mulher-branca-com-café-na-mão-sorrindo-demostra-a-personalidade-dela

Quais os tipos de personalidade e como identificar o seu?

Cada pessoa tem as suas próprias características, demandas e anseios. Isso se reflete, logicamente, não apenas na vida pessoal, mas também nas escolhas profissionais e nas competências adquiridas no exercício de nossas atribuições. Pensando nisso, preparamos esse post mostrando quais os tipos de personalidade e como identificar o seu.

Os traços que compõem a individualidade sempre foram muito estudados pelos psicólogos e, nos dias de hoje, temos bastante conteúdo sobre o tema. Essa noção, portanto, pode ser útil para o seu autoconhecimento, a identificação de problemas ou mesmo uma transição de carreira. Confira.

Racionais

Não dá para falar dos tipos de personalidade sem falar dos racionais, não é mesmo? Eles são aqueles que estão voltados para resolver os problemas de forma lógica, sem deixar que as emoções se sobreponham à sua coerência e equilíbrio.

Costumam ser bons líderes, embora nem sempre tenham as melhores capacidades de relação interpessoal. Tendem a ser firmes em seus valores, focados e estratégicos. Pessoas com esse perfil são imprescindíveis, por exemplo, na vida corporativa.

Idealistas

Os idealistas são aqueles que buscam a identidade, por meio da paixão e do autoconhecimento. O crescimento pessoal é um dos seus grandes focos e, por isso mesmo, costumam ser bons professores, conselheiros ou mesmo ativistas. 

Entre os seus pontos fortes, podemos destacar a sabedoria e a gentileza, mas de uma maneira que não deixe de lado a própria autenticidade. Costumam ser tão intensos quanto inspiradores, mesmo quando se tornam líderes.

gestão de imagem

Sentinelas

Os sentinelas, que também podem ser chamados de guardiões, também são um dos mais relevantes e interessantes tipos de personalidade que podemos encontrar. Como o próprio nome já diz, eles estão em busca de segurança, voltados para a preservação do seu grupo ou empresa.

Isso quer dizer que tendem a ser bastante esforçados e cautelosos, sendo parceiros leais e responsáveis. Como líderes, tendem a ser estáveis e responsáveis, ocupando muito bem cargos de logística, supervisão, defesa ou mesmo como executivos.

Artesãos

Os artesãos, logicamente, são aqueles que dão valor ao abstrato e, via de regra, tem grandes habilidades artísticas, que podem se refletir na música, no teatro, na política, nos esportes ou mesmo em negociações. Eles estão em busca de sensações e costumam ser bastante otimistas e focados no momento presente, sem grandes planejamentos.

São movidos por estímulos e valorizam a liberdade, confiando sempre nos instintos. Ousados e espontâneos, são parceiros animados, criativos e líderes com grande capacidade de resolução e mediação de problemas. Entre os ofícios que mais ocupam, podemos destacar o empreendedorismo, a construção e a promoção.

Esses são alguns dos tipos de personalidade mais comuns que podemos encontrar no dia a dia. Identificar a sua pode ajudar a ter melhores resultados na carreira, bem como a compreender de que maneira você pode melhorar seus atributos e se tornar um profissional mais completo.

Gostou de aprender quais são os tipos de personalidade e como identificar o seu? Quer receber outros posts do mesmo tipo, inteiramente grátis, em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *