Enxergar-se como uma empresa, adotar estratégias de marketing e trabalhar a imagem são práticas que as marcas pessoais começaram a adotar após perceberem que dominar certas habilidades em um ramo de atuação nem sempre é o suficiente.
Saber se vender adotando estratégias de marketing é essencial para se reinventar em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente hoje, em que a maior parte das relações começa na internet.
O marketing digital é a ferramenta certa para unir essas duas necessidades: criar uma imagem positiva e se posicionar no mundo digital. Por isso, trouxemos 4 marcas pessoais que atingiram resultados incríveis na web. Veja só!
1.Thais Farage
Natural de Minas Gerais e vivendo em São Paulo, Thais Farage não tem medo de mudanças. Morou em 5 cidades diferentes, estudou Letras na UFJF, ensinou português para gringos, até que decidiu estudar cinema, o que rendeu a ela ótimas oportunidades de trabalho.
Atuou como editora, produtora de arte, assistente de direção de arte, participou da produção de comerciais, longa metragens, séries, programas de TV e construiu uma carreira sólida no cinema.
Sua trajetória de sucesso poderia acabar por aqui, mas após um tempo afogada na rotina de trabalho, ela decidiu se mudar para São Paulo e se dedicou a encontrar uma nova vocação.
Passou a escrever sobre moda no blog Petiscos, dedicou-se a aprender tudo sobre consultoria de imagem e hoje é uma autoridade nesse assunto.
Marketing digital (quase) por acaso
Começando pelo co-branding, Thais se uniu a grandes blogs e sites sobre moda, atuando como colunista sem remuneração e divulgando seu trabalho para milhares de leitores que levaria tempo para conquistar.
Atrair atenção para o blog pessoal que mantinha foi seu segundo grande acerto no marketing digital: produzir conteúdos de qualidade, levando o talento e a bagagem cultural que já carregava até as pessoas.
Outro ponto de importância em sua carreira digital foram as mídias sociais. Em 2013, lançou seu canal no YouTube, dando dicas sobre moda e estilo de forma simples e descomplicada.
Sua conta no Instagram é bem movimentada, com publicações diárias, fotos simples e espontâneas, mas bem pensadas. Por lá ela também compartilha dicas sobre consultoria de estilo, que se misturam de forma bem humanizada com sua rotina pessoal.
A última prática de marketing digital usada de forma bem despretensiosa por ela é a atenção ao público. Thais faz questão de deixar claro que atribui muito de seu sucesso na internet ao modo como interage com seus seguidores, respondendo a 99% dos comentários, dúvidas, dicas, e-mails e mensagens que recebe.
2. Irmãs Alcântara
Quando as irmãs Bárbara, Débora e Julia terminaram seus respectivos estudos em Comunicação e Design de Produto, Relações Públicas e Design Gráfico de Moda e Produto, imaginaram que a agência de comunicação fundada por elas na época seria o próximo passo para o sucesso.
Mas, em 2010, as empresas não estavam interessadas em melhorar a comunicação com seus compradores, o que era a grande proposta das meninas.
Sem saber o que fazer, lançaram um blog de moda, inspiradas nas it-girls estrangeiras que já disseminavam o street style em Nova York. Assim começou uma jornada de branding e estratégias digitais que levaram o trio a fundar um negócio que rende mais de 6 dígitos.
Início no marketing de conteúdo
O primeiro passo para o sucesso foi a produção de conteúdo. O Tudo Orna trazia propostas de looks, fotos bem pensadas e tendências do que estava acontecendo na moda.
A falta de visibilidade do blog as levou ao seu segundo acerto: entender melhor as táticas da SEO, monetização e networking na internet. As melhorias atraíram o patrocínio da Vivara e a famosa marca de cosméticos NYX.
Daí para frente, com seguidoras e um público engajado, elas lançaram mais três produtos: o Tudo Orna Café, um lugar em Curituba para reuniões de negócios e trabalho remoto; uma marca de acessórios Orna, que valoriza o trabalho de produtores locais; e o mais recente projeto, o Efeito Orna, um curso focado em branding, posicionamento digital, mídias digitais e produção de conteúdo.
3. Nathalia Arcuri
Talvez você já tenha visto o canal Me Poupe no YouTube, em que Nathalia Arcuri oferece informações bem didáticas sobre um assunto polêmico: investimentos.
A jornalista sempre se interessou pelo tema, mas percebeu que existia uma barreira entre o que os livros explicavam e uma boa didática. Então, resolveu ela mesma fazer a tradução que o assunto parecia necessitar.
Da televisão para a internet
Quando percebeu que levava jeito para falar sobre investimentos, Nathalia — que já trabalhava na televisão — tentou inserir o conteúdo na programação aberta.
Depois de vários “nãos”, Nath começou com o blog Me Poupe, mas logo que ganhou audiência percebeu que poderia ter um desempenho ainda melhor no YouTube. Foi aí que iniciou na plataforma e viu seus números crescerem ainda mais.
O foco da estratégia é a produção de conteúdo. São vídeos, e-books, planilhas, simuladores, podcast e muitos outros formatos de conteúdos que educam seu público de maneira fácil e aprofundada.
Para que isso tudo funcione, a equipe do Me Poupe investe em planejamento, com um calendário editorial para cada mídia social, seguido de um forte acompanhamento das métricas.
Aliás, esse é um ponto forte na marca de Nathalia Arcuri, que usa várias ferramentas de gestão digital e acompanhamento como aliadas, como o Google Analytics e o RD Station, adotando a dinâmica in-House.
4. Erico Rocha
O empreendedor de marketing digital Erico Rocha é dono de um grupo de empresas que faturou 30 milhões em 2015. Com formação em Computação, ele já tinha uma carreira muito bem-sucedida em Londres, mas seu grande sonho era empreender e ganhar mais liberdade.
Marketing digital por necessidade
O primeiro empreendimento de Erico foi uma empresa totalmente online que fornecia, por meio de assinatura, informações sobre leilões de imóveis. Quando o empreendimento fracassou, ele percebeu que precisava melhorar suas estratégias na internet.
Realizou vários cursos, incluindo o famoso Product Launch Formula, de Jeff Walker, e foi nele que percebeu como poderia ser interessante ajudar pequenas empresas a se posicionarem online.
Após negociar o licenciamento daquele mesmo curso no Brasil com Walker — e praticar co-branding —, ele lançou a Fórmula de Lançamento e dissemina estratégias de marketing digital desde então.
Hoje, tem milhões de seguidores e pratica aquilo que ensina em seus cursos: cria conteúdo relevante na internet — principalmente no YouTube —, investe na captação de e-mails, lança e-books e estabelece uma relação de confiança antes de oferecer seu produto.
Além disso, seu curso é totalmente online, o que é outra estratégia que fortalece ainda mais sua presença na rede.
Na PD Gestão de Imagem e Carreira todo o posicionamento de carreira é elaborado por meio de estratégias de marketing, estudo de personalidade, pesquisa de percepção de imagem, definição de branding, planejamento de carreira e outras diversas ferramentas que favorecem atletas, profissionais liberais, empresas e executivos.
Saiba mais sobre nosso método! Conheça nosso site e entre em contato com um consultor!