Employer Branding no Home Office: Como atrair e reter talentos na era do trabalho remoto

Ter um bom time é um dos pilares do sucesso empresarial. Os funcionários vão e vêm e, à medida que sua empresa cresce, você precisará expandir sua equipe. Mas num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pode ser difícil atrair os melhores talentos.

E se você tiver a sorte de contratar um super talento, muitas vezes será ainda mais difícil mantê-lo por perto. Na verdade, cerca de 70% dos funcionários consideram-se candidatos passivos a emprego, o que significa que estão apenas à espera que alguém apareça e lhes faça uma oferta que seja melhor do que a sua situação atual, colocando-o como empregador numa situação complicada.

Entenda melhor 

Para fazer com que as pessoas queiram trabalhar para você, é importante construir uma marca empregadora forte, mas também é importante oferecer-lhes o conjunto certo de vantagens e benefícios. O salário ainda é a principal razão pela qual as pessoas escolhem um emprego, mas há muitos outros benefícios que as pessoas desejam e que influenciarão as suas decisões quando chegar a hora de mudar de emprego.

Oferecer aos seus funcionários a oportunidade de trabalhar remotamente é uma ótima maneira de atrair e reter os melhores talentos. Anteriormente, os funcionários passavam toda a sua carreira na mesma organização – era raro que considerassem mudar de emprego. No entanto, esta tendência mudou.

Ao longo dos anos, à medida que mais empresas surgiram, a competição por talentos de qualidade aumentou. Mas mais empresas significa mais oportunidades de emprego e mais escolhas para as pessoas. Além disso, o surgimento de headhunters e aplicativos de recrutamento tornou a procura de emprego mais fácil do que nunca. Estes fatores também incentivam os colaboradores mais jovens, que se sentem confortáveis com a mobilidade e novas experiências, a mudar frequentemente de organização para funções com salários mais elevados e crescimento na carreira.

Pandemia

A pandemia da COVID-19 teve influência nisso também. Inicialmente, este foi um período estranho para todos. Num contexto mais amplo de medo e incerteza relativamente a um novo vírus, os empregadores sentiram-se despreparados e não testados para que toda uma força de trabalho pudesse operar remotamente. Os funcionários descobriram uma nova experiência de trabalhar sozinhos e colaborar com colegas de novas maneiras.

As pessoas trabalharam remotamente em laptops, smartphones e tablets, e muitas descobriram que eram mais produtivas em casa, sem as distrações do escritório. Os benefícios começaram a ser elogiados por todos os lados: as empresas podiam poupar muito dinheiro reduzindo as suas despesas gerais sem a necessidade de escritórios grandes, os funcionários eram mais produtivos e capazes de implementar um equilíbrio mais forte entre trabalho e vida pessoal, e todos ficavam satisfeitos por poupar tempo. e dinheiro por não se deslocar.

Recrutando

Limitar suas funções aos acordos de trabalho tradicionais significa que você só pode recrutar na cidade ou estado em que sua empresa está localizada. A maioria das pessoas não vai querer ir muito longe para começar um novo emprego, então seus esforços de recrutamento produzirão melhores retornos se você persistir em sua área.

No entanto, se você tornar algumas de suas posições remotas, poderá lançar uma rede mais ampla ao procurar candidatos. Isso aumenta o conjunto de talentos que você precisa pesquisar, aumentando suas chances de encontrar a opção perfeita. Além disso, quando as pessoas não precisam se mudar, alivia o estresse de mudar de emprego. Novos funcionários que se mudam para uma nova cidade podem acabar saindo logo após começarem, porque o estresse de morar em um novo local combinado com o de começar um novo emprego é demais. Oferecer cargos remotos elimina isso da equação e torna mais fácil para as pessoas resistirem ao período de transição.

Embora todos mantenhamos agendas, a vida não segue um cronograma. As crianças ficam doentes, os familiares precisam ser buscados nos aeroportos e parece que ninguém mais se casa no sábado. Por causa disso, os funcionários exigem que seus empregadores permitam mais flexibilidade em seus empregos.

Muito poucas funções precisam seguir um cronograma rigoroso das 9h às 17h. Obviamente é melhor agendar reuniões neste horário, mas a maioria das tarefas pode ser realizada sempre que o funcionário tiver mais tempo para realizá-las, desde que cumpra o prazo.

Dar às pessoas a oportunidade de trabalhar remotamente demonstra sensibilidade à imprevisibilidade da vida, e também mostra às pessoas que podem sentir-se livres para viver as suas vidas da forma que fizer mais sentido para elas, e não para a empresa. Essa é uma ideia muito libertadora e faz da sua empresa um lugar mais desejável para se trabalhar.

Na mesma linha, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional tornou-se algo que os trabalhadores valorizam. Mesmo os funcionários mais apaixonados precisam de tempo para se desconectar e fazer outras coisas que amam. E quando você oferece às pessoas a oportunidade de trabalhar remotamente, você está sinalizando que valoriza esse conceito.

Quando você trabalha remotamente, isso geralmente significa que você tem mais liberdade para organizar sua agenda. Se for realmente importante para um funcionário andar de bicicleta todos os dias, mas não puder por causa do trabalho, isso acabará por levar ao ressentimento e ao desinteresse. Mas se você oferecer a oportunidade de trabalhar remotamente, essa pessoa poderá organizar seu dia em torno daquele passeio de bicicleta, permitindo que ela sinta mais equilíbrio em sua vida. Isso os tornará mais felizes e produtivos. Em outras palavras, é uma verdadeira solução ganha-ganha.

Conclusão

Atrair e reter os melhores talentos exige flexibilidade e opções de trabalho híbridas para fazerem parte da cultura da empresa. O compromisso rígido com a abordagem tradicional baseada no escritório irá repelir uma parte significativa da força de trabalho, e tornar a presença no escritório obrigatória pode até ter um impacto negativo que leva à toxicidade na equipa.

Para prosperar neste novo ambiente, é importante reconhecer que o trabalho híbrido é uma vantagem competitiva e considerar como a sua oferta difere da concorrência. Pense em como o escritório pode oferecer a melhor experiência possível quando as pessoas e as equipes precisarem. O escritório deve ser visto como tendo um impacto positivo quando as pessoas precisam visitá-lo, e não como um pedido obrigatório.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.