rapport

Entenda o que é rapport e como ele pode melhorar a sua comunicação

Você já se pegou ouvindo as palavras de alguém ou de um grupo e notar que, em certo momento, estava tão entrosada que parecia ter a impressão de estar vivenciando realmente tudo aquilo que era ouvido? Pois bem, esse é só um exemplo prático da capacidade que um conceito, chamado rapport, tem sobre as pessoas. 

Por ser um termo ainda pouco popular, ele muitas vezes pode se confundir com outros significados, como entrosamento, empatia ou sintonia. Por isso resolvemos preparar este post, justamente para diferenciar o que é rapport e mostrar por que trabalhá-lo pode trazer muitas vantagens para a sua carreia e vida pessoal. 

Sendo assim, vamos conferir as dicas? Boa leitura. 

Afinal, o que é rapport? 

Pode ser que o exemplo que citamos no início do texto já sirva como uma explicação prática do que é esse “sentimento” de rapport. Porém, para ficar ainda mais claro, podemos definir o termo como uma capacidade que algumas pessoas têm de promover certa “viagem” ao seu mundo por meio de suas palavras. 

Ou seja, o rapport ocorre quando uma ou mais pessoas, de fato, entram no mundo da outra, conseguem fazê-lo entender aquilo que diz, cria-se um laço forte em comum entre as ideias etc. “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de outra pessoa, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele”, segundo o escritor e palestrante motivacional americano Anthony Robbins,.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Ao pé da letra, o rapport vem do verbo francês “rapporter”, no qual se refere a “trazer de volta” ou “criar uma relação”. 

E qual a importância de se criar um bom rapport na vida profissional e pessoal? 

O conceito de rapport é cada vez mais usado para a construção de um perfil profissional, e também pessoal, ideal. Ele defende uma filosofia de relação mais comunitária, compartilhada e empática entre as pessoas e o ambiente. 

Isso é fundamental para o desenvolvimento humano de qualquer um, mas pode trazer benefícios especiais ao ser implementado dentro de uma empresa ou de uma comunidade. O rapport é capaz de aumentar a integração interpessoal, melhorar a comunicação, flexibilizar atritos, dar mais voz a todos, permitir reconhecer erros e entender o próximo, entre muitos outros fatores fundamentais no dia a dia. 

E como construir um bom rapport? 

Certamente, há pessoas com mais facilidade e com um perfil natural para se trabalhar um bom rapport. No entanto, trata-se basicamente de práticas e rotinas que podem ser treinadas e aprimoradas ao longo do tempo. Como dicas e conselhos para se buscar esse objetivo, destacamos algumas ideias do que pode ser aplicado em seu cotidiano. Confira! 

  • desenvolva uma linguagem positiva com as pessoas; 
  • busque por conexões, 
  • sorria sempre; 
  • apresente conteúdos relevantes para os ouvintes; 
  • busque uma posição de referência para quem lhe ouve; 
  • incentive e motive as pessoas; 
  • permita-se escutar antes de falar. 

Enfim, essas são algumas dicas de como se trabalhar um bom rapport e quais benefícios esse conceito pode trazer ao seu dia a dia. É fundamental que esse objetivo não se limite apenas ao seu ambiente de trabalho e à sua função profissional. Busque aplicá-lo também como uma filosofia de vida e transmita isso a todos aqueles que param para ouvi-lo no dia a dia.

Curtiu? Já conhecia o conceito de rapport? Tem alguma dica, sugestão ou dúvida que gostaria de compartilhar? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo e vamos interagir. 

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *