Entender como equilibrar vida e carreira é uma das chaves para conseguir transformar sua qualidade de vida. Afinal, lidamos com um mundo cada vez mais exigente, e saber como controlar as novas e frequentes demandas profissionais é uma habilidade que precisa ser desenvolvida por todos nós.
Porém, como já deve ser do seu conhecimento, não basta somente focar no trabalho: o lazer e as responsabilidades pessoais também devem ser equilibradas de forma estratégica, para que possamos ser pessoas completas, saudáveis e funcionais.
É importante mencionar que o foco constante e completo na profissão pode gerar inúmeros malefícios para a saúde, como aumento do estresse, ansiedade, depressão e a famosa Síndrome de Burnout, desencadeada pelo excesso nas atividades profissionais.
Abaixo, falaremos mais sobre como você pode evitar que isso aconteça com algumas medidas práticas. Pronto para saber mais? Continue sua leitura até o final!
Aprenda a delegar tarefas de forma adequada
Um dos maiores erros que cometemos é ter a ilusão de que precisamos fazer tudo. Essa mentalidade, apesar de nobre, é uma das causadoras de estresse e da ansiedade no mundo empresarial.
É fundamental saber delegar tarefas e entender que as pessoas também são capazes de desenvolver um bom trabalho. Confie naqueles que estão a sua volta e sempre preze pela qualidade do trabalho final.
Essa medida faz com que sua agenda fique menos lotada e também ajuda a tornar os colaboradores cada vez mais capacitados ao longo do tempo. Portanto, comece o quanto antes essa nova abordagem na sua liderança.
Separe momentos de lazer na sua rotina
Para conseguir equilibrar vida e carreira, não existe saída: é preciso separar momentos de lazer durante a semana. Invista em hobbies, passeios e atividades recreativas para conseguir ter uma vida funcional.
Como dica extra, procure manter-se fisicamente ativo nesses momentos e não deixe de aproveitar essas horas com as pessoas que você gosta. A família e seus amigos agradecerão pelo esforço.
Note que essa medida também é importante para sua saúde mental e qualidade de vida — ter o que fazer fora da vida profissional é uma necessidade de todos nós e precisamos cultivá-la frequentemente.
Desconecte-se do trabalho de tempos em tempos
Por fim, não deixe de se desconectar do trabalho por completo. Para algumas pessoas, isso pode ser o final de semana, para outras, os dias de folga. Não importa quando, o importante é conseguir afastar-se do trabalho por algum tempo.
É extremamente comum as pessoas retornarem para o lar com todas as demandas e preocupações da jornada de trabalho. Esse problema tem aumentado com a conectividade constante e a cada vez mais dificultosa delimitação entre vida pessoal e profissional.
Por isso, separe suas folgas para você e sua família. Comece a criar o hábito de desconexão durante esses momentos e entenda que nem sempre sua presença constante é importante para os resultados da sua empresa. Pode parecer difícil no início, mas essas são medidas imprescindíveis para quem deseja equilibrar vida e carreira de forma saudável e eficaz.
Gostou do post? Siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram!