reposicionamento-de-carreira.jpeg

Reposicionamento de carreira: quando aproveitar uma boa oportunidade?

Estabelecer-se em um ramo profissional não é tarefa simples. Menos ainda quando já se tem experiência em uma determinada área e a opção é pela busca de novos horizontes. O reposicionamento de carreira é uma alternativa para muitas pessoas que buscam trilhar suas próprias trajetórias depois de anos participando de projetos empresariais ou familiares.

Para realizar esse movimento com segurança e sucesso, é fundamental ter atenção a alguns fatores determinantes para o reposicionamento profissional, especialmente quando ele é praticado por alguém que obteve destaque em um determinado setor e procura uma nova opção de trabalho por meio dos conhecimentos adquiridos.

Em um cenário de instabilidade econômica, é preciso ter muita atenção aos movimentos do mercado de trabalho. Por esse motivo, vale a pena conferir algumas dicas para ter sucesso em uma nova profissão.

Conte com ajuda especializada

É comum muitas pessoas terem dificuldades em fixar metas quando optam pelo reposicionamento de carreira. Uma maneira de evitar essa situação é por meio de uma consultoria especializada, que oferece o suporte necessário para analisar e colocar em prática as ações perfeitas para ter êxito em outra atividade profissional.

Compreender as tendências do mercado é imprescindível para aumentar as chances de atingir uma posição de destaque. Essa iniciativa se torna mais simples com o apoio de profissionais que acompanham o mundo corporativo de forma atenta.

O conhecimento é um fator que propicia a você se diferenciar dos concorrentes. Isso prova como uma consultoria pode ser útil para a mudança de profissão, se for feita de forma mais consciente e estratégica.

Conheça a si mesmo

Definir um novo caminho é uma decisão importante, não apenas para a sua carreira, mas também para a sua vida. O reposicionamento de carreira exige que, em primeiro lugar, você conheça a si mesmo.

Tenha em mente as suas virtudes e fragilidades, especialmente com a bagagem adquirida. Essa postura vai ajudá-lo a ter mais resiliência no trabalho, o que possibilita praticar a empatia e a conquistar o reconhecimento dos colegas.

Descubra seu caminho

É comum que um profissional com carreira sólida em uma determinada área queira buscar novos desafios, mas sem ter certeza sobre o mercado ideal. É uma decisão importante e que precisa ser bem calculada, levando em consideração as pretensões profissionais, habilidades e a inserção desse perfil dentro do que o mundo corporativo pede.

Adéque o currículo à nova realidade

A mudança de carreira também repercute no currículo. Em outras palavras, é necessário criar um documento de apresentação profissional que indique as suas capacitações para o novo trabalho.

Jamais cometa o erro de montar o currículo com as mesmas informações da carreira anterior. Por exemplo, um jornalista larga a profissão para atuar como analista de marketing digital. Nesse caso, é preciso mencionar as habilidades para ocupar uma vaga no cargo desejado.

Se não adotar esse procedimento, os recrutadores descartarão o seu currículo. Procure montar um documento que indique o seu potencial para exercer a nova profissão de forma clara e objetiva.

Também é importante que você busque mostrar suas novas aspirações nas redes sociais. No LinkedIn, o ideal é citar os cursos realizados e as qualificações conquistadas para conseguir uma posição de destaque em uma carreira diferente.

Mantenha-se atualizado

Mesmo que você esteja buscando um ramo profissional com bastante similaridade com a sua trajetória profissional anterior, lembre-se de que qualquer mudança requer a busca por novos conhecimentos. É fundamental que você estude sobre os conceitos que passarão a ser necessários, sem esquecer de estar em forma na área em que sempre atuou.

gestão de imagem

Cuide da marca pessoal

Para quem busca iniciar uma trajetória em uma carreira autônoma — de consultoria em uma área em que tenha domínio e experiência, por exemplo —, é indispensável cultivar uma eficiente e coerente marca pessoal.

Destacar-se como um especialista em determinado assunto é uma tarefa que demanda muito esforço e pode dar um ótimo resultado no reposicionamento profissional.

Valorize a comunicação

Estabelecer-se em um novo segmento, ainda que a sua experiência profissional te credencie a isso, é uma missão árdua. Você precisa valer-se das ferramentas que estiverem ao seu alcance. Comunicar-se com seus clientes em potencial e se estabelecer como autoridade em um assunto são metas que podem ser atingidas por um blog ou pelo uso correto das redes sociais.

Outra medida para aumentar as chances de sucesso com o reposicionamento profissional é reconhecer a importância da oratória. Muitos profissionais têm bastante conhecimento, mas enfrentam dificuldades de apresentar as ideias de maneira clara e objetiva quando participam de uma entrevista, reunião ou apresentação.

Ao fazer uma capacitação com foco em desenvolver a comunicação oral, você vai conhecer recursos valiosos para se expressar de maneira mais segura. Isso contribuirá para aumentar a sua autoconfiança e a capacidade de convencimento.

Tenha foco no networking

Para os que desejam trabalhar em uma nova profissão, participar de eventos (palestras, seminários, treinamentos etc.) é uma excelente forma de construir uma rede de contatos, também conhecida como networking.

interação com colegas de carreira consiste em uma prática inteligente para expandir a empregabilidade, porque é uma alternativa para ficar informado sobre os processos seletivos realizados nas empresas.

O reposicionamento profissional exige um grande esforço em criar uma rede de relacionamento. Se você não tiver esse empenho, enfrentará muitas dificuldades de alcançar bons resultados no futuro.

Apresente-se bem

Quando buscamos o reposicionamento de carreira, precisamos vender nossos serviços novamente, buscando um espaço que ainda não está conquistado. Por isso, é necessário desenvolver uma boa apresentação de si mesmo e de seu potencial profissional em um novo ramo.

O marketing pessoal jamais pode ser deixado de lado. Cuidar da aparência e da maneira como você se comporta é uma atitude louvável para causar uma boa impressão nos recrutadores.

Esteja preparado para as entrevistas

Depois de montar o novo currículo e de exercer o networking, você foi convidado para uma entrevista de emprego. Para não perder a oportunidade de conseguir o reposicionamento profissional, é recomendado se preparar para mostrar firmeza e segurança aos recrutadores.

Além da aparência e do comportamento, é preciso ter um conteúdo que desperte o interesse dos entrevistadores. Mostre que está informado sobre as ações da empresa e indique como pode contribuir para os resultados serem mais expressivos.

O reposicionamento de carreira consiste na busca por novos desafios. Sua aplicação, no entanto, requer um ótimo planejamento, atento a vários detalhes que envolvem uma análise do seu perfil e dos objetivos que pretende alcançar. Não prestar atenção a esses aspectos pode fazer um profissional cometer erros, que podem afetar a imagem profissional e a reputação.

Por isso, vale a pena conhecer os serviços da PD Gestão de Imagem e Carreira. Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo a obter o tão sonhado sucesso profissional.

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] A verdade é que por mais que essas pessoas tenham sido extremamente competentes em suas devidas áreas de atuação todas elas passaram por fases de tentativa e erro até encontrarem o caminho do sucesso. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *