263961-o-que-compoe-uma-marca-pessoal

O que compõe uma marca pessoal?

Personal branding é uma estratégia de marca que serve para que você estabeleça a imagem que deseja mostrar ao mundo. Ela é bastante utilizada por empresas que buscam construir uma imagem forte e que seja lembrada pelo público-consumidor, mas também vem ajudando a definir pessoas como profissional. Para isso, é importante saber como criar uma marca pessoal!

Mas, o que de fato compõe o personal branding? No post a seguir, daremos algumas dicas importantes sobre esse assunto para que você comece a criar sua marca pessoal já. Acompanhe!

Quais são os fundamentos de uma boa marca pessoal?

Um personal branding forte e marcante se baseia em alguns pilares. Desse modo, é importante entendê-los para determinar que caminhos você deve seguir para construir sua própria marca. Confira quais são!

A ideia de que você é uma marca

Há marcas que não precisam de explicação para que o público entenda quem são. Quando pensamos na Harley-Davidson e no produto que ela criou, por exemplo, já temos em mente o tipo de imagem que ela deseja passar sobre si e qual o perfil daqueles que se interessam por ela.

Pense nas características que gostaria que fossem associadas a você. Sobre qual assunto você espera ser reconhecido como autoridade? Anote essas ideias e trabalhe nelas!

A autenticidade de sua imagem

Nada mais cansativo do que construir uma imagem que nada tem a ver com você. Lembre-e que além de trabalhar duro para ter uma imagem sólida, você ainda terá que sustentá-la. É bem mais fácil ser autêntico e defender valores que realmente tenham a ver com a sua identidade, não é mesmo?

Além do mais, as pessoas reconhecem alguém que não está sendo verdadeiro com as suas ideias. Portanto, fingir ser algo que não é pode ser a pior propaganda para a sua imagem pessoal.

A autoridade que você transmite

Sabe os assuntos que você domina porque já estudou sobre eles e se interessa muito? Marketing, gestão de carreira, presença online, enfim, pense nos temas que goste e que consiga falar com propriedade sobres eles. Escolha alguns, faça uma lista, relacione-os e crie conteúdo.

Ao publicá-lo, você pode se tornar uma autoridade, alguém que merece ser ouvido. Para isso, desenvolva um site, grave vídeos para o YouTube e sempre preze pela qualidade do material que está disponibilizando.

A sua presença nas redes sociais

É de extrema importância ser ativo nas redes sociais, sobretudo naquelas que mais têm a ver com a sua imagem pessoal.

Contudo, mesmo que você se sinta à vontade para publicar tudo o que gosta e o que pensa nesses canais, é preciso lembrar de que elas podem funcionar como uma extensão de seu trabalho, ou seja, uma forma de reforçar a sua imagem.

Desse modo, é sempre válido pensar bem antes de publicar qualquer coisa. Pergunte-se: o conteúdo tem chances de ofender alguém ou um grupo? Se a resposta for positiva, ele não é nada recomendável. Também avalie se terá condições de rebater possíveis críticas com argumentos bem formados e sólidos.

Como se sabe, algumas postagens podem viralizar e, dependendo do conteúdo, requerer uma gestão de crise. Na internet, assim como na vida, é sempre melhor prevenir do que remediar!

Uma rede de contato apoiadora

Algumas pessoas se tornam referência em sua área de atuação e, você, como alguém muito bem informado e relacionado, precisa fazer contato com elas. Isso mostra que você tem uma rede de troca de informações e que está sempre ao lado de quem é interessante e relevantes para sua área de atuação.

Como criar uma marca pessoal de sucesso?

Algumas pessoas não têm a ideia clara sobre como criar uma marca pessoal de sucesso. Para que isso aconteça, é preciso entender o que ela significa e quais são os seus efeitos. Veja algumas dicas:

Encante as pessoas

A ideia principal de uma marca pessoal forte é seu nível de encantamento. Isso mesmo, é o quanto você encanta as pessoas e estabelece uma relação de confiança para que elas aceitem (e queiram) negociar com você. Isso acontece porque elas foram cativadas pelo seu personal branding.

Para conseguir isso, surpreenda. Faça algo inesperado, mesmo que em pequenos gestos. Eles podem ser significativos, pois valorizam quem o recebe.

Deixe uma impressão duradoura

Ao oferecer momentos mágicos de interação, você consegue esse efeito de encantamento. E isso não requer grandes investimentos, mas sim pequenas atitudes, como saudar ou discursar de forma simples, que alcance os ouvintes.

Também é preciso ter um estilo bem definido, como uma frase marcante em seu slogan ou uma característica de sua aparência, por exemplo. Se você tiver um cartão de visita —  na verdade, isso é fundamental, já que será, muitas vezes, seu primeiro ponto de contato —, foque em um design elegante e que se destaque dos demais de alguma forma.

Invista em sua presença online

O mesmo vale para seu e-mail, site ou página nas redes sociais. Fuja da aparência comum e crie algo exclusivo, que transmita o que você deseja passar. Além disso, mantenha essas mídias atualizadas e com conteúdo relevante, como explicamos antes.

E mais: se você tem vários canais de presença online, prepare-se para responder seus clientes em todos eles. Deixar alguém sem um retorno pode prejudicar sua imagem pessoal. Portanto, esteja disponível!

Quando for entrar em contato com alguém, também é interessante visitar o seu perfil e buscar pontos de conexão como:

  • um hobby que a pessoa pratica;
  • sua área de trabalho;
  • um filme assistido e partilhado em seu perfil;
  • seu artista favorito etc.

Entenda o seu valor

Algumas pessoas não têm clareza a respeito de quem são ou do que podem oferecer. Lembre-se que seu valor é mais que seu trabalho! Na verdade, ele se baseia no que você é capaz de proporcionar. Portanto, entenda qual o seu valor, isto é, saiba o que pode acrescentar às pessoas que pretende alcançar e foque sua imagem pessoal nisso.

Assim, saiba quais são seus pontos fortes e fracos, e procure meios para se desenvolver e melhorar constantemente, ganhando autoconfiança e trabalhando suas dificuldades para superá-las.

Conheça seu público-alvo

Sabe as pessoas que você deseja alcançar? Esse é seu público-alvo! Para que sua marca transmita aquilo que ele considera importante, você precisa conhecê-lo detalhadamente.

Ao se encantar com sua imagem, o público procurará por você quando precisar do tipo de trabalho que realiza ou serviço que oferece. Por isso, tenha uma proposta de valor que diga claramente:

  • o que você faz;
  • para quem você faz;
  • por que você faz isso bem.

Agora você já sabe como criar uma marca pessoal inesquecível e encantar as pessoas. Dê os primeiros passos e, conforme avançar, aprenderá mais com a sua trajetória. Além disso, nunca deixe em segundo plano o seu personal branding, pois ele pode ser o ponto-chave para o sucesso de sua carreira.

Quer construir uma marca forte e duradoura? Entre em contato conosco e saiba como fazer isso da melhor forma!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *