Como alcançar suas metas com o autodesenvolvimento pessoal?

Como já defendiam A. Maslow e C. Rogers, dois nomes precursores da psicologia humanista moderna: todo ser humano saudável carrega em si um impulso ao autodesenvolvimento pessoal. 

Para eles, essa ideia se reflete em uma necessidade de autorrealização que todos nós temos ao definirmos nossos objetivos de vida e assim, nos vemos dispostos a nos desenvolvermos pessoalmente, a fim de conquistá-los. 

Porém, na prática, isso não significa que todos têm essas mesmas qualidades em níveis iguais de autodesenvolvimento pessoal. Evidentemente que, ainda que todos tenhamos essa característica natural, nem sempre conseguimos trabalhá-la como queremos e, consequentemente, muitos de nossas conquistam não passam de apenas sonhos. 

Neste post, separamos algumas dicas essenciais e alguns fatores que devem ser trabalhados para finalmente se conquistar o autodesenvolvimento pessoal. Vamos conferir? 

Descubra qual a sua motivação 

Esse é o primeiro passo para um autodesenvolvimento pessoal é definir o que lhe motiva realmente, que seja capaz suficiente para promover uma mudança em você. Acredite: não há limitações para isso, desde que os objetivos dependam unicamente de seu desempenho, perseverança e trabalho. 

Ou seja, não estamos de sorte ou desejos inatingíveis! A partir do momento que estipulamos um objetivo real, automaticamente fica mais viável de se criar metas para isso e, dessa forma, planejar os melhores caminhos até a conquista final. 

Como fica, elabore um plano real, coloque as ideias no papel, organize-se, busque informações e referências sobre o objetivo e planeje cada etapa dessa trajetória. 

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Faça uma análise de si mesmo 

Um dos pontos cruciais para o autodesenvolvimento pessoal é a capacidade de autoanálise. Será que você próprio não está sendo o principal responsável pelas barreiras no seu caminho e evolução como pessoa ou profissional? Será realmente que você se encontra em ambiente muito desfavorável e injusto, que não lhe permite crescer? Ou ainda, será que as demais pessoas saem à frente, porque tiveram mais oportunidades e vantagens competitivas

Todas essas questões só podem ser respondidas por si mesmo e, indiscutivelmente, muitas vezes, nós mesmo que dificultamos o autodesenvolvimento pessoal por conta de uma incapacidade de reconhecermos nossas culpas, barreiras e defeitos. 

Busque feedbacks 

Permitir-se ouvir é outra dádiva de pessoas que buscam o autodesenvolvimento. Afinal, por mais confiantes que sejamos sobre um objetivo, é fundamental conhecer — e aproveitar — outras visões e opiniões, especialmente daqueles que estão do “lado de fora” de suas metas. 

Isso possibilita agregar novas ideias ao seu objetivo principal, ajustar seus planos, assumir seus erros e buscar melhorar o seu desempenho com incentivos, suportes e até críticas de outras pessoas. 

Revise os seus objetivos 

Nem sempre os planos podem sair exatamente como planejamos e, certamente, haverá fatores que não dependem só de nós. Por isso, esteja pronto a revisar sempre suas metas e mudá-las, caso necessário. O autodesenvolvimento pessoal depende dessa aceitação e flexibilidade de inovação constante. Ao contrário disso, você poderá “empacar” com uma ideia fixa e jamais chegar ao seu objetivo final, justamente por não aceitar outros meios e formas de conquistá-lo. 

Enfim, essas são algumas dicas de como buscar efetivamente um autodesenvolvimento pessoal e profissional, permitindo-se realizar suas conquistas e sonhos de forma real e viável. Para que tudo isso se torne uma realidade, comece hoje a praticar essas ideias, planeje-se com calma, busque orientações profissionais e, principalmente, não desista nunca. 

Gostou? Então, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais e espalhe essa importante mensagem com amigos e profissionais conhecidos. 

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *