mindfulness-a-arte-de-meditacao-na-melhora-da-produtividad.jpeg

Mindfulness: a arte de meditação na melhora da produtividade

A técnica de mindfulness, também conhecida como atenção plena, nada mais é do que uma forma simples e eficaz de meditação, alcançada quando o praticante foca a consciência no momento presente. Ao mesmo tempo, ele reconhece e aceita os próprios pensamentos, sentimentos e sensações corporais.

Essa é uma excelente metodologia para reduzir o estresse e alcançar um intenso desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Além disso, a prática traz muitos benefícios para o corpo e para a mente e serve como uma ótima escapatória para enfrentar um dia agitado no trabalho.

Por isso, preparamos um post com as principais informações sobre essa técnica para que você possa melhorar o seu desempenho e alavancar sua carreira profissional. Ficou curiosa? Então, continue a leitura e confira!

Como a metodologia mindfulness pode ser feita?

A técnica foca em exercícios objetivos para a sua consciência reconhecer o presente e extrair dele as melhores soluções para os problemas enfrentados, principalmente os profissionais. Ela também permite uma aceitação do que se passa na sua cabeça, sem julgar se um pensamento é bom ou ruim.

Portanto, se você está aberta a essa técnica e quer saber como inseri-la no seu dia a dia, procure criar o hábito de meditar. Não exija muito de si mesmo nem tente praticá-la sozinha no início. Existem algumas meditações guiadas disponíveis em aplicativos para ajudar a dar o pontapé inicial.

Comece a realizar a meditação por cerca de 10 minutos nos primeiros 21 dias. Esse é o tempo ideal para um novo hábito ser formado. Tente manter a disciplina e seguir essa rotina diariamente. Além disso, procure meditar sempre no mesmo lugar e na mesma hora. Não se esqueça de sempre encontrar uma posição confortável.

Quais são os principais benefícios dessa prática?

Reduz o estresse, a ansiedade e a insônia

A proposta da iniciativa mindfulness é que você consiga se concentrar em uma única atividade por vez. Por isso, deve silenciar os ruídos e diminuir a concorrência pela sua atenção com outros estímulos, como o telefone, a televisão e as pessoas em sua volta.

Dessa maneira, conseguirá controlar o estresse e a ansiedade, bem como o fluxo de pensamentos que possam atrapalhar suas noites de sono e seu desempenho em diversas situações pessoais e profissionais do dia a dia.

Combate a depressão

Ao trabalhar a aceitação, a atenção plena abre caminhos para a pessoa refletir e sentir o que realmente a incomoda para enfrentar os problemas emocionais e resolver ações inconscientes de fuga e aversão.

Além disso, essa prática é diretamente ligada a algumas abordagens na área cognitivo-comportamental. Ela pode ajudar as pessoas a encontrar caminhos mais saudáveis para lidar com todas as frustrações e dores. Portanto, é muito usada nos tratamentos contra depressão, terapia de casal, transtornos de ansiedade, distúrbios alimentares e abuso de substâncias psicoativas.

Melhora a memória de trabalho

Como já foi dito, a técnica de mindfulness lida diretamente com a consciência e desenvolve a capacidade de focar a atenção ao momento presente. Sendo assim, ela provoca um aumento na capacidade de concentração e permite que o cérebro aumente o número de informações retidas na memória de trabalho. Não é demais?

Desenvolve a inteligência emocional

O mindfulness ajuda a olhar para si mesmo. Assim, melhora a autoconsciência, desenvolve a inteligência emocional, aumenta o autoconhecimento e provoca uma grande evolução interna. Além disso, possibilita que certas questões não nos afetem tanto e que tenhamos total autocontrole.

Por fim, é importante lembrar que mindfulness requer disciplina e perseverança. Por mais simples que seja, não é fácil recondicionar a conexão mental, reorganizar os pensamentos e permitir algumas sensações sobre bondade e maldade em nossa cabeça. No entanto, ela traz grandes benefícios para todos os campos da vida, principalmente o profissional. Não perca tempo e comece a praticá-la agora mesmo!

Você já pratica a técnica e sente os benefícios para a sua carreira e produtividade? Deixe um comentário neste post e compartilhe conosco a sua experiência!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *