Saber como receber feedback é uma das maneiras mais rápidas de conseguir crescimento profissional. Entender e conseguir lidar com críticas (até mesmo com as não construtivas) faz com que seja possível observar os resultados de maneira neutra e livre de qualquer tipo de tendência ou viés.
Como todos nós sabemos, é sempre difícil assimilar e compreender nossos erros, principalmente quando eles são grandes e podem influenciar em larga escala no planejamento de uma companhia. Apesar disso, se colocar em uma posição de vulnerabilidade e humildade é importante para que os riscos das nossas ações sejam reduzidos e para que se crie um ambiente empresarial livre, cada vez mais produtivo e com boas ideias.
Abaixo, falaremos sobre 3 dicas que podem facilitar a maneira com a qual você lida com críticas. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!
1. Não reaja de forma impulsiva
Antes de tudo, é fundamental ouvir um feedback por completo antes de respondê-lo. Normalmente, somos apegados ao nosso trabalho e às nossas ideias e, por isso, tendemos a defendê-las com unhas e dentes.
O problema é que nem sempre estamos totalmente corretos e, em muitas ocasiões, podem existir complementos e novas abordagens capazes de modificar ou até mesmo complementar nossa contribuição.
Por isso, esteja aberto e apto para ouvir e entender essas novas perspectivas. No final, o que conta é o resultado, e se você estiver em uma posição de liderança, não há nada melhor do que criar um ambiente livre de conflitos e repleto de sinceridade e boas ideias.
2. Evite ficar na defensiva
Ficar na defensiva é outro comportamento comum e indesejável. Normalmente, é possível notar essa atitude quando tentamos justificar incessantemente um ponto de vista que não é tão vantajoso quanto pensamos.
O ideal é conseguir identificar esse costume antes de ele se tornar danoso, o que normalmente acontece com o prosseguimento para uma rigidez e controle total do que está sendo dito ou aplicado dentro da corporação.
Por isso, aceite o feedback e rapidamente perceba quando sua ideia não se sustenta em algumas circunstâncias — essa atitude ajuda a colaborar imensamente com seu projeto e seus resultados.
3. Agradeça pelo feedback
Por fim, uma etapa importante para entender como receber feedback é não deixar de agradecer, não importa qual ele seja. Essa não só é uma medida de educação, como pode ser uma boa entrada para uma conversa mais franca e mais realista sobre o que está sendo discutido.
Apesar de termos abordado bastante sobre seu papel como ouvinte, é interessante dizer que muitas das vezes as pessoas também não sabem expor um ponto de vista da melhor forma. Sendo assim, é fundamental se colocar em um papel de mediador e conseguir extrair as melhores opções para resolução do problema.
Vale ressaltar que um líder, além de saber como receber feedback, também deve ser capaz de criar um ambiente harmonioso e com boas relações. Tudo isso faz com que seja possível alcançar objetivos cada vez maiores, dentro e fora de qualquer empresa.
Gostou do post? Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!