por-que-e-mais-importante-gerar-influencia-do-que-autoridade-descubra.jpeg

Por que é mais importante gerar influência do que autoridade? Descubra!

Liderar uma equipe nem sempre é uma tarefa fácil, mas quando você passa a tratar seus funcionários com respeito, sendo um influenciador, consegue gerar uma relação de confiança, fazendo com que todos trabalhem com a máxima eficiência para atingir os objetivos empresariais.

No entanto, alguns profissionais ainda costumam acreditar que ter autoridade é sinônimo de influenciar, mas isso não é uma verdade. Mesmo que você tenha um cargo alto, isso não quer dizer que exerça influência sobre sua equipe.

Pensando nisso, hoje, vamos mostrar como um influenciador pode gerar melhores resultados em seu negócio. Acompanhe!

Qual a diferença entre influência e autoridade?

Autoridade é quando uma pessoa utiliza o seu poder para conseguir atingir um objetivo com a ajuda dos seus colaboradores. Porém, para isso, é necessário que ela seja vista como um líder, mesmo quando não tiver uma posição superior aos demais.

O que ocorre é que suas ações são vistas como exemplos e fazem com que outros profissionais se engajem no trabalho a ser realizado. O problema da autoridade é que nem sempre a equipe se sente motivada ou influenciada em ter as mesmas atitudes em busca do bem coletivo e da empresa.

Já a influência melhora a relação de confiança e cooperação entre você e seus trabalhadores, sendo estendida não apenas ao ambiente profissional, mas aos relacionamentos entre todos os envolvidos.

Com isso, esse tipo de liderança contribui para que ocorra um relacionamento mais benéfico, sustentável e eficiente, tanto para o clima organizacional quanto para a conquista de resultados mais positivos.

Assim, cada profissional se sente mais seguro e incentivado a colaborar para a conquista das metas traçadas.

Como ser mais influenciador?

Para se tornar mais influenciador e motivar seus colaboradores a trabalhar com mais qualidade, é preciso seguir algumas dicas simples, como:

Mantenha bons relacionamentos

Para que seu negócio prospere e você tenha funcionários satisfeitos e capazes de se dedicar ao máximo, é importante manter uma relação saudável, respeitosa e amigável.

Você já ouviu falar que, para uma equipe crescer e atingir suas metas, é preciso fazê-la se sentir importante? Pois é, ter um relacionamento mais estreito e tratar as pessoas que trabalham com você de forma mais próxima cria empatia e sensação de bem-estar.

Faça com que a equipe goste de você

Ninguém segue a liderança de uma pessoa que não desperta interesse ou que seja difícil de conviver. Para que seus colaboradores possam ser influenciados, você deve fazer com que eles gostem de você e admirem a maneira como lidera.

Para isso, você deve ser sempre gentil, mas mantendo o nível de profissionalismo, principalmente na hora de tomar decisões. Mantenha sua postura, sendo sempre agradável, dinâmico e alegre, pois, assim, você causará boa impressão e gerará encantamento.

Conheça seus parceiros

Um bom influenciador conhece seus colaboradores. Ele fica atento às necessidades e sonhos de cada um, aprendendo não apenas como os funcionários são no âmbito profissional, mas também como eles são como seres humanos.

A influência pode ser a chave para o sucesso, por isso, é mais importante que você seja um influenciador do que uma autoridade, já que o caminho para um trabalho coletivo é se tornar um exemplo para a equipe.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a ficar por dentro do assunto!

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *