em vez de julgar e fazer suposições, procure entender como as pessoas pensam para agir ou pensar de determinada maneira e se quiser argumentar com relação a algum assunto, o entendimento da personalidade de cada um vai ajudar nesse sentido. Isso é possível por meio de uma aproximação genuína e da tentativa de conexão com a equipe.
Encoraje o aprendizado e em manter a calma
Para que você ajude na construção de uma equipe segura e que tenha uma relação saudável com os demais membros, encorajar o aprendizado e a manter a calma é fundamental. Isso não vai ser possível se o líder tentar impor medo caso alguém erre. Dessa forma, a probabilidade é que os colaboradores se acomodam e tenham medo de se desafiar.
No mercado atual, que lida com um alto nível de concorrência, contar com uma equipe empresarial ousada e inovadora, mesmo que continue atuando na prevenção de falhas, é fundamental para que ele tenha um bom desempenho. Então, é preciso que no seu relacionamento com a equipe esses pontos sejam trabalhados.
Veja o potencial de cada um
É natural que os colaboradores de uma corporação esperam um feedback positivo dos líderes, que devem observar o desempenho de cada um e fazer uma avaliação posterior para motivá-los a continuar no caminho certo ou a buscar caminhos de evolução.
Por esse motivo, é importante deixar claro para a equipe que você enxerga potencial em cada um, mesmo que eles não enxerguem, e estimulá-los a melhorar. Ações como essas criam um ambiente corporativo mais saudável e direcionado ao caminho de resultados planejados.
Construa diálogos verdadeiros e empáticos
Todo líder precisa saber se comunicar adequadamente, e isso quer dizer muito mais do que ser claro nas informações transmitidas. Quer dizer também ser coerente, empático e verdadeira com o que diz para que os ouvintes sintam verdade e se conectem com mais facilidade ao líder.
Conseguiu perceber como é importante desenvolver a relação interpessoal e intrapessoal? Caso contrário, negligenciar esses aspectos pode impactar negativamente no ambiente corporativo e quanto mais o tempo passa, mais difícil se torna reverter a situação e promover um relacionamento mais saudável.
E então, o que achou do assunto? Compartilhe conosco um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre o assunto. Vai ser um prazer debater a pauta!