confira-5-dicas-sobre-planejamento-financeiro-para-mudanca-de-carreira.jpeg

Confira 5 dicas sobre planejamento financeiro para mudança de carreira

Muitos profissionais já pensaram em fazer uma mudança de carreira ou até mesmo abrir um negócio próprio. Só que uma das primeiras preocupações que os impedem de realizar essa transição é o dinheiro. A boa notícia é que ter um bom planejamento financeiro pode ser o pontapé inicial para acabar com todas as dores de cabeça relacionadas a esse assunto e partir para essa tão sonhada mudança de uma vez por todas.

Sendo assim, preparamos um post especial com algumas dicas para que você possa se planejar financeiramente e obter sucesso profissional nesse novo ano que está prestes a começar. Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira!

1. Livre-se das dívidas antigas

Se você não tem dívidas, está no caminho certo para começar um bom planejamento financeiro para a sua tão sonhada mudança de carreira. Mas se você está com a listinha cheia, principalmente devido à crise econômica que o país enfrenta, essa é a primeira coisa que precisará resolver para começá-la. Tentar renegociar ou parcelar valores antigos pode ser uma excelente medida para iniciar esse processo.

2. Faça uma reserva financeira antes da mudança

Ao começar uma nova carreira a tendência é que os ganhos atuais sejam muito menores que os anteriores. Portanto, procure construir, mesmo que aos poucos, uma reserva financeira especial para algumas emergências, como manutenções no carro, conserto de celular ou outro aparelho eletrônico, compra de algum medicamento necessário e gastos inesperados com veterinário. Assim, você não ficará sem dinheiro e poderá ter uma mudança muito mais tranquila e sem medos.

3. Tenha objetivos claros

Outra dica muito importante para ter um bom planejamento financeiro na mudança de carreira é traçar objetivos claros e definidos de acordo com seu grau de importância. Com isso, o consumo imediatista vai começar a perder força.

Estabeleça pelo menos um de curto, outro de médio e um de longo prazo, e analise o quanto precisará economizar mensalmente para atingir cada um deles. Dessa forma, você dará mais prioridade para as despesas que serão significativas em sua vida e evitará gastos por impulso.

4. Reavalie o seu padrão de vida

Cada pessoa tem o seu padrão de vida e a sua própria maneira de gastar e organizar o seu dinheiro. Enquanto algumas têm facilidade para poupar, outras sempre cedem às compras por impulso e ficam no vermelho antes do fim do mês.

Diante disso, é muito importante reavaliar essas questões até encontrar um equilíbrio financeiro que permita poupar ou até mesmo investir. Uma boa dica é anotar e acompanhar mensalmente suas receitas e despesas identificando, assim, algumas possibilidades de corte e os melhores potenciais de economia para o futuro.

5. Conte com a ajuda de um coaching de carreira

Um coaching pode ser uma excelente ajuda nessa fase de planejamento financeiro para mudança de carreira, sabia? Afinal, esse profissional o acompanhará em todo o processo de transição e o ajudará a identificar cada etapa dessa mudança tão importante.

Com ele, você vai descobrir habilidades, definir metas e objetivos, identificar seus pontos fortes e fracos e ainda ganhar o estímulo necessário para enfrentar os desafios financeiros e pessoais dessa mudança. Desse jeito, suas chances de sucesso ficarão cada vez mais altas

Essas são as principais dicas para ter um bom planejamento financeiro a fim de entrar no novo ano com o pé direito e uma grande mudança de carreira. No entanto, é importante saber que esse processo exige muita disciplina e comprometimento, além de ser algo que se conquista aos poucos e que não traz um retorno financeiro muito agradável no período inicial. Mas isso não é motivo para desanimar, certo? Afinal, quando se faz algo que ama, a recompensa inevitavelmente vem com o tempo. Só é preciso ter paciência.

E aí, gostou de conhecer as principais dicas para ter um bom planejamento financeiro na mudança de carreira? Conhece mais alguma ou quer expressar a sua opinião sobre o assunto? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe-a conosco!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *