Dentro do mundo dos negócios é comum ouvir sobre a importância do plano de carreira e quais são as habilidades que o mercado espera dos profissionais. Mas, esse pensamento pode e deve ser levado em consideração em qualquer profissão ou segmento — isso também vale para o mundo dos esportes.
No texto a seguir, explicaremos porque a gestão de carreira de atletas é tão necessária quanto a de um profissional corporativo. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura e confira!
O que é gestão de carreira de atletas
Assim como acontece em qualquer profissão, a gestão de carreiras ajuda os profissionais em 3 pilares principais: profissional, pessoal/familiar e financeiro. Com a soma dessas três esferas e a definição de uma estratégia, o atleta consegue entender de forma clara onde se quer chegar e quais são as ferramentas necessárias para atingir o que ele idealiza.
Transferindo essa ideia para o ambiente esportivo, a gestão de carreira de atletas pode ser usada para desenhar uma possível trajetória profissional. Desde o início até o pós-carreira podem passar por esse planejamento, que é baseado nos objetivos de cada esportista e nas especificações de cada esporte.
Progressão da carreira esportiva
Partindo das metas que o próprio atleta define para a sua carreira, e com a ajuda de um profissional que possa orientar o esportista, fica mais fácil centralizar os esforços e a tomada de decisões profissionais a curto, médio e longo prazo.
Como exemplo, podemos pensar em um jogador de futebol que está começando a sua carreira em um clube pequeno e que quer vestir a camisa de grandes times brasileiros.
Nesse caso, uma gestão de carreira para esse atleta o ajudará a transformar o seu nome em uma marca própria, trabalhando a sua divulgação e posicionamento em busca de mais exposição profissional.
A imagem do atleta
Como explicado acima, boa parte do trabalho de gestão de carreira de atletas está diretamente ligada com a sua imagem e reputação. O nome de um esportista funciona de forma similar ao de uma marca, já que precisa ser trabalhado, divulgado e reconhecido para chamar a atenção do público.
Por isso, um plano de carreira também inclui um direcionamento de como se posicionar nas redes sociais, em entrevistas e dicas de comportamento para que a audiência sempre olhe para o atleta de forma positiva.
Mesmo sua imagem não afetando o desempenho profissional, ter uma má reputação pode impedir que o esportista ganhe patrocínios ou feche grandes contratos.
Com os esforços guiados para o que foi definido na gestão de carreira de atletas, as personalidades do mundo esportivo podem atingir seus objetivos de forma mais fácil e sem se perder pelo caminho.
Claro que cada jogador terá um plano de carreira diferente, pois eles são criados de forma única e personalizada, seguindo objetivos, perfis e características próprias.
Para garantir que a sua gestão de carreira esteja em boas mãos, conte com a ajuda de profissionais da área capacitados e com experiência no ramo. Se interessou e quer saber mais sobre esse assunto? Então, se inscreva em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão.