Redes sociais: 6 dicas para cuidar da sua imagem online!

redes-sociais-6-dicas-para-cuidar-da-sua-imagem-online.jpeg

O mundo evoluiu e, com isso, surgiram diversas oportunidades profissionais — especialmente na era digital. A internet possibilita que você interaja com o público por meio das redes sociais, voltadas para atender às suas necessidades e aproximar sua marca dos clientes.

No entanto, para que essas ferramentas possam proporcionar os benefícios desejados e resultados positivos, é importante ter cautela. Em muitos casos, o uso inadequado pode trazer consequências ruins e sujar seu nome.

Para ajudar você a utilizar tais recursos a seu favor, listamos algumas dicas incríveis para melhorar a imagem virtual e atrair mais pessoas às suas páginas. Continue a leitura e confira!

Como usar a internet e melhorar sua imagem virtual?

Para que você alcance o sucesso online, projetando sua imagem profissional no mercado, é imprescindível usar as redes sociais. Elas se tornaram o meio virtual mais promissor dos últimos anos, promovendo um diferencial competitivo para os profissionais que acompanham essa evolução e fazem dela uma poderosa aliada na conquista de objetivos.

Para que você obtenha sucesso na utilização das redes sociais, é importante seguir algumas regras básicas e simples. Veja, abaixo, 6 delas.

1. Dose a quantidade de postagem

Ao criar uma conta em qualquer rede social, é importante controlar as postagens. Postar conteúdo em excesso pode ser tão maléfico quanto não fazer publicações.

Sendo assim, tenha controle sobre suas ações para que seus seguidores não se sintam incomodados ou acabem deixando a página. Não há uma regra específica para o número ideal, mas o recomendado é que você não saia muito da linha que cada plataforma propõe.

Instagram

Para fazer sua divulgação nessa rede, basta uma publicação diária. Não é necessário mais do que isso, mas, se você achar importante, pode fazer até 3 postagens por dia (desde que alterne os conteúdos). Já nos Stories, é importante manter um controle maior, para que o conteúdo não fique massivo demais.

Facebook

Essa rede social é uma das mais usadas e passou a fazer parte do universo de muitos profissionais. Mas, para surtir o efeito esperado, o recomendado é que você poste dois conteúdos diários, variando entre imagens, vídeos, textos, gifs etc.

É claro que esse número pode aumentar dependendo de seus objetivos. Entretanto, é preciso ser cuidadoso para não ultrapassar o limite.

LinkedIn

Trata-se de uma rede voltada para o mundo dos negócios e ideal para quem procura fazer networking, com boas conexões entre empresas e profissionais. Mas o LinkedIn tornou-se uma ferramenta mais formal e, portanto, é melhor focar em qualidade do que quantidade.

Assim, nada de publicar conteúdos irrelevantes. Faça suas postagens 3 vezes por semana, para respeitar o limite.

YouTube

O canal que se tornou o preferido de muitas pessoas também tem suas regras básicas. A criação de vídeos é um processo demorado, que exige mais tempo do que outros formatos. Mesmo que você tenha que se dedicar mais, tente postar ao menos um conteúdo por semana para atrair o público.

2. Tome cuidado ao fazer reclamações

Muitas pessoas usam as redes sociais para abrir discussões e reclamações — e isso nem sempre é uma boa ideia.

Tais plataformas acabam servindo também como um tipo de SAC, com alguns usuários que aproveitam os perfis para desabafar. Porém, o excesso de protestos e reivindicações pode transmitir uma imagem negativa diante dos seguidores, principalmente quando você tem uma página para promover seu negócio.

Nenhum contato verá com bons olhos um usuário que vive insatisfeito e perde horas do seu dia publicando críticas destrutivas.

3. Tome cuidado com as imagens publicadas

Todo profissional precisa ser respeitado, mesmo na internet. Mas, para criar uma imagem sólida e manter uma reputação exemplar, é necessário cuidar das imagens que são postadas e vinculadas a você.

É preciso que cada etapa das publicações esteja representando sua marca de forma adequada. Uma péssima ideia é usar sua página para divulgar fotos que sejam ofensivas a alguma pessoa, pois essa atitude pode gerar desconforto e afastar possíveis clientes.

Além disso, tenha imagens de boa qualidade e responsivas, que possam ser vistas em todos os tipos de dispositivos móveis. Isso melhora a experiência que as pessoas têm com o seu perfil.

4. Use as redes para compartilhar conhecimento

Uma das coisas que mais cansa um usuário de redes sociais é receber conteúdos fúteis, sem nenhum significado. É claro que distrair a cabeça é válido, mas, para um profissional, compartilhar matérias falsas ou publicações sem sentido pode ser o caminho para o fracasso.

Portanto, sempre que for postar nesses canais, confira a veracidade do assunto e transmita algo que seja interessante e informativo. Isso faz com que as pessoas se sintam confortáveis em seguir sua página, sabendo que vão obter conhecimento.

5. Agregue valor

Sua rede social profissional deve ter valor para os leitores e para sua própria marca. Para conseguir isso, é importante que você:

  • use uma capa atrativa, com uma imagem que reflita a personalidade do seu negócio;
  • coloque uma foto de perfil que seja facilmente identificada pelo público;
  • tenha uma personalidade definida e interaja com as pessoas, para que elas possam se comunicar livremente. Essa é uma forma de humanizar sua marca e aproximá-la dos clientes;
  • responda aos comentários, mostrando que cada um dos seguidores é importante, respeitando o diálogo e mantendo um relacionamento mais íntimo entre vocês.

6. Analise a rede antes de usá-la

Mesmo seguindo as dicas acima, é fundamental fazer uma avaliação nas redes sociais antes de começar a postar. Cada uma tem seus objetivos específicos e é importante que você atente às normas relacionadas a elas.

No Facebook, por exemplo, é comum que as pessoas enviem convites de eventos de suas empresas, até mesmo da festa de aniversário de algum colaborador. Já no LinkedIn, essa prática não é recomendada. Portanto, não perca o foco: conheça sua página e o site em questão.

A imagem virtual é tão importante para você quanto qualquer outra representação física. Por isso, é preciso seguir nossas recomendações para valorizar sua marca e ter um ganho de vantagens competitivas no mercado.

Quer saber como cuidar melhor de sua imagem profissional? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.