Entenda as diferenças entre personal branding e marketing pessoal

270707-estender-500-entenda-as-diferencas-entre-personal-branding-e-marketing-pessoal

O gerenciamento de carreira é essencial para os profissionais que almejam se tornar referência no mercado em que atuam. Nesse contexto, entender as diferenças entre personal branding e marketing pessoal é imprescindível para adotar as estratégias certas para impulsionar a sua imagem, características e vida profissional.

Cuidar da sua imagem e a forma como você desenvolve as suas potencialidades ajuda a construir uma boa reputação — fator indispensável para conquistar a preferência e fidelidade do seu público-alvo.

Para tanto, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis e que ajudam nesse processo. Quer saber como? Confira, abaixo, quais são as diferenças entre branding pessoal e marketing pessoal, e como aplicar esses conceitos de maneira assertiva e equilibrada!

O que é branding pessoal?

O termo branding pessoal, também conhecido como gestão da marca pessoal, tem a ver com a sua autenticidade, ou seja, tudo aquilo que você tem de único e mais pessoal e a maneira como você extrai e dispõe o seu melhor a partir disso.

Um  exemplo atual de branding pessoal de sucesso é a cantora brasileira Anitta, que contrariou aqueles que acharam que ela faria sucesso apenas com uma música de funk, quando, na verdade, ela se estabeleceu no mercado nacional e segue desbravando o cenário internacional nos mais diversos ritmos musicais.

Para isso, a cantora passou por um processo de autoconhecimento e definiu a que veio, demonstrando autenticidade tanto em cima do palco quanto nas redes sociais e conferências das quais participa.

A artista acrescenta valor à sua marca pessoal ao se comunicar de maneira clara por mensagens e músicas, além de ter autoridade e educação no seu mercado de trabalho, visto que reconhece os preconceitos voltados para o gênero do funk e busca neutralizá-los com ações  que influenciem positivamente os demais cantores do ramo e os preconceituosos, a fim de abrir caminhos para sua própria atuação e marca.

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal são as ações e estratégias guiadas por um planejamento que o ajudarão a se colocar no mercado de uma maneira mais eficaz e exitosa a fim de atingir um determinado objetivo.

A diferença para o branding pessoal é que essas ações independem de suas características pessoais e podem ser planejadas mais pelo interesse do público do que à potência de sua marca pessoal — se pensarmos novamente nos artistas veremos que muito deles são direcionados mais por interesses comerciais do que originalidade, por exemplo.

Pelo fato do marketing pessoal não depender de questões subjetivas, esse conceito ainda é confundido com publicidade barata e propaganda arrogante de feitos pessoais, o que não representa o que estamos explicando aqui.

O marketing pessoal funciona melhor quando é alinhado com o branding pessoal e no próximo tópico você entenderá como funciona a junção de ambos os conceitos.

Como se beneficiar de ambas as formas?

Você já deve ter percebido que ambos os conceitos não estão muito distantes um do outro e que, na verdade, juntos, podem se ajudar e alavancar o melhor de cada um.

Conforme dissemos ao final do primeiro tópico, o marketing pessoal pode ser a trilha ou o alicerce pelo qual a marca pessoal é “domada” ou “potencializada”. Conhecendo sua própria forma de atuação e como tirar o melhor proveito disso você pode:

  • encontrar a maneira mais eficiente de comunicar quem você é e o que faz;
  • melhorar seu poder pessoal, construindo conexões mais assertivas com as pessoas gerando novas oportunidades;
  • liderando a si mesmo será capaz de liderar outros melhorando seu desempenho profissional de uma forma geral.

Existem ainda os profissionais especializados em gestão de imagem e carreira que podem te ajudar amplamente nesse processo. Se você sente que pode trabalhar melhor seu branding pessoal e seu marketing não deixe de cogitar essa possibilidade.

Como melhorar o seu branding pessoal?

O desenvolvimento do seu branding requer o uso de estratégias para que você crie valor diante do seu público, confira algumas delas a seguir.

Entenda o seu nicho e público

Não basta ser apaixonado por aquilo que você faz, para se conectar com as pessoas é imprescindível entender bem o seu nicho e público. Portanto, pesquise sobre o mercado de atuação e  quem é o público-alvo, o que lhe permite ajustar as suas competências de acordo com as necessidades percebidas na área.

A partir dessas respostas, você saberá exatamente com quem está falando e, logo que tipo de mensagem deve transmitir a essas pessoas.

Compreenda o seu meio de comunicação

Tão importante quanto a mensagem a ser levada ao seu público é a forma como ela será transmitida. É preciso que você olhe para as suas habilidades e competências e identifique em qual meio de comunicação pode se dar melhor.

Se você costuma escrever bem, a sua principal ferramenta de expressão é a escrita. Mas, se sente à vontade diante das câmeras, use vídeos. Enquanto quem é tímido pode apostar em podcasts, por exemplo.

Use conteúdo em vídeo ao seu favor

YouTube é considerado a segunda ferramenta de pesquisas mais popular do mundo, ficando atrás apenas do Google. A plataforma reúne bilhões de usuários que assistem a incontáveis horas de vídeos diariamente.

Inclusive, a tendência é que o consumo de conteúdos em vídeo seja maior do que os outros formatos nos próximos anos, o que se dá devido ao aumento do uso de aparelhos mobile e da rotina corrida entre as pessoas, que preferências os vídeos por ter um formato mais prático de acessar.

Sendo assim, se você ainda não está presente no YouTube, comece a criar o seu canal agora mesmo, personalizando-o de acordo com a sua identidade. Tenham em mente que o público deve reconhecer a sua marca a partir no design do espaço e no próprio conteúdo.

Pensando nisso, elabore um planejamento visual e produza conteúdos relevantes, que estejam em harmonia com o propósito e valor da sua marca pessoal.

Esteja presente nas redes sociais

Na configuração da sociedade atual, as redes sociais estão entre os canais mais importantes para divulgar o seu branding. Essas plataformas oferecem diversas oportunidades de captação de clientes, além de permitir que você construa um relacionamento próximo e duradouro com o público.

A sua entrada nas redes sociais sob uma perspectiva profissional também necessita de um planejamento. É possível criar páginas que reforcem a sua identidade visual e conceitual, e fazer post escritos e em vídeo que estimulem o engajamento dos seus seguidores. Isso não significa utilizar esses canais para fazer propagando do seu serviço o tempo todo, mas sim transmitir os seus valores, de modo que os seguidores os reconhecem e se interessem pelo produto final.

Com esse conjunto de estratégias, você pode estabelecer e reforçar o seu branding pessoal, criando uma reputação positiva perante o seu nicho de atuação e ampliando a sua rede de contatos, o que gera novas oportunidades de negócios.

Gostou desse post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como trabalhar o seu branding pessoal e ser bem-sucedido!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.