Saiba o que é e qual a importância da presença profissional!

saiba-o-que-e-e-qual-a-importancia-da-presenca-profissional.jpeg

Ao fazer uma apresentação para algum cliente em potencial, enfrentar uma entrevista com um empregador ou aparecer para a sua primeira auditoria em uma empresa, é fundamental passar uma boa presença profissional. Afinal, ela diz tudo sobre como você se apresenta por meio de suas roupas, linguagem corporal, escolha de palavras e habilidades sociais e comportamentais, as famosas soft e hard skills.

Além disso, é uma ótima alternativa para ajudar a se destacar no mercado de trabalho, apresentar suas competências sem precisar mostrar nenhum currículo e transmitir muita autoconfiança e autocontrole. Sendo assim, preparamos um miniguia especial para que você possa compreender o que esse termo realmente significa e incorporá-lo em sua vida da melhor forma. Quer saber como? Então continue a leitura e confira!

Qual é a verdadeira importância da presença profissional?

Todos se preocupam ou cuidam da presença profissional. Inclusive, muitas pessoas se dedicam quase que exclusivamente a aprimorar os conhecimentos técnicos em detrimento do refinamento comportamental, o qual tem tanto ou mais valor que a especialização em si.

Inclusive, quem não tem essa qualidade, além de não se destacar na multidão de e-mails, reuniões de negócios e ocasiões sociais, encontra certas dificuldades para defender suas convicções, influenciar pessoas e manter um índice elevado de acertos em decisões consideradas importantes.

No entanto, o desempenho desses indivíduos não é apenas avaliado pelas suas qualidades técnicas, mas pelos resultados obtidos por meio da condução das atividades, da performance de sua equipe e, principalmente, do seu comprometimento.

A satisfação pessoal também conta muito nesse quesito. Afinal, quem está satisfeito consigo mesmo e com o que transmite para o mundo consegue captar toda a atenção de quem o escuta, transmitindo credibilidade, naturalidade e verdade interior.

Como conseguir ter presença profissional no mercado de trabalho?

O treinamento necessário para desenvolver a presença profissional é relativamente simples, mas requer muita determinação, comprometimento e força de vontade. Confira a seguir os passos necessários para isso:

Desenvolva as soft e hard skills

O primeiro passo para adquirir uma boa presença profissional é desenvolver as soft skills — competências sociais e comportamentais que podem ser amplificadas por qualquer pessoa.

O mercado de trabalho já percebeu as inúmeras vantagens estratégicas obtidas ao contar com essas capacidades. Portanto, elas costumam ser muito valorizadas pela maioria das empresas e é preciso adotá-las o quanto antes. Veja quais são as principais:

  • trabalho em equipe;
  • resolução de problemas;
  • atitude positiva;
  • gestão do tempo;
  • capacidade de comunicação e aprendizado.

Seja positivo

Você já deve saber que um local de trabalho positivo aumenta a produtividade, não é mesmo? Todo mundo tem dias ruins, mas descontar em alguém no escritório — seja em seu colega ou em algum cliente — produzirá respostas e resultados negativos. Portanto, o primeiro passo para ter uma boa presença profissional é pensar positivamente.

Cumpra seus horários

No mercado de trabalho, estar atrasado significa que seu tempo é muito mais importante que o de outra pessoa. Todo mundo tem suas ocupações e a pontualidade é vital para construir uma boa imagem. Ser profissional também é sinônimo de pontualidade. Então, se você se atrasar, peça desculpas e procure não repetir o erro.

Conheça a si mesmo

Se você não reconhece e não entende suas próprias emoções, será muito difícil delimitar o seu território de atuação, tanto profissional quanto pessoal. Por isso, é fundamental que conheça a si próprio e entenda seus limites. Assim, você também poderá definir suas metas profissionais.

Tenha autocontrole

As pessoas que realmente conhecem a si mesmas desenvolvem um autocontrole muito acentuado, dominando suas emoções e situações tensas com bastante facilidade. Portanto, pratique esse exercício diariamente.

Invista na autoconfiança

Ter autoconfiança é a consequência natural das pessoas que se conhecem, sabem identificar as suas emoções, têm a ciência de seu próprio valor e mantêm o controle emocional dentro de um limite razoável para a situação. Além disso, é a principal característica de quem sabe identificar as emoções dos outros, tanto individualmente quanto em equipe.

Valorize seu cliente

Ter uma boa presença profissional inclui desenvolver a capacidade de valorizar as outras pessoas. Usar o nome correto é o primeiro passo para isso e ainda transmite a ideia de que você se importa com os mínimos detalhes.

Se você conseguir se lembrar do nome de alguém depois de ter conversado com ele apenas uma vez, causará uma ótima impressão. No entanto, nem todo mundo tem esse talento, não é verdade?

É muito melhor dizer “Por favor, me diga seu nome de novo!” do que tentar adivinhar e chamar seu cliente ou colega de trabalho com o nome errado. Se referir a alguém do jeito certo é cortês e muito profissional. Então, ao enviar um e-mail, procure soletrar corretamente o nome do destinatário.

Todo mundo gosta de falar de si. Portanto, ouça e repita pequenos trechos das informações que eles transmitirão. Além disso, inclua sempre um sorriso em sua conversa. Quando as pessoas se sentem valorizadas, é provável que confiem muito mais em você e que procurem os seus serviços constantemente.

Vista-se adequadamente

Vestir-se de acordo com a última moda no ambiente de trabalho nem sempre contribui para uma boa presença profissional. Mesmo que muitas empresas sejam um pouco mais casuais, certifique-se de que você está seguindo o código de vestimenta adequadamente. Se necessário, peça esclarecimentos à equipe de recursos humanos. Bom gosto e moda nem sempre são sinônimos e o ideal é seguir as regras com cuidado.

Comunique-se bem

Em um ambiente profissional, não há desculpas para e-mails desleixados ou mensagens mal-escritas. Alguns erros ortográficos podem gerar problemas de interpretação, resultando numa grave falha contra a sua presença profissional. Portanto, peça a alguém que revise e edite os seus comunicados antes de enviá-los ao destinatário.

Procure criar também um papel timbrado profissional e projete uma assinatura padrão para os e-mails do escritório. Uma impressão será estabelecida por meio da sua comunicação escrita e só você decidirá se ela poderá ser negativa ou positiva.

Uma boa presença profissional é aquela que exala confiança. Ao seguir essas dicas, você poderá fazer toda a diferença na sua carreira e criar um ambiente de trabalho que impulsione a empresa para o sucesso.

Além disso, é importante saber que investir no comportamento é o caminho para grandes horizontes, tanto na vida profissional quanto pessoal. Portanto, contar com a ajuda de quem entende desse assunto permitirá que você alcance os seus objetivos e alavanque todas as áreas de sua vida.

E aí, gostou de saber o que é e qual a importância da presença profissional? Quer obter ajuda de quem realmente entende de branding para alavancar a sua carreira de uma vez por todas? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudar!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.