gestão do tempo

Quais os benefícios e como colocar em prática a gestão do tempo?

A gestão do tempo é uma importante ferramenta para quem busca melhores resultados e patamares cada vez mais altos na carreira. A produtividade, em grande parte, depende de como você consegue gerenciar seu dia, e, portanto, é praticamente impossível encontrar alguém bem sucedido que não controle seu tempo de forma prática e produtiva.

Para muitos que estão começando essa jornada pode parecer complicado, ou até mesmo uma coisa sem grande importância. Mas é difícil conhecer alguma pessoa que não encontrou nenhum tipo de resultado seguindo as dicas e orientações que mencionaremos em seguida. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

Os benefícios da gestão do tempo

A princípio, é muito importante falarmos sobre os benefícios que a gestão de tempo pode provocar na sua vida pessoal e profissional. Eles são inúmeros e, mesmo que o trabalho para montar um cronograma pareça desafiador, ele pode proporcionar:

  • menos estresse;
  • maior facilidade para trabalhar;
  • maior produtividade pela falta de dúvidas sobre o que fazer;
  • mais clareza mental;
  • maior facilidade para tomar decisões importantes;
  • mais tempo para investir em lazer ou outra atividades pessoais sem culpa ou dificuldade.

Tudo isso pode ser percebido em poucas semanas. Basta permanecer firme na maneira com a qual você planejou e estipulou a forma de gastar o seu tempo. 

Algumas dicas práticas que funcionam

1. Planeje suas tarefas do dia

O primeiro passo para gerir seu tempo é saber como você deve gastá-lo de forma produtiva. Não sabe como? É fácil de resolver: pegue um pedaço de papel (ou qualquer documento de texto no seu computador) e liste todas as tarefas mais importantes relacionadas ao seu trabalho. Em seguida, crie outra menor sobre suas principais responsabilidades. O ideal é só manter o que é realmente importante para que não haja sobrecarga ou dificuldades de implementação.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

2. Defina em ordem de prioridades

Muitas pessoas fazem a dica número 1, mas esquecem que para atingir o sucesso é preciso manter tudo organizado em prioridades. Afinal, sempre temos obrigações que são mais importantes do que outras e, por isso, é sempre prudente deixar essas tarefas em primeiro lugar no seu dia. Portanto, seu segundo passo consiste na reorganização dos seus itens. A forma mais simples de atingir uma boa padronização é numerando suas tarefas, onde a primeira é a mais importante e as últimas são aquelas que não fazem tanta diferença.

3. Estabeleça essa nova rotina

Agora que você já tem suas tarefas ordenadas levando em conta a prioridade, chegou o momento de instaurar todos esses hábitos, tanto de execução quanto de planejamento do que deve ser feito no seu dia. Para conseguir manter a sua gestão de tempo de forma eficaz, é preciso fazer todo esse procedimento por pelo menos 21 dias, que costuma ser o número ideal para quem deseja se adaptar a novos hábitos. Inclusive, esse é um bom período de testes para colher os benefícios que mencionamos. Certamente você verá melhoras extraordinárias.

4. Faça pausas ao longo do dia e divirta-se

Por fim, não se esqueça de que é improdutivo e pouco eficaz trabalhar por longas horas sem nenhum tipo de pausa ou descanso. Por essa razão, é recomendado que a cada 1 hora de trabalho duro e concentrado você tire cerca de 10 a 15 minutos para descansar, alongar, beber água ou ir ao banheiro — isso é o suficiente para recarregar as energias para o que está por vir e também ajuda a manter a saúde.

Outro ponto que deve ser amplamente mencionado é que é preciso se divertir em todo o processo. Sempre deixe momentos livres no seu dia para seu divertimento e não esqueça que, sem o lazer, é impossível permanecer em uma rotina produtiva por muito tempo. Sempre planeje o dia que você quer ter e não crie um que mudará seu humor para pior.

Seguindo todas essas orientações, temos certeza que você conseguirá colocar em prática a gestão de tempo sem grandes complicações.

Gostou do post? Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *