A relação entre transição de carreira e saúde mental

A mudança profissional pode ser uma influência positiva no seu bem-estar mental. Pode ajudá-lo a obter uma nova visão de sua vida e até mesmo a romper com comportamentos que não lhe servem mais. Isso se dá ao fato de você estar começando algo novo, rompendo com os padrões e dando espaço a novos começos. Você tem a chance de sair da rotina. Você também ganha perspectivas fortalecedoras sobre seus talentos e habilidades.

Para aproveitar ao máximo a experiência, porém, é importante reconhecer que a mudança também pode ser difícil. Do ponto de vista da saúde mental, você pode achar que o processo é um gerador de ansiedade. Também não é incomum experimentar uma quantidade significativa de estresse no local de trabalho. De fato, um estudo descobriu que cerca de metade de Millennials deixou o emprego por motivos de saúde mental. Isso tem o potencial de ser potencializado por um novo ambiente, pessoas e pressões.

Então, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras pelas quais você pode proteger seu bem-estar mental ao fazer a transição para uma nova carreira potencialmente enriquecedora.

Entender os desafios

Sua primeira consideração deve ser direcionada para obter uma melhor compreensão do potencial de dificuldades. Tal como acontece com muitas outras coisas, o conhecimento pode ser a chave para o sucesso. Geralmente, há uma maior conscientização sobre os desafios da saúde mental, principalmente entre os Millennials. No entanto, muitas vezes você terá a melhor percepção de como seu conjunto único de sintomas e sensibilidades pode ser afetado por uma mudança de carreira.

Pode ser uma boa ideia começar com seus gatilhos em novas circunstâncias. Isso pode ser especialmente relevante se você sentir ansiedade ou depressão. Embora essas sejam duas condições muito diferentes, pode haver sintomas cruzados – uma também pode causar aspectos da outra. Considerar quais sintomas de cada um você tende a experimentar e quais circunstâncias e ambientes os influenciam pode ser a chave para gerenciá-los. Pense em como o processo de mudança, as primeiras interações com os colegas e até mesmo um novo espaço podem afetar seu bem-estar mental.

Esta não é uma atividade que deve induzir ou exacerbar os sintomas. Em vez disso, trata-se de obter um entendimento para capacitá-lo a responder da melhor maneira possível. Sempre haverá elementos inesperados com um novo emprego. Mas obter uma visão clara daqueles que você pode prever pode servir para aliviar sua carga geral. Esse conhecimento lhe dá um certo controle sobre circunstâncias incomuns. Isso por si só pode reduzir o potencial de você experimentar sintomas de ansiedade ou depressão.

Tenha Expectativas Realistas

Frequentemente, o inimigo de manter o bem-estar mental durante uma transição de carreira é forçar suas próprias expectativas elevadas para si mesmo. É natural que você queira impressionar seus novos colegas e chefes. Você pode até estar experimentando uma certa quantidade de síndrome do impostor e tentar provar a si mesmo. Mas ir longe demais pode ser uma receita para o estresse. Assim como para proteger seu bem-estar mental em qualquer desafio monumental, você precisa manter uma perspectiva realista.

Cuidadosamente – e gentilmente – considere quais são suas capacidades. Todos nós temos limites e eles não são nada para se envergonhar. Eles ajudam a evitar que você se queime. Sua transição de carreira pode ser impulsionada ao entender onde estão seus pontos fortes e saber onde você pode forçar sua zona de conforto. Mas isso também requer moderação. Você precisa ser realista sobre onde seus pontos fortes têm mais impacto e onde ultrapassar os limites se torna tóxico. De fato, é desaconselhável ir a extremos ao ingressar em uma organização, pois isso pode afetar seu bem-estar e ser contrário aos principais valores culturais da empresa. Dê um passo para trás.

Também é importante gerenciar seus sintomas usando informações e diagnósticos médicos legítimos. O começo no seu novo emprego é o momento perfeito para conversar com seu gerente sobre as expectativas dele. Discuta as metas de seus primeiros dias e semanas, bem como seu impacto geral. Muitas vezes, você descobrirá que as expectativas deles são muito mais baixas do que você colocaria em si mesmo. Essa abordagem fornece o conhecimento para ajustar suas atividades para se destacar de maneira segura e mentalmente saudável.

Prepare seus mecanismos

Suas percepções sobre sua condição não são apenas úteis para prever possíveis áreas de desafio. Também é provável que você tenha ideias sobre quais ações e recursos podem ajudá-lo a lidar melhor. A transição para uma nova carreira provavelmente será repleta de atividades, deixando pouco espaço para você responder quando enfrentar dificuldades. Assim, vale a pena preparar com antecedência os componentes necessários para que seus mecanismos sejam eficazes.

 Isso pode envolver simplesmente conversar com sua família e amigos próximos sobre suas necessidades em potencial. Eles já devem saber que uma transição de carreira pode ser difícil para você. Mas é para o seu bem-estar, tanto quanto para a informação deles, que você deve conversar com eles sobre isso. Discuta o que eles podem fazer para ajudá-lo, mesmo que isso seja apenas fornecer um ambiente tranquilo para voltar para casa se o seu dia estiver cansativo. Se você estiver se mudando para uma nova cidade como parte de seu trabalho, isso pode incluir combinar com um amigo ou conselheiro para estar disponível para um telefonema quando você chegar.

Conclusão

Mudar de carreira pode ser enriquecedor e desafiador. Para proteger seu bem-estar mental, é importante fazer um balanço de quais áreas podem representar obstáculos para você. Lembre-se de definir expectativas realistas para o seu início na posição e abrir espaço para preparar todos os recursos que você acha que pode precisar durante a transição. Nem sempre será fácil. Mas com algum foco, você pode se colocar em uma boa posição para realmente prosperar.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.