Qual a diferença entre networking e marketing pessoal?

Na hora de fazer uma boa gestão de imagem, existem alguns conceitos que são diferentes, mas podem causar confusão. Networking e marketing pessoal são alguns desses termos, eles precisam ser bem compreendidos para que sua estratégia seja melhor desenvolvida.

Além disso, como você saberá a maneira certa de gerenciar seu networking e seu marketing pessoal se não sabe exatamente a diferença entre eles? Para que entenda melhor sobre ambos os conceitos e consiga implementá-los de forma eficiente, fizemos este artigo. Boa leitura!

Entendendo as diferenças entre networking e marketing pessoal

Saiba de uma vez por todas ambos os conceitos e qual o melhor momento de aplicá-los em sua vida.

O que é networking?

O networking pode ser traduzido como uma rede de trabalho, porém ele é muito mais do que isso. A ideia é reunir em um só lugar pessoas que têm interesses e habilidades em comum, que estão em busca não apenas de crescer, mas sim de ensinar, encaminhando o grupo para o crescimento de todos.

Um bom exemplo de networking é o LinkedIn, que reúne diferentes contatos e os agrupa por empresas, habilidades e interesses em comum. Além disso, lá é uma rede própria para a troca de informações e estratégias, focando no crescimento e bem-estar de todos como um grupo.

Porém, você também está fazendo networking quando:

  • colabora com um colega novato no trabalho;
  • expõe suas habilidades e as coloca à disposição do projeto;
  • compartilha suas experiências com os outros, visando melhorarias nos processos.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal trata de mostrar e evidenciar sua essência para os demais, tornando algumas características suas a marca registrada de você e do seu trabalho. Se pudéssemos resumir, o marketing pessoal é o que as pessoas pensam ou lembram ao ouvir o seu nome no ambiente laboral.

Uma mesma pessoa pode participar de um networking onde ela é muito colaborativa com os outros, engajando-se em projetos e desenvolvendo-se pessoalmente. Contudo, seu marketing pessoal pode ser muito negativo, caso esse mesmo colaborador não costume cumprimentar nos corredores da empresa ou faça fofoca sobre colegas.

Conciliando ambos os conceitos na gestão de imagem

Se o networking foca mais no prático e nos processos, assim como o marketing pessoal no que é subentendido pelos outros e em nossa relação com o próximo, como é possível conciliá-los? Não há uma resposta simples para isso, pois é preciso desenvolver as duas estratégias para melhorar sua imagem pessoal.

Lembre-se de que o networking ajudará no seu desenvolvimento e crescimento profissional, mas que você não está sozinho nessa e seu marketing pessoal é importante para que essas pessoas sejam seus aliados e não competidores.

Como pudemos ver, networking e marketing pessoal estão ligados com nossa imagem pessoal. Afinal, a maneira que os outros nos veem é influenciada pela forma como nos portamos em nossos círculos sociais dentro e fora do trabalho. Por isso, fazer uma boa gestão da nossa postura e comportamento é importante.

O que acha de aprender mais sobre imagem pessoal? Confira nosso post sobre o assunto, nele explicamos 5 dicas práticas para mudanças de comportamento!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.