O que é o círculo dourado e como ele ajuda a definir seu propósito?

E se você lembrasse do seu propósito toda vez que a desmotivação com a vida profissional surgisse? É justamente dentro desse contexto que entra o círculo dourado, um conceito apresentado pelo palestrante TED, Simon Senek, em 2009, que incentiva as pessoas a buscarem o ‘’porquê’’, antes de qualquer coisa.

Afinal de contas, a motivação é parte fundamental da produtividade e sucesso rumo ao cumprimento de metas e objetivos — pesquisas realizadas pela Right Management mostram que colaboradores motivados podem produzir até 50% mais. Quando não temos um propósito, que é a razão por trás de todo esforço investido, é fácil se desmotivar, o que atrapalha a busca por um melhor posicionamento de carreira. 

Então, quer entender como o círculo dourado interfere nisso e pode ajudar na identificação da essência individual, que dá sentido à sua carreira? Continue conosco e descubra!

O que é o círculo dourado e como ele ajuda na carreira profissional?

Conforme mencionado, o círculo dourado foi apresentado por Simon Senek, e trata-se de uma metodologia simples, mas com grande impacto ao ajudar empresas a alcançarem o sucesso e se tornarem mais inspiradoras a partir da criação de um novo valor para o negócio, ideia, serviço ou produto oferecido. 

Quer dizer, para que uma marca tenha mais sucesso e se torne inspirada, apenas estimular os clientes a consumirem determinado objetivo não é suficiente, é preciso fazer com que eles amem aquilo. 

É o caso da Coca-Cola, que muito além de vender a ideia de refrescância com o refrigerante, tem como propósito compartilhar alegria e otimismo na vida das pessoas. Isso é sentido em suas campanhas publicitárias, por exemplo.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Levando esse exemplo para grandes lideranças, pense em Steve Jobs, que revolucionou o mundo da computação e iniciou seus projetos muito além do lucro, para tornar as pessoas mais felizes e inspiradas.

Como funciona o círculo dourado?

Para conseguir colocar o círculo dourado em prática e impulsionar sua carreira, é preciso entender a estrutura desse conceito.

O que

Neste primeiro momento deixe de lado a emoção e foque nas qualidades técnicas que são necessárias para que você realize o trabalho de forma bem-sucedida. Quer dizer, deseja empreender? Então dedique toda sua atenção para pensar e promover as melhores características no produto e/ou serviço oferecido.

Como

Esta é a etapa em que você constrói um plano de ação para que sua carreira profissional ou empresa alcance os objetivos almejados, o que inclui a formulação de estratégias e definição de valores e crenças existentes. Isso é o que destaca você dos demais.

Por quê

Trata-se do real propósito da empresa ou profissional, que move todas as ações e esforços depositados rumo ao objetivo e metas. A partir de então, as campanhas, produtos e serviços construídos terão isso como lema para atrair os consumidores.

Em outras palavras, o círculo dourado estrutura o caminho necessário para o autoconhecimento, que leva à construção do propósito tão indispensável para estimular a motivação e produtividade no trabalho.

Gostou do post e quer continuar aprendendo? Confira o nosso conteúdo sobre como descobrir o propósito de vida profissional!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *