o-que-e-resiliencia-profissional-e-como-desenvolvela.jpeg

O que é resiliência profissional e como desenvolvê-la?

Boa parte das empresas vêm exigindo muito dos candidatos aos melhores cargos no mercado de trabalho, chegando a demandar, por vezes, algumas características que determinada parte da população sequer conhece. Diante dessa realidade, saber ao certo o que é resiliência profissional e como desenvolvê-la pode ser muito interessante.

Mesmo que você ainda não saiba, essa é uma qualidade bastante desejável e que pode ser aprimorada, desde que adote as posturas mais adequadas e tenha um posicionamento estratégico diante dos desafios da carreira. Quer aprender mais sobre ela? Então confira o conteúdo a seguir.

Afinal, o que é resiliência profissional?

O conceito original da resiliência é científico e vem da física, podendo ser compreendido como a capacidade que um material tem de resistir a grandes impactos ou deformações, voltando posteriormente à sua forma original. No entanto, não demorou para o mundo corporativo começar a utilizar frequentemente esse termo.

No universo profissional, trata-se de um dos pontos fortes mais procurados hoje em dia pelos recrutadores e setores de RH. O profissional resiliente é aquele que tem firmeza de propósitos, administra bem situações desconfortáveis, supera obstáculos, tem inteligência emocional e sempre chega até o fim na execução das suas tarefas.

Como desenvolver a resiliência na carreira?

Acredite em você mesmo

O primeiro passo para desenvolver a resiliência profissional é ter autoconfiança e acreditar em si próprio. Afinal, ninguém consegue crescer bem na carreira se não tiver valores fortalecidos e um bom conhecimento de suas potencialidades. Avalie suas qualidades e defeitos, verificando o que pode fazer para melhorar.

Dessa maneira, é possível até perceber como se reposicionar no mercado ou dentro da empresa, ponderando se você é melhor em otimizar recursos, reduzir custos, estimular pessoas ou em outro tipo de serviço. Resiliência, portanto, também é administrar tudo isso para melhorar o seu próprio foco.

Administre as suas emoções

Dentro de uma organização, sendo um líder ou um funcionário, a pressão e a cobrança por resultados será constante. Dessa maneira, uma das características mais comuns dos profissionais resilientes é levar isso da melhor maneira possível, sabendo separar perfeitamente aquilo que é pessoal do que é simplesmente profissional.

Ter equilíbrio é muito importante e, quando algum projeto que desenvolveu não for aprovado ou não der certo, por exemplo, você deve enxergar os motivos para isso e não ficar aborrecido ou abalado. Aprenda a ter algum distanciamento para poder enxergar tudo de fora, de forma mais objetiva.

Seja empático e criativo

Embora possa parecer que ser um profissional resiliente é um processo exclusivamente interno, a verdade é que muito da sua capacidade em suportar pressão e reagir de uma maneira positiva vem da maneira pela qual você se relaciona com o mundo exterior. Sendo empático e criativo, fica muito mais fácil reagir às situações.

Procure entender o que fundamenta outra pessoa a se comportar de certa forma, mesmo que você discorde diametralmente dela. Procure também ter uma mente aberta, com uma visão mais ampla sobre situações, pois esse é, com toda a certeza, outro bom caminho para desenvolver a sua resiliência.

Como você pode ver, ser um profissional resiliente pode trazer benefícios incríveis não apenas para a empresa, mas para o seu próprio futuro em sua carreira!

Gostou de aprender um pouco mais sobre a resiliência profissional? Então confira também nosso artigo sobre o que é ser um bom líder!

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *