como se destacar no mercado de trabalho

5 dicas sobre como se destacar no mercado de trabalho

Com a alta competitividade presente no ambiente corporativo, é necessário ter muito mais que domínio de técnicas para garantir o seu crescimento profissional e ter maior prestígio no emprego. Sendo assim, é fundamental saber como se destacar no mercado de trabalho para ter sucesso na carreira.

Só que, para atingir esse objetivo, você poderá enfrentar rotas fora de sua zona de conforto. No entanto, tudo isso servirá para que você mostre seu diferencial competitivo e prove que não é apenas mais um profissional liberal comum em meio a tantos.

Sabendo disso, preparamos um post especial com as principais dicas para você se diferenciar da concorrência e ganhar muito destaque no ambiente profissional. Quer saber como? Então, continue a leitura e confira!

1. Defina objetivos

Para que você alcance sucesso na carreira e se destaque no mercado de trabalho, é fundamental definir os seus principais objetivos. No entanto, é preciso ser realista e estipular metas profissionais tangíveis e desafiadoras, além de entender que o propósito de determiná-las é aprender a programar ações que ajudem nessa missão.

2. Mantenha o foco

Para atingir o objetivo de como se destacar no mercado de trabalho, é preciso ser totalmente comprometido com seus ideais e propósitos, que devem estar alinhados e nunca se desviarem da trajetória projetada. É totalmente normal encontrar alguns obstáculos pelo caminho, mas com muito foco e determinação você conseguirá superar seus próprios limites e atingir os seus objetivos profissionais.

3. Trabalhe seus pontos fortes e fracos

É fundamental que um profissional liberal saiba identificar seus pontos fortes e fracos. Afinal, essa capacidade faz com que ele tenha plena consciência de suas competências e capacitações.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Sendo assim, é recomendado melhorar o marketing pessoal enquanto administra as deficiências. Para tanto, defina quais áreas e habilidades pessoais ou técnicas você precisa de fato melhorar e aprenda a se destacar.

4. Exerça uma boa comunicação

Em alguns momentos da vida, você vai precisar falar em público, principalmente no caso da profissão liberal. Afinal, a comunicação é fundamental para o aprendizado constante, a troca de experiências e o crescimento pessoal. Para o mercado de trabalho, comunicar-se significa ouvir bem, entender as mensagens e saber falar no tempo e do jeito certo. Portanto, comece a treinar e aprenda a se comunicar o quanto antes.

5. Esteja sempre atualizado

Na maioria das vezes, os temas valorizados pelo mercado de trabalho são bem diferentes dos assuntos comuns. Portanto, estar atualizado significa saber o que acontece no mundo, escolhendo fontes corretas e confiáveis.

Além disso, estar atualizado tem a ver com inovação, tecnologia e interesses. Conforme vamos crescendo, nossos interesses mudam, dependendo da profissão escolhida e do círculo de amizade que criamos. Então, aproveitar a internet para se atualizar por meio de blogs, vídeos e sites de notícias que abordam os assuntos do seu interesse são as melhores opções.

Podemos notar neste post que quem fica estagnado e não investe em si mesmo para melhorar a carreira acaba ficando para trás e não consegue atingir o objetivo de como se destacar no mercado de trabalho. Portanto, invista em você e procure desenvolver suas habilidades e competências para se tornar um grande profissional liberal. O caminho do sucesso pode não ser fácil, mas é bastante recompensador.

E aí, gostou de saber como se destacar no mercado de trabalho e se tornar um ótimo profissional liberal? Quer conhecer as principais habilidades do futuro que vão fazer a diferença no mundo corporativo? Então, aproveite que está por aqui e leia o post “Confira 4 habilidades do futuro que vão fazer a diferença no mercado”!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *