O calendário editorial nada mais é do que um cronograma dos conteúdos que serão usados na estratégia de marketing. Eles podem ser feitos em vídeos, imagens, podcasts e postagens de texto em blogs e nas redes sociais.
A principal função do calendário editorial é dividir, planejar e indicar as melhores datas, horários e momentos para que as comunicações de marketing digital sejam divulgadas. Além disso, faz com que não haja repetições de conteúdo e, ainda, reduz atrasos de programação.
Sabendo a importância desse assunto, preparamos este post com as principais dicas para montar um bom calendário editorial para uma estratégia de conteúdo, garantir a organização desse processo e, ainda, dar um up na sua carreira profissional de uma vez por todas. Continue a leitura e confira!
Defina uma ferramenta
Ao decidir criar um calendário editorial, é preciso escolher qual é a melhor ferramenta para isso. A principal vantagem das planilhas é que elas podem ser salvas na nuvem, possibilitando o acesso por meio de uma diversidade de aparelhos pelo usuário.
Isso facilita aspectos de edição e compartilhamento com possíveis membros da equipe, dando muito mais agilidade e rapidez ao trabalho. Atualmente, as mais utilizadas são o Google Planilhas, o Excel e o Libre Office.
Faça o planejamento da estratégia
O planejamento da estratégia de marketing de conteúdo a ser adotada também é muito importante para a organização e sucesso do projeto. Para tanto, é fundamental definir a frequência dos posts, calculando quanto tempo será necessário para a produção de um conteúdo de qualidade e escolhendo previamente quem vai fazer e, posteriormente, revisar.
O formato e o tema da postagem também são pontos fundamentais da estratégia. Afinal, esses fatores precisam ser totalmente pensados e voltados para o público-alvo, sempre considerando a qualidade e a variedade no conteúdo final.
Escolha a frequência de publicação
Após definir a ferramenta ideal, e antes de iniciar a produção de conteúdos, procure escolher a periodicidade de publicação para o seu blog. Isso influenciará toda a sua estratégia, incluindo a quantidade e qualidade do que for produzido.
Publicar frequentemente pode ser muito bom para manter seu blog sempre atualizado com conteúdos interessantes e engajar o seu público. Mesmo assim, é importante levar essa frequência com muito cuidado e de acordo com o que você realmente consegue cumprir.
Afinal, não adianta publicar todos os dias em uma semana e, na semana seguinte, não fazer nenhum post, não é verdade? É preciso ser consistente e manter a qualidade de tudo o que for postado, independentemente da quantidade de publicações.
Saiba como divulgar
Além do planejamento da estratégia, você também poderá utilizar o calendário editorial para definir a forma de divulgação dos posts. Confira os principais passos para isso:
- escolha em quais redes sociais os conteúdos serão publicados e crie chamadas para cada uma delas;
- assim como a frequência de postagem, é importante estabelecer os momentos certos da divulgação nas redes sociais;
- além das redes sociais, o e-mail marketing também é uma ótima forma de promover seus conteúdos e manter o público totalmente engajado. Para isso, defina os dias e horários de divulgação e inclua no seu calendário.
Por fim, após criar e implementar o seu calendário editorial, é preciso analisar todos os resultados obtidos. Afinal, é bem comum que as primeiras versões tenham algumas falhas e contratempos que possam atrapalhar o prazo de algumas produções. Por isso, é fundamental verificar o que deu errado e fazer as alterações necessárias no ciclo seguinte. Assim, a divulgação da sua carreira profissional pelas redes sociais terá tudo para decolar!
E aí, gostou de saber como montar um bom calendário editorial? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de expressar sua opinião sobre o assunto? Então, deixe o seu comentário abaixo!