o-que-compoe-uma-marca-pessoal.jpeg

O que compõe uma marca pessoal?

O personal branding é uma estratégia de marca na qual você estabelece a imagem que mostrará para o mundo. É bastante utilizada por empresas que querem vender produtos com uma marca forte e que seja lembrada pelo público consumidor, mas, atualmente, tem servido ao propósito de definir pessoas como profissionais.

Muito se fala sobre criar uma imagem pessoal sólida, mas, pensando detidamente sobre o assunto, o que de fato compõe o personal branding? No post a seguir, damos boas dicas sobre esse assunto para que você comece a criar sua marca pessoal já!

Pensar em si mesmo como uma marca

Tem marcas que não precisam de explicação para que o público entenda quem ela é. Quando pensamos na marca Harley-Davidson, por exemplo, e no produto que ela criou, já temos em mente o tipo de imagem que ela deseja passar sobre si e quais as características daqueles que se interessam por ela.

Então, pense nas características que gostaria que fossem associadas a você. Sobre qual assunto você espera ser reconhecido como autoridade? Anote essas ideias e trabalhe nelas!

Ser autêntico

Nada mais cansativo do que construir uma imagem que nada tem a ver com você. Além de trabalhar duro para ter uma imagem sólida, você ainda terá de sustentá-la. Então, é bem mais fácil ser autêntico e defender valores que realmente tenham a ver com a sua identidade, não é mesmo?

Além do mais, as pessoas reconhecem alguém que não está sendo verdadeiro com as suas ideias. Fingir ser algo que não é pode ser a pior propaganda para a sua imagem pessoal.

Criar conteúdo sobre assuntos para os quais tenha autoridade

Devem ter alguns assuntos que você domina porque já estudou algo sobre eles, já leu a respeito e sobre os quais tem total interesse. Marketing, gestão de carreira, presença online, enfim, qualquer coisa de que goste e que possa falar constantemente.

Escolha alguns deles, faça uma lista, relacione-os e crie conteúdo, tornando-se, dessa forma, uma autoridade, alguém que mereça ser ouvido. Desenvolva um site, grave vídeos para o YouTube e sempre preze pela qualidade do material que está disponibilizando.

Construir sua imagem nas redes sociais

É de extrema importância mostrar-se ativo nas redes sociais, sobretudo naquelas que mais têm a ver com a sua imagem pessoal. Mas, mesmo que você se sinta à vontade para publicar tudo o que gosta e o que pensa nessas redes, lembre-se de que elas podem funcionar como uma extensão de seu trabalho, ou seja, uma forma de reforçar sua imagem.

Portanto, é sempre válido pensar bem antes de publicar. Pense se o conteúdo tem chances de ofender alguém ou um grupo — o que não é nada recomendável —, e mesmo se terá condições de rebater possíveis críticas com argumentos bem formados e sólidos.

Como se sabe, algumas postagens podem viralizar, e, dependendo do conteúdo, podem requerer uma gestão de crise. Na internet, assim como na vida, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Estabelecer contatos com pessoas que valorizem sua marca pessoal

Algumas pessoas se tornam referência em sua área de atuação e você, como alguém muito bem informado e bem relacionado, precisa fazer contato com elas. Isso mostra que você tem toda uma rede de troca de informações e que está sempre ao lado das pessoas mais importantes em áreas correlatas à sua.

E aí? O que achou das dicas para compor sua marca pessoal? Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Então, escreva aqui nos comentários.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *