A liderança é uma característica muito importante para uma marca pessoal, assim como é para os trabalhos executivos. Uma prova disso é o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Antes de ascender à presidência em 2017, ele já era um líder importante, mas para o mundo dos negócios com seus empreendimentos milionários.
Desde então muito aconteceu e a imagem pessoal de Trump se desgastou. O que mudou, além da entrada na política? A principal diferença é a falta de um coaching de liderança para continuar desenvolvendo a autoridade do atual presidente americano. Afinal, não existe o “líder nato”, pois, essa é uma característica que pode ser desenvolvida assim como outras habilidades.
Ficou interessado e quer saber mais sobre coaching para líderes? Então, está no post certo. Boa leitura!
O que faz um coaching de liderança?
Basicamente, o coaching de liderança ajuda seus clientes a se tornarem bons líderes — seja para gestão de um negócio, seja para atuação pontual de projetos. Isso quer dizer que será esse profissional vai:
- avaliar suas características;
- identificar pontos de qualidade e de melhoria;
- aplicar técnicas de feedback positivo;
- traçar planos colaborativos de crescimento;
- auxiliar na execução das estratégias de desenvolvimento;
- estabelecer boas práticas para garantir a continuidade do autodesenvolvimento do, agora, líder.
É importante deixar claro que o coaching de liderança não é uma forma de terapia e nem se trata apenas de instigar a motivação. Um líder é formado por um conjunto de vários conhecimentos e técnicas que são desenvolvidas em um plano de ação para o coachee.
Quais os benefícios de contratar esse profissional?
Além do desenvolvimento de habilidades específicas para liderança, o coaching ajuda a desenvolver uma imagem pessoal mais equilibrada e orientada para seus objetivos. Afinal, a empatia é um fator muito importante para líderes business, empreendedores, gestores de pequenas e médias empresas ou um professor.
Em outras palavras, qualquer pessoa se beneficia do exercício da empatia e, além disso, ela é necessária para o nosso convívio em sociedade e grupos. Outras vantagens são:
- melhoria na comunicação e oratória;
- alcançar autodesenvolvimento;
- tornar-se resiliente nos negócios;
- aumento da produtividade das equipes lideradas;
- maior retenção de talentos;
- melhor desenvolvimento interpessoal;
- ganho de postura pró-ativa;
- inteligência emocional voltada para resolução de conflitos.
Em quais situações ele pode ajudar?
O coaching de liderança pode trabalhar de maneira pontual, ajudando a desenvolver pequenas estratégias e voltadas para questões específicas. Às vezes a gestão de conflitos pode ser necessária, já desenvolvendo técnicas duradouras para sustentabilidade do clima organizacional. Outra situação é o treinamento de uma nova equipe, podendo desenvolver técnicas de engajamento e integração, criando união entre os colaboradores.
De maneira resumida, um coaching de liderança pode:
- ajudar a desenvolver habilidades interpessoais, organizacionais e de gestão;
- avaliar problemas e criar planos de solução sustentável para líder e equipe;
- identificar riscos e aplicar técnicas de resolução de curto, médio e longo prazo.
Para quem ele é indicado?
Como falamos, o coaching de liderança ajuda a desenvolver diferentes áreas para alcançar excelência de gestão — tanto para sua marca pessoal quanto para sua empresa. De maneira simples, ele pode ser indicado para todos que têm interesse em ser líderes, ou seja, pessoas que:
- querem inspirar admiração;
- precisam desenvolver autoridade;
- pretendem fazer escalada executiva;
- procuram autodesenvolvimento.
É preciso dizer que, antes de falar com um coaching de liderança, é preciso que você tenha seus objetivos e plano de carreira bem claros. Assim o coach pode adequar a capacitação de acordo com suas metas pessoais, mas alinhadas com seu futuro profissional.
Confira nosso artigo para entender melhor sobre a importância do planejamento de carreira!