Como construir uma boa reputação profissional?

Quando você está procurando um novo emprego ou apenas querendo se estabelecer profissionalmente, a marca pessoal é importante. Em particular, sua presença online pode ajudar – ou atrapalhar – sua busca por emprego. Mas cultivar uma reputação profissional positiva é mais do que apenas arrumar sua imagem online. Um pilar fundamental do desenvolvimento da carreira é a gestão da reputação. 

Reputação profissional significa ser reconhecido de uma forma positiva. Ser bem visto, respeitado pelas pessoas que te conhecem e opinam sobre você. E, como resultado, ser a pessoa certa para o meio em que você trabalha e se posiciona. A maneira como os outros o veem não está muito distante da maneira como você se vê. Pode parecer um pouco estranho, mas se você realmente deseja melhorar sua reputação profissional, comece trabalhando em como você se sente profissionalmente. Confie nas suas ideias. Acredite em suas habilidades. Se você sabe que é confiável e altamente capaz, os outros também acharão mais fácil ver isso.

Você quer ser visto como uma pessoa de palavra. Portanto, nunca assuma um compromisso que não pretenda honrar. Seja honesto e sempre faça o seu melhor trabalho. Além disso, continue a fazer a coisa certa mesmo quando ninguém estiver por perto para ver você fazer isso. Essas são as ações que realmente nos definem. Quando você consegue demonstrar consistentemente que vive e trabalha com integridade inflexível, sua reputação profissional tende a subir.

O que preciso fazer?

Profissionais intelectualmente curiosos e ambiciosos nunca param de aprender novas habilidades. Nos dias de hoje, isso é crucial. O mundo está mudando tão rapidamente, graças aos avanços da tecnologia, que é preciso muito esforço para se manter atualizado. Portanto, se você realmente deseja melhorar sua reputação profissional, comprometa-se com um processo de aprendizado contínuo. Faça aulas online ou presenciais. Vá a conferências. Leia livros. E converse com outras pessoas sobre o que você aprendeu. Você estará mais engajado e mais informado, e estará demonstrando um compromisso real com seu campo que os outros certamente notarão.

Sua rede profissional deve continuar crescendo a cada ano que passa. Cultive novas conexões que você fizer ao longo do caminho e mantenha contatos antigos também. Você nunca sabe o que o futuro pode trazer. O networking pode parecer meio forçado, mas não precisa ser assim. Apenas seja genuíno, mas ainda profissional, e tente aproveitar o processo de conexão com os outros. Certifique-se de encontrar a diversão nisso. Você não está fazendo isso apenas para melhorar sua reputação. Esse é apenas um dos muitos benefícios de cultivar uma forte rede profissional.

gestão de imagem

Hoje em dia, cada um de nós tem uma imagem pública. Todos nós temos uma plataforma a partir da qual podemos nos afirmar e nos declarar ao mundo. Essa presença pública online é algo que precisa ser constantemente cuidado e cultivado intencionalmente. Portanto, fique atento ao que você está divulgando. Mantenha as coisas pessoais privadas. E nunca se esqueça de que qualquer pessoa pode e irá verificar você online. É um mundo digital e gerenciar o que aparece online sobre você é fundamental. A pesquisa mostra que, por trás de cada decisão importante, os clientes em potencial estão procurando informações on-line para aliviar sua ansiedade. O que eles encontrarão quando olharem para sua presença online? 

Outra maneira de melhorar a sua reputação é ir além para ajudar seus colegas. Seja oferecendo uma mão extra quando você sabe que eles estão sobrecarregados com a papelada ou simplesmente fazendo com que pareçam ótimos em uma reunião, ajudar seus colegas pode ser extremamente recompensador para sua moral e sua carreira. Também pode mostrar ao seu chefe que você está pronto para aproveitar mais oportunidades.

Destacar a credibilidade de suas fontes de informação, bem como de outras pessoas, aumenta sua integridade. Afinal, ninguém é bem-sucedido sem a ajuda de outras pessoas. É importante reconhecer aqueles que tiveram parte em seu desenvolvimento e conquistas. Profissionais respeitáveis ​​entendem que nunca perdem o crédito quando compartilham o sucesso de suas realizações com aqueles que os ajudaram ao longo do caminho.

Conclusão

Uma boa reputação profissional pode afetar ofertas de emprego, promoções e moral da equipe, bem como sua base de clientes, crescimento e lucros. Em um ambiente altamente competitivo, a reputação de uma pessoa ou empresa pode ajudar as pessoas a tomarem decisões. Por exemplo, um gerente de contratação com dois candidatos igualmente qualificados pode selecionar um que seja conhecido por ter uma boa ética de trabalho, ou um cliente que precisa de um novo forno pode escolher uma empresa com preços ligeiramente mais altos porque tem ótimas avaliações.

A reputação de uma pessoa ou empresa é um ativo poderoso se os outros a considerarem positiva. Ser respeitável pode distinguir um profissional do outro ou influenciar clientes e colegas. Construir uma boa reputação como indivíduo ou empresa exige tempo e esforço, e o sucesso de uma pessoa ou empresa pode depender disso. Neste artigo, exploramos por que uma boa reputação é importante nos negócios, os benefícios dela e como construir ou aumentar sua própria reputação.

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *