Você é um Smart ou um Off Road | Coluna Patrícia Dalpra no Acontecendo Aqui

Quem você é? O Smart ou o off road. Esta é uma pergunta importante que precisamos fazer quando falamos de talentos. Quando falamos de carreira. Muitas vezes, por falta de conhecimento, somos um Smart e nos comportamos como um Off Road. E quando isto acontece o resultado só pode ser um fracasso. Só poderemos fazer a diferença, trilharmos uma carreira de sucesso, quando conhecermos quais são as nossas forças. Precisamos entender quais são nossas forças e a partir deste conhecimento, investirmos ainda mais no desenvolvimento e fortalecimento destes talentos. 

Não é por acaso que o tema autoconhecimento vem apresentado como fundamental para todo e qualquer pessoa que pretende pensar e planejar sua carreira.

Muitas pessoas acreditam que se conhecem bem porque têm informações sobre si. Elas sabem suas cores favoritas, os alimentos que gostam, quantas horas de sono necessitam para descansar, o dia em que nasceram e outras informações. O fato é que esse conhecimento é superficial e não permite saber quais são nossos talentos.  

A falta de conhecimento sobre si gera impedimentos para conquistas maiores. Uma vez que você não sabe no que é bom, torna-se inapto para desenvolver os próprios potenciais e ser melhor naquilo que já faz bem. Você já imaginou como teria sido a carreira do jogador Pelé se ele descobrisse que não era bom no futebol? Dificilmente ele teria sido o melhor. 

É fundamental que você descubra aquilo que faz bem, ou seja, as suas aptidões e talentos. São eles que abrem as portas para feitos ainda maiores. Obviamente que o sucesso não vem por um mero acaso, pois demanda esforço e dedicação. O fato é que tudo se torna menos difícil quando você direciona as suas ações para o lugar correto. 

O potencial competitivo é essencial para que você cresça e se destaque em qualquer aspecto da vida, pessoal ou profissionalmente. Somente um mergulho no autoconhecimento possibilitará o estudo do DNA, ou seja, de cada uma das suas características e potencialidades. 

Desse modo, será possível se descobrir e revelar talentos — alguns que você desconhecia ou nem enxergava como potencial. 

Descobrir o potencial pessoal e competitivo é algo fundamental para o sucesso. Cada pessoa tem uma personalidade própria, com características que a definem como um ser único. Saber quais são as suas particularidades  que influenciam  diretamente no modo como a sua carreira é vista, pois se trata dos seus potenciais. 

Confira o artigo completo aqui e veja outros artigos da coluna da Patricia Dalpra para o site Acontecendo Aqui.

pop up pd autoconhecimento na gestão de carreiras

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *