No mundo do trabalho, é importante demonstrar aspectos de diferenciação de carreira. Mas o que é isso? É tudo aquilo que faz com que alguém seja a pessoa ideal para assumir determinado cargo, oferecer assessoria ou ser considerada especialista em uma área.
Uma ferramenta que permite o reconhecimento dos diferenciais profissionais é a proposta de valor. Quanto melhor você consegue demonstrar o valor do seu trabalho, mais chances tem de ser escolhido por empresas ou clientes para executar determinado projeto.
Quer aprender a trabalhar sua proposta de valor e usá-la para se destacar dos demais? Então, continue a leitura e mãos à obra!
O que é uma proposta de valor?
Vamos começar pela definição desse conceito, pois você precisa entender o que é uma proposta de valor para conseguir elaborá-la
O termo se refere à promessa que você faz a quem busca os seus serviços. Quando entram em contato com você, os potenciais clientes precisam entender com clareza:
- como seu produto/serviço resolve o que eles precisam;
- os benefícios comprovados daquilo que você oferece (principalmente relativos à otimização de tempo, economia ou lucro e garantia de bem-estar);
- por que fazer negócio com você será melhor do que com outros.
Por que é importante ter uma proposta de valor?
Quando se trata de trabalho, sabemos que a concorrência é um grande obstáculo. Você já parou para pensar no número de pessoas que oferecem exatamente os mesmos serviços que você? Se você atua como profissional liberal, por exemplo, lidar com a concorrência é uma situação ainda mais evidente na sua vida.
Assim, para ter êxito e conseguir viver do seu trabalho, você precisa mostrar aos clientes que é diferenciado, ou seja, precisa agregar valores e vantagens que levem as pessoas a preferirem você em vez dos seus concorrentes.
Como definir uma proposta desse tipo?
Para conquistar as pessoas e transformá-las em clientes, você tem que convencê-las de que é a melhor escolha para ajudá-las. Para efetivar isso, é fundamental posicionar bem sua imagem e falar com quem realmente está predisposto a fazer negócio com você.
Seu posicionamento profissional pode ser determinado a partir de características como:
- um atributo — algo que só você (ou que você entre poucos) tem, por exemplo, “o único profissional da cidade que oferece este serviço”;
- um benefício — algo em seu serviço que seja comprovadamente melhor que dos outros, como “100% das pessoas orientadas alcançaram seus objetivos”;
- um determinado público, de forma a atrair clientes qualificados e fiéis — “assessoria exclusiva a profissionais da saúde”;
- o preço e a qualidade — demonstrar que a qualidade do seu trabalho vale o preço a ser pagado: “serviço certificado pelo órgão X” ou “profissional premiado pela instituição Y”.
Outro quesito importante para sua proposta de valor é o preço daquilo que você oferece. Em uma pesquisa, a Fecomércio do RJ descobriu que, para mais de 80% das pessoas, é o preço que influencia a decisão de compra. Assim, sua proposta deve deixar claro ao cliente se ele:
- pagará mais do que o normal, porém terá mais vantagens;
- pagará o valor padrão, mas ganhará além do que é normalmente oferecido;
- pagará menos, mas assim mesmo ganhará o que comumente é oferecido;
- ganhará menos, mas também pagará um valor bem mais baixo.
Sobre o preço, vale ainda pensar em diferentes formas de cobrar pelo que você oferece, visando deixar seu trabalho acessível a diferentes perfis. Assim, estabeleça de dois a três tipos de planos de serviços — um mais econômico, um padrão e um mais caro.
Como minha proposta leva a uma diferenciação de carreira?
Após definir os aspectos comentados no tópico acima, você precisa deixá-los explícitos na sua proposta de valor.
Portanto, é importante abordar esses pontos ao conversar com seus clientes e também na hora de planejar seu marketing e publicidade. Assim, você conseguirá estabelecer sua identidade profissional e demonstrará, com mais precisão, quais características o destacam profissionalmente.
Pronto para elaborar sua proposta de valor? Aproveite as informações deste texto e demonstre às pessoas que a diferenciação de carreira faz de você um grande profissional!
Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o tema? Experiências para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!