Jordan é uma das marcas mais importantes da história pessoal africano-americana. Um daqueles raros indivíduos conhecidos apenas por seu primeiro nome. Para toda uma geração, Jordan representa as melhores virtudes de um atleta: o desempenho sob pressão, vontade de vencer, a perseverança através do sofrimento e perseguição apaixonada de seus sonhos.
Nascido em 1963 em Brooklyn, – Jordan logo se mudou com sua família para Wilmington, na Carolina do Norte. Como uma criança americana, seu esporte preferido era de beisebol mas o destinou o levou para as quadras de basquete.
Ironicamente, em 1978, foi cortado do time do colégio. Entre os segundo ano e terceiro ano, a Jordan cresceu muito e seu jogo melhorou tanto que foi convidado a fazer parte do time do colégio no ano seguinte. Ao final do ensino médio, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade da Carolina Do Norte. Em seu caminho estaria o legendário técnico Dean Smith que o levaria para a NBA.
Como esta marca foi construída
Jordan é considerado o maior jogador de basquete profissional. Talvez o maior atleta do século XX. Seu recorde de seis campeonato e suas estatísticas individuais da NBA são incomparáveis. Sua capacidade de atingir o máximo desempenho em situações de alta pressão e sua vontade de “carregar a sua equipa nas costas” para levá-los à vitória, fez dele um astro como nenhum outro.
Fora da quadra, a Jordan mostrou-se inteligente, carismático pungente e energético. Em 1984 se aposenta da NBA para perseguir seu sonho de se tornar um jogador profissional de beisebol. Quando percebe que seu sonho está além de sua capacidade, Jordan volta para o Chicago Bulls e venceu outros campeonatos. Jordan soube administrar positivamente sua grande visibilidade através de atitudes que demonstravam uma perfeita combinação entre uma personalidade vencedora e uma imagem saudável.
Por que esta marca funciona?
1. Excelência: a liderança não representa o seu verdadeiro significado. Para as pessoas mais experientes, Jordan foi simplesmente “o melhor”. Sua reputação foi construída em um desempenho brilhante e muita garra. Sua imagem de excelência é tão profunda que alguém chamando de “Michael Jordan …” é uma abreviação para elogiar alguém no auge de suas habilidades.
2. Universalidade: ele é um dos poucos atletas com recurso absolutamente universal – para homens, mulheres, negros, velhos e jovens.
3. Valores: mais do que qualquer outra grande figura pública dos últimos 25 anos, na Jordânia simboliza os valores que os americanos prezam : perseverança, força de vontade, bom humor, inteligência, humanidade e movimentação incessante de excelência.
4. Participação: Mesmo com sua aposentadoria, Jordan permaneceu em cena fortalecendo sua imagem e a história do esporte.
Aderência da Marca Pessoal – Personal Branding
• A especialização – só existe um Michael Jordan – um jogador que combina graça atlética, habilidade, vontade de vencer, espírito competitivo e carisma.
• A liderança – nenhum jogador da história do basquete profissional teve tanta habilidade em dominar o jogo utilizando ambas perspectivas pessoas e de equipe.
• A personalidade – o direito de personalidade – a personalidade de Michael, impulsionado ainda efervescente vem através de ambos e fora da quadra em seus papéis como adversário implacável assassino e garoto-propaganda do produto.
• A distinção – Jordan subiu acima do anonimato de ser apenas mais um jogador de basquete. Tornou-se uma referência comparativa: “O jogo foi Jordanesque!”
• A visibilidade – Jordan foi o rosto da NBA no início de sua carreira e durante seu retorno Ainda hoje ele continua senda uma das personalidade mais atraente do esporte.
• A unidade – em sua vida privada Jordan p teve seus altos e baixos. No geral, o jogador Jordan e o Jordan e família parecem se encaixar perfeitamente.
• A persistência – mais Jordan nunca perdeu a característica que mais o simboliza – o da persistência. Jordan foi visto como o homem que representa o fogo inextinguível.
• A unanimidade – com exceção de alguns fãs inveterados em Nova Iorque, Cleveland, Miami, Detroit Jordan … foi e é visto com admiração quase universal.