freelancer-de-mulher-asiatica-trabalhando-com-laptop-de-tecnologia_41418-3088

Trabalho remoto: como se organizar e continuar produzindo com qualidade

Bater ponto já era coisa do passado, agora, é praticamente coisa de outra vida.  O trabalho remoto já é realidade em muitas empresas e faz parte de um futuro cada vez mais presente. Não são somente as mulheres com suas multifunções que valorizam esse estilo de trabalho, mas qualquer um que preze por um melhor estilo de vida e continuar produzindo com qualidade.

A tecnologia torna tudo possível

Não é fácil se organizar, mas a tecnologia vem tornando o trabalho remoto cada vez mais acessível e é uma grande tendência nas empresas que querem valorizar seus colaboradores. É fácil se comunicar, vários estabelecimentos comerciais oferecem acesso grátis à internet. Já existem também, ótimas plataformas que podem ser usadas para fazer desde simples ligações até reuniões onde os participantes não se encontram necessariamente na mesma cidade ou país.

Colaborador satisfeito ajuda a empresa à crescer

Segundo uma pesquisa no Linkedin uma das tendências que está mudando o futuro do trabalho é a sua flexibilidade. Isso inclui tanto o horário de trabalho presencial quanto fazê-lo remotamente. A empresa que opta por ter essa flexibilidade ou a que incentiva o trabalho remoto, tem mais chances de reter seus talentos e melhorar a produtividade sem perder qualidade. Ou seja, bons profissionais poderão continuar atuando de onde estiverem, sem pegar trânsito, podendo passar mais tempo com a família, entre outras vantagens. Uma empresa com colaboradores felizes, apresenta melhores resultados.

Algumas profissões já estão se beneficiando

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Certamente, em algumas profissões, a presença do profissional é indispensável. Mas muitos já conseguem atuar de maneira remota para atender às necessidades de seus clientes. É o caso de psicólogos e coaches, por exemplo. Quando o paciente/cliente viaja, ou até mesmo, quando o próprio profissional precisa se ausentar, é possível fazer consultas via Skype ou outras plataformas.

Trabalho remoto no Brasil

O Brasil ainda engatinha em comparação à outros países quando se fala em trabalho remoto ou flexibilização de horário. Isso se deve muito à nossa legislação trabalhista. Com medo de complicações com a lei e cálculos de horas extra, no Brasil, as empresas evitavam esse sistema de trabalho. Mas em 2011, a lei 12.551 foi sancionada e alterou o artigo 6 da CLT. Desse jeito, os direitos dos colaboradores, que trabalham remotamente, se equipararam.

Algumas dicas para trabalhar remotamente e com qualidade

  • Disciplina é a palavra- chave, defina seu horário de trabalho e siga ele como regra. Não deixe para resolver no dia, sempre surgirá alguma coisa para atrapalhá-lo. Em breve, todos vão se acostumar e não será interrompido durante seu “expediente”.
  • Invista em um bom computador portátil e uma internet móvel. Afinal, nunca se sabe de onde precisará trabalhar.
  • Se estiver em casa, arrume um local apropriado para trabalhar, com mesa e cadeira confortáveis. Se conseguir manter a privacidade, como em um escritório ou quarto, melhor ainda.

O trabalho remoto se tornará mais normal do que imaginamos. Mas lembre-se que os direitos e deveres são os mesmos de quem está dentro da empresa todos os dias. Cabe, tanto profissional quanto às empresas, se adaptarem ao novo modo de produzir e conseguirem tirar o melhor proveito disso.

Já pensou em se tornar um profissional com flexibilidade de horário ou entender as vantagens que isso traz para sua empresa? Entre em contato conosco, vamos conversar!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *