Como descobrir meu talento? Aqui tem 3 passos para te guiar

Independentemente da nossa profissão e até mesmo das nossas convicções pessoais, o passar do tempo costuma ressaltar a importância de investirmos em um processo de autoconhecimento e de transformação, o que se reflete até na vida profissional. Mas você já se perguntou: como descobrir meu talento?

O fato é que, ao determinarmos competências ou habilidades que temos como um diferencial em relação aos outros, temos maiores chances de sucesso e podemos imprimir uma espécie de marca pessoal em tudo o que fazemos. Quer descobrir como fazer isso? Aqui tem 3 passos para te guiar. Confira!

1. Reconheça suas paixões e valores

O primeiro passo para descobrir seu talento consiste em avaliar e reconhecer quais são suas paixões e valores. Por mais óbvio que isso possa parecer, o fato é que, por conta das exigências sociais e da rotina estressante que somos submetidos com o passar dos anos, não é raro que percamos essas memórias e definições tão valiosas.

Existem muitas maneiras de fazer isso e, sem sombra de dúvidas, observar o passado é um dos melhores caminhos. Pense naquilo que te encantava quando criança ou adolescente. Busque as atividades que produzem equilíbrio e reforçam sua inteligência emocional. Via de regra, aquilo que você ama é o que desenvolve a sua personalidade como adulto.

2. Liste seus pontos fortes e fracos

O passo seguinte para descobrir seu talento pode ser a elaboração de uma lista com os seus pontos fortes e pontos fracos. Logicamente, essas características não devem ser determinantes em um nível que faça com que você simplesmente desista de uma carreira ou área, mas servem para direcionar suas escolhas e promover seu autoconhecimento.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Não se exima de seguir à moda antiga e colocar tudo no papel. Para os mais modernos, um smartphone ou notebook podem cumprir essa função. Pense nos seus diferenciais, naquilo que as pessoas elogiam em você, nas críticas que recebeu, nos feedbacks de antigos gestores e assim por diante, até não se lembrar de mais nada.

3. Conheça seu propósito de vida

A fase final consiste em conhecer seu propósito de vida. Para conseguir fazer isso, as duas etapas anteriores são imprescindíveis, pois essa é uma definição que depende, também, das suas paixões e valores, bem como dos seus pontos fortes e fracos. Por isso, não hesite em revisar ou refazer os passos anteriores, caso seja necessário.

Se o que lhe traz felicidade é se relacionar com outras pessoas e interagir com o público, pouco adianta estar em uma profissão na qual você lide exclusivamente com máquinas ou não tenha contato com mais gente. Esse é apenas um exemplo: foque naquilo que fará com que você se sinta especial e traga uma finalidade prazerosa para sua existência!

Agora a pergunta “como descobrir meu talento” não faz mais sentido para você! Siga esses passos e entenda, de uma ver por todas, qual é o diferencial que você pode oferecer para o mundo!

Gostou de aprender como descobrir seu talento? Então não deixe de seguir nossas páginas no Facebook, Twitter e LinkedIn!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *