O empoderamento feminino é um tema bastante recorrente nos dias de hoje, e a ascensão do outrora chamado “sexo frágil” ao poder já é uma realidade na grande maioria dos países e empresas. Por isso mesmo, conhecer algumas mulheres líderes em suas áreas de atuação pode ser extremamente interessante e muito inspirador!
Temos exemplos em praticamente todos os segmentos e, mesmo com histórias de vida e pretensões bastante diferentes, elas têm algo em comum: atingiram o sucesso em uma sociedade predominantemente patriarcal! Confira o conteúdo a seguir e descubra como isso aconteceu!
1. Cláudia Sender
Você pode ainda não ter ouvido falar sobre Cláudia Sender, mas ela vem deixando a sua marca pessoal na economia brasileira e é, definitivamente, uma das grandes mulheres líderes em suas áreas de atuação! Formada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ela é vice-presidente comercial da enorme empresa de aviação TAM.
Estando à frente da companhia, ela tornou-se uma executiva renomada e entrou na lista da Forbes como uma das dez mulheres mais poderosas do país. Cláudia atribui o seu sucesso ao seu histórico de bons resultados em outras empresas, como a Bain & Company, além de seu constante aprimoramento, como um mestrado em Harvard.
2. Luiza Trajano
Caso você ainda não conheça Luiza Trajano, não tenha dúvidas de que, pelo menos, você já ouviu falar sobre o seu grande empreendimento: o Magazine Luiza. A sua trajetória de sucesso é marcada por ter transformado essa pequena rede de lojas em uma das maiores marcas do mercado brasileiro.
São mais de 25 anos à frente do negócio, o que coloca Luiza como um expoente de empreendedorismo, mesmo tendo transpassado períodos de crise e de instabilidade econômica no país. Seus pontos fortes são a inovação e o investimento em uma relação mais próxima não apenas com clientes, mas também com colaboradores.
3. Sheryl Sandberg
Todos sabem que o Facebook se tornou uma das maiores empresas do planeta, mas vale a pena aprender um pouco mais sobre Sheryl Sandberg. No ano de 2008, ela se tornou nada menos do que a chefe operacional de todo o site e a primeira mulher a ocupar uma posição de alto escalão dentro da companhia.
Por essa razão, Sheryl foi considerada uma das mulheres mais influentes do planeta pela Forbes. A sua trajetória de sucesso profissional inclui ter trabalhado no Departamento do Tesouro Norte-americano e como vice-presidente de vendas globais e operações on-line do Google.
4. Rachel Maia
A grande maioria das mulheres reconhece a Pandora como uma marca expoente no ramo de joalherias do Brasil. No entanto, o que muitas talvez não saibam, é que muito disso se deve à atuação certeira de Rachel Maia, que é CEO da Pandora no Brasil desde 2009.
A sua trajetória inclui ter investido em aprender inglês e administração no Canadá, além de um intercâmbio profissional nos Estados Unidos, quando ela trabalhava como gerente financeira do grupo farmacêutico Novartis.
Essas são algumas mulheres líderes em suas áreas de atuação! Ao mirar em bons exemplos, você pode avaliar a sua situação profissional atual e repaginar suas ações, apostando em uma transição de carreira ou em novos aperfeiçoamentos para conquistar cargos de alto padrão ou uma imagem melhor no mercado.
Gostou de conhecer essas mulheres tão inspiradoras? Então, confira também nosso infográfico sobre a liderança feminina no mercado de trabalho!