reposicionamento-de-carreira.jpeg

Reposicionamento de carreira: quando aproveitar uma boa oportunidade?

Estabelecer-se em um ramo profissional não é tarefa simples. Menos ainda quando já se tem experiência em uma determinada área e a opção é pela busca de novos horizontes.

O reposicionamento profissional é uma prática comum para muitas pessoas que buscam trilhar suas próprias trajetórias depois de anos dando suporte a projetos empresariais ou familiares.

Para realizar esse movimento com segurança e sucesso, é fundamental ter atenção a alguns fatores determinantes para o reposicionamento de carreira, especialmente quando ele é praticado por alguém que obteve destaque em uma determinada atividade e busca posicionamento profissional com conhecimentos acumulados.

Confira algumas dicas para realizar o reposicionamento de carreira.

Conheça a si mesmo

Definir um novo caminho é uma decisão importante não apenas para a sua carreira, mas também para a sua vida. O reposicionamento profissional requer que, em primeiro lugar, você conheça a si mesmo. Tenha em mente suas virtudes e suas fragilidades, especialmente com a bagagem adquirida.

Descubra seu caminho

É muito comum que um profissional com carreira sólida em uma determinada área queira buscar novos desafios, mas sem ter certeza sobre o mercado ideal. É uma decisão importante e que precisa ser bem calculada, levando em consideração as pretensões profissionais, habilidades e a inserção desse perfil dentro do que o mercado pede.

Mantenha-se atualizado

Mesmo que você esteja buscando um ramo profissional com bastante similaridade com a sua trajetória profissional anterior, lembre-se que qualquer mudança requer a busca por novos conhecimentos. É fundamental que você estude sobre os conceitos que passarão a ser necessários sem esquecer de estar em forma na área em que você sempre atuou.

Cuide da marca pessoal

Para quem busca iniciar uma trajetória em uma carreira autônoma — de consultoria em uma área em que tenha domínio e experiência profissional, por exemplo —, é fundamental cultivar uma eficiente e coerente marca pessoal. Destacar-se como um especialista em determinado assunto é uma tarefa que requer trabalho qualificado e pode dar muito resultado no reposicionamento de carreira.

Valorize a comunicação

Estabelecer-se em uma nova área, ainda que a sua experiência profissional te credencie a isso, é uma tarefa árdua e você precisa valer-se das ferramentas que estiverem ao seu alcance. Comunicar-se com seus clientes em potencial e se estabelecer como autoridade em um assunto são metas que podem ser atingidas através de um blog ou mesmo de um uso adequado das redes sociais.

Apresente-se bem

Quando buscamos o reposicionamento de carreira, precisamos vender nossos serviços novamente, buscar um espaço que ainda não está conquistado. Por isso, é fundamental desenvolver uma boa apresentação de si mesmo e de seu potencial profissional em um novo ramo. Técnicas de linguagem corporal podem ser uma ótima pedida.

O reposicionamento de carreira é uma ótima oportunidade na busca por novos desafios. Sua aplicação, no entanto, requer um ótimo planejamento, atento a vários detalhes que envolvem uma análise do seu perfil e dos objetivos que você pretende alcançar. Não prestar a atenção a esses aspectos pode fazer um profissional cometer os erros mais comuns do planejamento de carreira.

Se você gostou desse post e quer saber mais sobre gestão de imagem e carreira, assine a nossa newsletter e receba um material exclusivo por e-mail. Fique tranquilo, nós não enviamos spam.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *