o-que-atrapalha-a-imagem-e-carreira-de-um-atleta.jpeg

O que atrapalha a imagem e carreira de um atleta?

Já faz muito tempo que os atletas profissionais deixaram de ser somente atletas e assumiram o papel de celebridades. Existem fãs dispostos a fazerem tudo para estar perto de seus ídolos e não escondem o amor pelo profissional, seja através de fã clubes, copiando o visual e até mesmo por meio de tatuagens, como no caso de uma fã que tatuou o nome do Neymar em sua boca. Outra coisa muito comum de acontecer é a exposição cada vez maior de atletas jovens que não possuem maturidade para lidar com a fama e o dinheiro que conquista.

A indisciplina é muito comum em atletas jovens que estão no inicio da carreira e em atletas que estão no fim de sua vida profissional e já possuem sua imagem consolidada. Os casos mais comuns de indisciplina no mundo dos esportes são aqueles relacionados às faltas nos treinos quando o atleta passou a noite festejando e bebendo e acabam não tendo condições de ir treinar.

É importante que a família, o clube e o empresário interfiram para reverter a situação, pois a carreira de um atleta profissional é muito curta, e sua imagem pode contribuir para conseguir trabalhos futuros, seja no ramo esportivo ou em propagandas. Além disso, a indisciplina contribui para a queda de rendimento e na estagnação na profissão.

Já os excessos são mais frequentes em esportes que movimentam muito dinheiro, como o futebol, basquete e tênis por exemplo. A moda da “ostentação” não é novidade no ramo esportivo, sendo fácil encontrar atletas se esbaldando em bebidas, drogas, festas e sexo. Essa atitude demonstra que o atleta está no esporte por dinheiro e para tirar vantagens de situações, e não por amor ao trabalho, como deveria ser.

Como dito, os atletas assumiram papel de celebridades, sendo muito importante que tenham carisma para manter uma boa imagem. Quando falta a empatia e educação, uma imagem negativa é criada, fazendo com que o atleta possa perder o apoio das pessoas e algumas oportunidades na carreira.

gestão de imagem

Recentemente, vimos o caso do falso roubo ocorrido nas olimpíadas RIO 2016 que envolveu nadadores representantes dos Estados Unidos e repercutiu mundialmente e manchou a imagem dos atletas envolvidos.

Por mais que não seja culpa do atleta, as contusões frequentes também atrapalham a imagem do profissional e interferem também no desenvolvimento de sua carreira. Quando se machuca, o atleta deixa de treinar por um tempo, começa a ficar com receio de realizar certos movimentos, precisa recuperar a forma física e voltar a ter o rendimento que tinha antes.

Quando um atleta tem uma conduta diferente do esperado e passa por cima de leis, o caso é geralmente tratado pela mídia como escândalo, e a imagem do profissional fica marcada pelo resto da carreira. Existem diversos casos de atletas presos por não pagar pensão para seus filhos, conduzindo e batendo o carro bêbados, traições e fraude fiscal, tendo o jogador Messi como um caso recente ocorrido na Espanha.

Pode-se perceber que a imagem e a carreira de um atleta são frágeis e demandam cautela nas ações. Tudo o que o profissional fizer vai refletir positiva ou negativamente em sua imagem e manchar a reputação dos seus patrocinadores, ocorrendo inclusive casos de perda de contratos devido ao mau gerenciamento da carreira.

Se você conhece algum caso marcante em que a imagem e a carreira de um atleta foram afetadas por suas ações, deixe um comentário abaixo!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Tentativas para trocar de equipe são períodos muito delicados na carreira de um profissional do esporte. São diversos os detalhes envolvidos no processo, como negociação de valores, adaptação, contratos, entre outros. E além de tudo isso, é fundamental saber manter uma boa imagem do atleta em negociação. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *