A transformação digital já é uma realidade, tanto para pessoas, como para negócios. Porém, fazer esse processo de “digitalização” das atividades profissionais requer alguns cuidados e até mesmo estratégias importantes para não se tornarem apenas informações online.
É justamente sobre esse assunto que vamos abordar em nosso post e mostrar a você, profissional liberal ou pequena empresa, de como usar as ferramentas e os canais certos para promover sua imagem e sua profissão nesse novo universo digital.
Quer conferir? Então, continue conosco e tome nota das dicas a seguir. Vamos lá!
Como a digitalização afeta as profissões de hoje?
Você consegue apontar uma empresa ou profissional autônomo completamente ausente da internet? Hoje, isso praticamente é impossível! Afinal, a transformação digital se tornou algo dentro da rotina de qualquer negócio ou vida pessoal.
Para se ter uma ideia, só o brasileiro gasta, em média, 9h diárias conectados e boa parte desse tempo é dedicada a algum tipo de consumo em produtos ou serviços.
Ou seja, o mercado em si se transformou nesta atual Era digital e as empresas e profissionais têm um campo amplo e muito mais prático de ser explorado nesse universo online. Porém, é preciso saber estar presente nele!
E como fazer a digitalização de minha carreira?
Não importa qual seja a sua área de atuação. A internet já faz parte dela e cabe a você saber imergir nesse oceano de oportunidades virtuais.
Hoje, o que não faltam são meios e canais já prontos para você “digitalizar” a sua carreira e mostrar ao mundo as suas qualidades e potenciais. Porém, além deles, a internet ainda possibilita criar inúmeras formas inovadoras para se expor e se vender para o público desejado.
Abaixo, separamos pelos menos as dicas essenciais do que é fundamental nesse processo de digitalização da profissão. Confira!
Estabeleça a sua marca nas redes sociais
Vamos lá! Criar uma identidade única nas redes socias não significa simplesmente ter uma página ou perfil bem organizado e chamativo. Se você não tiver algum diferencial e saber trabalhá-lo, sinceramente, você será apenas mais uma opção dentre infinitas referências.
Para isso, não tem problema você se basear em algo já existente, mas busque sempre diferenciais que destaquem a sua marca, seja com conteúdo de mais qualidade, com foco em assuntos específicos, com uma identidade visual própria, linguagem marcante e saiba diferenciar o perfil pessoal do profissional.
Invista no LinkedIn
Entre as redes sociais, indiscutivelmente, o LinkedIn é o canal mais indicado para assuntos profissionais, especialmente, para aqueles que focam na digitalização de suas atividades. Ou seja, é a plataforma ideal para se vender como especialista de determinado assunto.
Portanto, crie um perfil bem detalhado, atualize sempre com suas capacitações e conhecimentos, mantenha uma frequência de posts próprios e de fontes confiáveis e, claro, construa um networking sólido.
Crie um site único e diferenciado
Ter um site próprio também é um dos diferenciais para esse processo de digitalização da carreira. Afinal, contar com uma página sua aumentar essa valorização de sua marca, produto e serviço, otimizando as pesquisas do público desejado e criando um canal mais próximo e exclusivo com o seu mercado.
Enfim, essas são algumas dicas básicas sobre o processo de digitalização das profissões e não há dúvidas de que isso não é mais uma mera tendência, mas sim uma realidade incontornável. Portanto, invista nessa ideia e entenda a sua importância prática e estratégica para atingir cada vez mais pessoas e se tornar uma referência única em sua especialização.
Gostou? Quer mais dicas para a sua carreira e vida profissional? Então, assine a nossa newsletter, pois já temos muitas outras novidades e conselhos úteis para ajudar você.