imagem-profissional-e-reputacao-quais-as-principais-diferencas.jpeg

Imagem profissional e reputação: quais as principais diferenças?

Você sabe quais são as diferenças entre imagem profissional e reputação? Para que o seu negócio possa decolar e sua marca se tornar forte no mercado, é fundamental que sua imagem como profissional seja positiva e sua reputação seja a melhor possível diante dos clientes. Com isso, sua empresa se torna mais atraente, gerando mais valorização para seus produtos e serviços.

A fim de alcançar os resultados desejados, é relevante que você conheça as diferenças entre imagem profissional e reputação e saiba sobre a importância delas para a sua carreira. Então, acompanhe nosso texto para entender mais sobre esse assunto!

O que é imagem profissional?

A imagem profissional é como as pessoas conseguem enxergar você. Quando observamos um indivíduo, geralmente analisamos suas qualidades e seus defeitos; sua forma de agir e de se comportar em reuniões sociais; seu jeito de vestir; seus gestos; sua maneira de se expressar e diversos outros detalhes que compõem a figura que estamos vendo.

Na vida profissional não é diferente. Os consumidores, assim como a concorrência, verificam cada comportamento, ressaltando não apenas o lado bom, mas também o lado negativo. É por isso que a imagem profissional deve ser a mais adequada para a sua carreira.

Por exemplo: você se sentiria seguro em usar os serviços de um advogado caso ele se comportasse de maneira inadequada em uma audiência, usando gírias e vestimentas impróprias? Provavelmente não!

E reputação, o que é?

Já a reputação vai além de uma boa roupa ou de colocação corporal. Ela é visada de acordo com sua forma de conduzir um negócio. A reputação está ligada mais ao caráter do profissional, em como ele atende e honra seus compromissos, entre outros aspectos.

Nesse sentido, quando as pessoas pensam sobre sua reputação, são a sua honestidade e o seu comportamento que estão sendo considerados. Se você falha ou não cumpre com algum compromisso, é sua reputação que está em jogo.

Quais são as principais diferenças entre imagem profissional e reputação?

A imagem está na cabeça do público e do consumidor de uma empresa. São percepções criadas individualmente quando há um contato direto ou indireto com o profissional. Já a reputação não exige uma proximidade com a marca, na medida em que ela pode ser moldada apenas com o que é ouvido ou visto sobre algo.

Somado a isso, a reputação leva mais tempo para ser construída, pois precisa de maior consistência e intensidade. Por sua vez, a imagem é formada a partir do momento em que uma pessoa entre em contato com a empresa ou com o profissional.

Muitos profissionais possuem uma imagem, mas nem todos consegue alcançar a reputação que desejam, pois trata-se de um processo mais demorado.

A imagem pode trazer uma sensação de qualidade e eficiência. Além disso, reflete a competência do profissional e, consequentemente, a sua marca. Vale lembrar que é possível mudar a imagem conforme as necessidades da profissão.

Contudo, a reputação, depois de consolidada, dificilmente será mudada. Por isso, é essencial dar a devida atenção para como seu negócio está sendo visto, pois uma má reputação pode ser o fim de uma carreira.

O maior responsável por criar boa imagem profissional e reputação é você mesmo. Assim, cuide da sua marca e de como você é visto no mercado, de modo a colher bons frutos no futuro.

Para alavancar ainda mais sua carreira, aproveite que está por aqui e leia este outro artigo sobre como melhorar sua imagem pessoal com 5 mudanças de comportamento! Até mais!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *