branding digital

Branding digital: saiba tudo sobre o tema!

Independentemente do ramo de mercado no qual um empreendimento está inserido, o seu sucesso depende, basicamente, da maneira pela qual as pessoas, empresas e potenciais clientes observam sua marca. Por isso mesmo, aprender um pouco mais sobre o conceito de branding digital pode fazer toda a diferença.

Com o advento da internet e dos gadgets de navegação, a forma pela qual se faz marketing e merchandising precisou se adaptar, até mesmo para atender às novas demandas e necessidades de um público conectado e cada vez mais exigente. Quer descobrir como fazer isso? Então continue lendo e saiba tudo sobre o tema!

Afinal, o que é o branding digital?

Você já deve ter ouvido falar sobre o branding, que nada mais é do que o trabalho de gestão de uma marca, que é feito com o objetivo principal não apenas de torná-la mais conhecida entre o público e as outras empresas, como também de aumentar a sua reputação, gerando reações mais positivas na mente dos consumidores.

Já o branding digital, como o próprio nome já diz, consiste em utilizar os recursos da internet para realçar os pontos fortes do empreendimento, usando como base as tecnologias, plataformas e ferramentas disponíveis nos meios virtuais. Não é complexo perceber que, hoje em dia, isso é imprescindível para ter êxito.

Quais são os benefícios de apostar no branding digital?

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o conceito geral de branding e também sobre a sua vertente digital, chegou a hora de conhecer, com um pouco mais de profundidade, quais são os maiores benefícios de apostar nesse tipo de estratégia. Confira abaixo alguns exemplos interessantes.

Criação de uma identidade

Um dos principais benefícios de apostar no branding digital consiste em conseguir criar uma identidade para um negócio ou profissional, gerando uma espécie de marca pessoal. Quando usa esse tipo de estratégia, você imprime um tipo de “voz” e “tom” pelos quais a sua marca consegue se comunicar com o mundo exterior.

É possível escolher, por exemplo, entre ser mais amigável e informal, da mesma maneira que você pode ser direto e robusto, caso esse seja o mote do seu negócio. O mesmo vale para a identidade visual, que é um dos pilares do merchandising, devendo ser aplicado nos cenários digitais em cada canal de divulgação que for utilizado.

Agregação de valor à marca

Outro dos benefícios de apostar no branding digital é agregar valor à sua marca. O público virtual é, cada vez mais, antenado nesse tipo de detalhe e, via de regra, as pessoas não desejam mais consumir ou investir em profissionais ou empresas que não contem com uma imagem positiva perante a sociedade.

Com um bom branding digital, você ganha credibilidade e pode, por exemplo, bater de frente com um líder do seu segmento, mesmo tendo menos recursos para divulgação. Mais do que fazer marketing tradicional, vale apostar também no que as outras pessoas compartilham, naturalmente, sobre o seu negócio.

Aumento da visibilidade geral

Não dá para negar que, apesar de ser mais criterioso e direcionado, com intenções bem claras em gerar credibilidade e uma imagem positiva para um negócio, o branding digital também acaba por aumentar, tal qual faria o merchandising tradicional, a visibilidade geral da sua marca. E, obviamente, fazer isso é muito inteligente.

gestão de imagem

Marcar presença em diversos canais, sobretudo os que estão sediados no ambiente digital, faz com que empresas e clientes possam encontrá-lo mais facilmente, sobretudo se as suas estratégias e ações deixarem claro que você está alinhado com as propostas de valor e personalidade que o seu mercado exige.

Como ter um excelente branding digital?

Agora que você já entendeu o conceito de branding digital e descobriu algumas das vantagens de aplicar essa estratégia para o seu empreendimento, chegou a hora de partir para a ação e conhecer algumas dicas práticas para conseguir sucesso nesse desafio. Veja abaixo algumas delas!

Aposte na criação de um site

Não dá para falar em qualquer tipo de estratégia digital sem falar de um website, não é mesmo? Afinal, esse é o seu endereço oficial na internet e ajuda a fazer com que qualquer carreira ou empresa tenha muito mais credibilidade. Acertar nesse quesito, portanto, é extremamente importante.

A página deve, além de ser moderna e intuitiva, transmitir toda a essência de sua marca, dentro dos parâmetros estabelecidos de comunicação visual. Também é muito importante que tudo seja original e, especialmente, responsivo a telas pequenas, em tempos nos quais a grande maioria das pessoas navega por meio de smartphones.

Utilize o poder das redes sociais

Também é impossível falar de internet e estratégias de divulgação atuais sem citar o poder das redes sociais. Esse tipo de mídia faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas ao redor do mundo e, com uma boa utilização das suas potencialidades, é perfeitamente possível obter resultados consistentes e vantajosos.

No Brasil, as opções mais utilizadas são, em geral, o Instagram, Facebook e o Twitter. Caso você não tenha muita experiência nesse aspecto, se ater a essas alternativas pode ser uma boa ideia inicial. Não se esqueça também dos anúncios pagos, que marcam presença e atingem justamente as pessoas que você deseja. 

Desenvolva conteúdos atraentes

Por fim, não dá para fazer um bom branding digital sem conteúdos atraentes. Não interessa se você quer trabalhar pelas redes sociais, pelo seu site ou mesmo por envio de e-mails: o que faz a diferença é você entregar algo que o seu público-alvo esteja buscando, sempre mantendo a sintonia com a sua marca.

Outra boa ideia pode ser a criação de uma espécie de blog institucional com artigos, vídeos ou e-books. Essas ações ajudam a aumentar a sua autoridade no mundo online e contribui para uma boa disseminação da sua marca entre os consumidores ou demais empresas, principalmente em longo prazo.

Seguindo essas dicas, você estará pronto para um excelente branding digital. E, caso você queira dar um salto na sua carreira, conte com a ajuda profissional da PDI para reforçar a sua marca pessoal!

Gostou de aprender sobre branding digital? Então não deixe de compartilhar livremente este conteúdo em suas redes sociais!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *