diversidade-e-inclusao-nas-empresas-por-que-voce-deve-se-preocupar.jpeg

Diversidade e inclusão nas empresas: por que você deve se preocupar

A diversidade e inclusão nas empresas tem sido um tema cada vez mais debatido no mundo moderno. Afinal, como lidar com as diferenças e, principalmente, quebrar velhos preconceitos que prejudicam não somente o ambiente profissional, mas também as relações interpessoais?

Esse pode ser um assunto delicado e, por isso mesmo, resolvemos preparar este post, destacando algumas dicas e informações bem úteis, que mostram a importância do tema em nossa rotina profissional e para a sociedade.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Podemos começar?

Diversidade e inclusão nas empresas é a mesma coisa?

É legal colocar essa questão na mesa, pois ainda há muito profissional e até empresas que consideram ambos os termos sinônimos. Mas não é bem assim!

Então, qual é a diferença? Podemos dizer que a diversidade está mais ligada a uma representação demográfica. Por exemplo, quantos negros, LGBTQ+, mulheres e pessoas com necessidades especiais (PNEs) trabalham atualmente na sua empresa? O ambiente é, de fato, diverso ou se caracteriza por um único perfil de profissionais?

Já a inclusão diz respeito ao processo que garante a diversidade de pessoas na empresa e, principalmente, o acesso às mesmas chances de desenvolvimento interno.

Para se ter uma ideia, ainda que a diversidade e inclusão nas empresas seja algo frequentemente debatido, a realidade é que as minorias ainda estão longe de ter chances igualitárias dentro de um negócio. Tá na hora de mudar isso, não é?

Por que se preocupar com a diversidade e inclusão nas empresas?

Tendo em vista que esse tema se tornou também uma forma de estratégia de algumas empresas, cabe ao profissional estar preparado, saber lidar e, claro, aprender com essas diferenças. Sendo assim, confira algumas dicas!

gestão de imagem

Talentos negligenciados

Não é cor, gênero ou estilo que define o talento de alguém. Devido a uma padronização de imagem na sociedade, decorrente de preconceitos, diversos profissionais talentosos encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho, o que é ruim não só pra eles, mas para a sociedade em geral.

Assim, investir em processos que garantam diversidade nas empresas está longe de ser apenas uma tendência, pois também envolve uma questão estratégica: ao garantir que mais pessoas sejam contratadas exclusivamente por seu talento pode ser uma medida decisiva para o aumento da produtividade, criatividade e sucesso.

Imagem do negócio

Outra importância de se trabalhar a diversidade e inclusão nas empresas está ligada à imagem que isso cria para o negócio. Afinal, estamos lidando com aceitação, quebra de preconceito, igualdade, oportunidade, entre outros assuntos que sempre foram questões importantes para grande parte da sociedade e do mercado.

Dessa forma, a empresa se torna diferenciada, mostra que tem responsabilidade social e respeito ao próximo. Sem dúvidas, isso soma à imagem e ao posicionamento da marca, ajudando-a a atrair cada vez mais clientes que se importam com esse tema, além de colaboradores talentosos e motivados.

Mais dinâmica ao negócio

Além da questão social e humana que essa estratégia promove comprovadamente, a diversidade e inclusão nas empresas têm rendido resultados e lucros extraordinários para muitos negócios por aí.

Afinal, quando o tema não se limita apenas ao momento de contratação, a tendência é que ele influencie também o clima organizacional, a cultura da empresa, a integração das equipes e, por fim, a produtividade de cada colaborador, o que consequentemente gera mais retornos ao negócio.

Essas são algumas das dicas e informações sobre diversidade e inclusão nas empresas e por que esse assunto é tão relevante, tanto para quem contrata, como para os profissionais que atuam no mercado.

Em resumo, muito mais do que reconhecimento e aceitação das diferenças, vemos que esse tema também envolve questões estratégicas e diferenciais em muitos pontos.

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras dicas e informações para a sua carreira e sobre o que há de mais atual no mercado? Se inscreva em nossa newsletter e recebe as próximas novidades diretamente na sua caixa de entrada!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *